SUÉCIA
Perfil do mercado
População e caracterização socioeconómica
Em 2023, a Suécia tinham 10,58 milhões de habitantes (2,3% em relação à população da União Europeia) e estimava-se que, em 2028, a população baixasse para 10,52 milhões.
A Suécia foi a 24.ª maior economia a nível mundial de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic. Ano 2023:
Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro
Em 2019, a Suécia foi o 20.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, com 18,0 milhões de viagens (var.19/18: -4,5%), 1,2% da quota mundial. Em 2020, registou-se uma quebra de 76,5% em resultado da pandemia, e inverte-se esta tendência no ano seguinte, com um acréscimo de 36,5%, consolidado em 2022 onde se registou um crescimento expressivo (+164,8%) face ao ano anterior.
Em 2023, as saídas de turistas suecos para o estrangeiro registaram um aumento ligeiro (+3,0%) correspondendo a 15,7 milhões de viagens, mas ainda assim apresentam um nível inferior ao registado em 2019 antes da pandemia (-12,7%).
TOP10 destinos dos turistas suecos | 2023: Dinamarca (quota: 13,5%), Espanha (8,1%), Alemanha (5,2%), França (4,6%), Reino Unido (4,6%), Noruega (3,8%), Itália (29%), Turquia (2,3%), Grécia (2,3%) e EUA (1,8%). Ainda segundo dados da Globaldata, Portugal ocupa o 16.º lugar (quota: 1,0%).
Em 2023, a Suécia foi o 19.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, concentrando uma quota de 1,8% do total da procura turística mundial. Cerca de 87,8% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu; 64,3% das viagens ao exterior foram por via aérea, 30,1% reportaram a viagens terrestres e 5,6% por via marítima.
A estada média no estrangeiro foi de 7,2 dias. Destaque para os turistas suecos que viajam em casais (36,8%) e em família (28,4%), e para as faixas etárias dos 35 aos 49 anos (quota: 30,7%) e dos 50 aos 64 anos (30,6%).
A motivação Lazer nesse ano concentrou 73,1% do total das viagens dos residentes suecos ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives). Os negócios concentram uma quota de 19,1%.
Em 2023, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas com origem na Suécia registaram um decréscimo ligeiro (1,2%) face ao ano anterior e registam um nível inferior ao observado em 2019 (-3,5%), em contraste com o crescimento significativo na ordem de 153,4%, ocorrido em 2022.
Em termos de gastos turísticos no estrangeiro, a Suécia ocupou a 27.º posição mundial, com uma quota de 0,9%. Os gastos no exterior com o Transporte registaram a quota de mercado mais elevada (24,7%, seguido dos gastos com o Alojamento (23,8%).
Dimensão do mercado em Portugal
Em 2023, a Suécia posicionou-se como o 16.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 1,1%) e ocupou o 21.º lugar para o indicador hóspedes (0,9%).
Nesse ano, Portugal recebeu 158,7 mil hóspedes da Suécia (var.23/22: +6,7%) e registou 585,8 mil dormidas (+3,5%). Observou-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas na ordem dos 6,4% face a 2022, que se situaram em 223 milhões de euros, posicionando-se no 17.º lugar concentrando uma quota de 0,9%.
Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal
Comparando 2023 com 2019, antes da pandemia, os valores ainda estão aquém nos indicadores hóspedes (+13,6%), dormidas (-19,7%) e receitas turísticas (-0,4%).
No indicador dormidas, o Algarve é o principal destino nacional dos turistas provenientes da Suécia que visitam Portugal (37,0%), seguido de Grande Lisboa (26,8%), Madeira (19,4%) e do Norte (7,5%).
Este foi o panorama observado no final do ano de 2023:
Perspetivas
As projeções mais recentes do FMI indicam que a economia sueca deve entrar em recessão em 2023 em resultado da conjuntura internacional - guerra Ucrânia e no Médio Oriente, altas taxas juro do banco central e do aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios -, com uma quebra prevista do PIB de 0,2%. Para 2024, está previsto um crescimento ligeiro de 0,2% e para 2025 deve registar-se um aumento de 2,2%.
