Uma boa notícia e uma má em relação ao financiamento às empresas do setor de turismo. O sistema bancário italiano recuperou a confiança no setor, e a disponibilização de crédito aumentou, embora o risco de falência permaneça elevado.
Essa é a conclusão de um estudo do Observatório de Empresas da CRIF, que se concentrou especificamente na indústria do turismo. Entre abril de 2025 e março de 2026, o volume de financiamentos concedidos a empresas do setor cresceu cerca de 7% em comparação com o ano anterior.
O aumento da confiança bancária é impulsionado principalmente pelo forte desempenho do setor e pelas perspectivas de crescimento. No entanto, a incerteza internacional pesa sobre a situação, e o estudo revela que as empresas do setor continuam a apresentar um perfil de risco muito elevado.
A questão das falências:
No final de 2025, a taxa de default estava em 4,5% — praticamente inalterada em relação aos 4,6% registados um ano antes, mas ainda assim significativamente acima da média nacional de 3,3%.
Além disso, segundo o centro de estudos e análise estatística do crédito, não se espera uma melhora na situação.
"Apesar das tendências favoráveis observadas nos primeiros meses de 2026, persistem desafios estruturais no setor, num cenário de elevada incerteza internacional e tensões geopolíticas crescentes", comentou Luca D'Amico, CEO da CRIF Ratings. "Para o futuro, as previsões indicam um novo aumento nas taxas de default do setor de turismo até o final do ano, embora o aumento esperado seja mais modesto do que o projetado para as empresas italianas como um todo."