Entre 2024 e 2028, estima-se que as partidas internacionais dos turistas suecos para o estrangeiro cresçam a um CAGR de 5,2%, alcançando 23,4 milhões de partidas em 2028 (projeções da GlobalData).
Os gastos dos turistas suecos no exterior deverão aumentar a um CRGR de 9,5% reportado ao período de 2024 a 2028 (previsões da GlobalData).
Segundo estimativas das OAG Scheludes Analyser, reportadas à temporada de verão de 2024 face á de 2023 para o mercado da Suécia, estas revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos programados disponíveis: Espanha: 900 mil lugares (+6,2%), Turquia: 395 mil (-3,1%), Itália: 380 mil (+17,5%), Grécia: 300 mil (-15,3%), Croácia: 180 mil (-0,8%) e Portugal: 85 mil (+17,5%).
De acordo com as pesquisas de alojamento da Google Destination Insights, referentes a março de 2024, em termos do número de pesquisas, Espanha concentra uma quota de 16,8%, Itália (5,1%), Turquia (5,1%), França (5,0%), Grécia (4,6%) e Portugal (1,4%).
Os dados da Forwardkeys indicam que, no período de 29 de maio de 2023 a 20 de maio de 2024, Portugal posicionou-se como 16.º destino de turistas de outbound do mercado sueco (Taxa de crescimento +5,8%; quota de 1,7%; 89,8 mil turistas). Lisboa posiciona-se na 37.ª posição em termos de cidades.
2024 a 2028 - estimativas
Notícias de mercado
Tendência crescente em planear as férias de verão à última da hora
Cerca de quatro em cada dez suecos planeiam as suas férias de verão com um mês ou menos de antecedência, revela o relatório da Klarna sobre as viagens no corrente ano. Ceca de 95% dos suecos inquiridos tencionam viajar este verão, mas dois em cada três afirmam que o aumento do custo de vida afetou de alguma forma os seus planos de viagem, pelo que se adotam diferentes estratégias e orçamentos para permitir o gozo de férias. Assim, a procura de alternativas mais baratas em termos de alojamento (29,4%) e de transportes (23,3%) é a mais comum, mas 23,3% dizem também que estão a cortar nas viagens. Um pouco mais de um quinto, 21,2%, planeia esperar por ofertas de última hora e ofertas de viagens de pacote. De acordo com o inquérito, cerca de quatro em cada dez suecos planeiam as suas férias com um mês ou menos de antecedência
Aumento substancial tarifas viagens para o estrangeiro
Voar para o estrangeiro tornou-se quase 12% mais caro do que no período homólogo do ano passado e 43% mais caro do que há dois anos, de acordo com as recentes estatísticas do Instituto Nacional de Estatística da Suécia, SCB. Mas, numa perspetiva de longo prazo, as tarifas aéreas internacionais aumentaram menos do que o Índice de Preços no Consumidor (IPC). Uma comparação dos preços médios no primeiro trimestre do ano (janeiro-março) mostra que os preços dos voos internacionais aumentaram mais do que a evolução dos preços médios do consumo privado, que é o que o SCB mede no IPC.
Mais pessoas viajam para o estrangeiro, apesar da recessão
Embora a Covid-19 já não esteja classificada como uma pandemia de acordo com a OMS, os suecos enfrentam agora outros dilemas que impedem que as viagens regressem aos níveis anteriores à pandemia. No entanto, as viagens ao estrangeiro continuam a aumentar. As viagens ao estrangeiro continuam a aumentar, embora ainda não tenham voltado aos níveis anteriores à pandemia. No ano passado, viajou-se mais para o estrangeiro do que no ano anterior, de acordo com o último barómetro de viagens. No entanto, assiste-se a dificuldades no que se refere às viagens de comboio para o estrangeiro, a principal razão é o facto de continuar a ser bastante complicado reservar comboios para quem quer viajar para fora das fronteiras da Suécia.