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Última atualização: maio 2025

SUÉCIA

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

Em 2024, a Suécia tinha 10,58 milhões de habitantes (2,3% em relação à população da União Europeia) e estima-se que, em 2029, a população baixe para 10,18 milhões. 

A Suécia foi a 24.ª maior economia a nível mundial de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic. Ano 2024:

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

Em 2024, a Suécia foi o 19.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, concentrando uma quota de 1,2% do total da procura turística mundial. Cerca de 87,9% dos fluxos outbound estão concentrados no continente europeu. 

Nesse ano, as saídas de turistas suecos para o estrangeiro registaram um aumento ligeiro (+3,0%) correspondendo a 18,9 milhões de viagens, e apresentam um nível superior ao registado em 2019 antes da pandemia (+5,1%).

Por sua vez, 64,7% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas suecos foram por via aérea, 29,7% reportaram a viagens terrestres e 4,2% por via marítima, em 2024.

TOP 10 dos destinos dos turistas suecos quando viajam para o estrangeiro: Espanha quota (11,9%), Dinamarca (8,7%), Alemanha (5,5%), Reino Unido (4,5%), França (4,1%), Noruega (3,3%), Itália (2,9%), EUA (2,5%), Turquia (2,5%) e Grécia (2,4%), de acordo com os dados da Globaldata. Portugal ocupa o 16.º lugar e concentra uma quota de 1,0%.

A permanência média global no estrangeiro foi de 7,2 dias. Destaque para os turistas suecos que viajam em casais e em família que concentram uma quota de 36,8% e de 28,3%, respetivamente, do total das viagens para o estrangeiro.

Nesse ano, a faixa etária dos 35 aos 49 anos é a mais representativa (quota 30,8%), seguida da faixa 50-64 anos (30,6%).
A motivação Lazer nesse ano concentrou 73,7% do total das viagens dos residentes suecos ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives). Os negócios concentram uma quota de 18,5%.

Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes suecos ao estrangeiro, distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 32,7%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 32,4% e a época média com 34,8%.

Portugal posiciona-se no 13.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado sueco, (Taxa de crescimento +3,5%; quota de 2,1%; 89 562 turistas), no período de 20 de maio de 2024 a 18 de maio de 2025.

Lisboa posiciona-se no 26.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento +4,5%; quota de 0,9%; 40 075 turistas), Faro no 46º lugar (Taxa de crescimento -10,7%; quota 0,6%; 24 926 turistas); Porto no 57.º lugar (Taxa de crescimento +22,4%; quota de 0,4%; 17 759 turistas) Funchal no 125.º lugar (Taxa de crescimento +17,0%; quota de 0,1%; 6 062 turistas, e Ponta Delgada no 321.º lugar (Taxa de crescimento +16,5%; quota de 0,03%; 664 turistas).

Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas suecos para Portugal foram: Tap Air Portugal (quota 27,9%), Sas (21,1%), Ryanair (10,7%), Norwegian Air International (10,6%), Klm Royal Dutch Airlines (8,3%), Lufthansa (7,7%), Brussels Airlines (3,7%), Swiss (1,9%), Transavia (1,8%), Air France (1,5%) e outras (4,9%).

A principal cidade sueca de origem do voo para Portugal foi Stockholm (quota de 77,3%), seguido de Gothenburg (19,4%) e outros (3,3%).
Quota na motivação de viagem de Lazer do turista sueco em Portugal (83,4%) e em Negócios (16,6%).

O Turista sueco registou uma permanência média de 11,8 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (11,2%), 4-7 noites (51,9%), 2 semanas (19,4%), 3 semanas (6,0%) e mais de 4 semanas (11,5%).
Dimensão do grupo de turistas suecos em Portugal :5,6 visitantes em média | 1 pessoa (21,3%); 2 pessoas (32,3%); 3-5 pessoas (27,0%); 6-9 pessoas (5,4%) e +10 pessoas (14,0%).

Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista sueco na sua viagem para Portugal (74 dias) | <15 dias (18,8%); 15-30 dias (17,7%); 31-60 dias (21,0%); 61-90 dias (15,9%) e +91 dias (26,6%)
Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (62,5%).
Indireto (37,5%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (9,1%); Retail TA (61,5%), Online TA (29,4%).

Nesse ano, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas com origem na Suécia registaram um acréscimo (25,7%) face ao ano anterior e registam um nível superior ao observado em 2019 (+21,3%).

Em termos de gastos turísticos no estrangeiro, a Suécia ocupou a 27.º posição mundial, com uma quota de 0,9%. Os gastos no exterior com o Transporte registaram a quota de mercado mais elevada (24,5%, seguido dos gastos com o Alojamento (23,9%).

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2024, a Suécia posicionou-se como o 15.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 1,1%) e ocupou o 19.º lugar para o indicador hóspedes (0,9%).

No indicador das receitas turísticas, em 2024, o mercado sueco ocupou o 17.º lugar concentrado uma quota de 0,9%.

Este foi o panorama observado no final do ano de 2024:

Perspetivas

Os dados mais recentes do FMI indicaram que a economia sueca entrou em recessão em 2023 em resultado da conjuntura internacional (guerra Ucrânia e no Médio Oriente, altas taxas juro do banco central e do aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios), com uma quebra prevista do PIB de 0,2%, em contraste com os anos de 2024 e 2025, onde as previsões apontam para um crescimento de 0,9% e 2,4%, respetivamente.

De 2025 a 2028, as partidas internacionais dos turistas suecos para o estrangeiro devem crescer a um CAGR de 2,1% para chegar a um total de 20,7 milhões de partidas em 2028 (projeções da GlobalData).

Os gastos dos turistas suecos no exterior deverão aumentar a um CRGR de 6,2% reportado ao período de 2025 a 2028 (previsões da GlobalData).

De acordo com as estimativas da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de verão de 2025 face á de 2024 para o mercado da Suécia, estas revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos programados disponíveis:

Espanha: 870 mil lugares (-3,4%), Turquia: 400 mil lugares (+2,8%), Grécia: 340 mil lugares (+6,1%), Itália: 330 mil lugares (-3,2%), Croácia: 200 mil lugares +4,3%) e Portugal: 90 mil lugares (+3,5%).

De acordo com as pesquisas de alojamento da Google Destination Insights reportadas ao mês de março de 2025 em termos do número de pesquisas, Espanha concentra uma quota de 10,7%, Itália (8,5%), França (5,5%), Grécia (4,0%), Croácia (2,8%), Portugal (2,7%) e Turquia (2,5%).

Notícias de mercado

Os suecos não deixam de voar, o aeroporto de Bromma registou um aumento de 25% e o aeroporto de Arlanda está quase de volta aos níveis pré-pandémicos

Com 21 novas rotas de verão e 3 milhões de viajantes, a tendência dos voos é claramente ascendente, tendo as viagens aéreas recuperarão o seu lugar no quotidiano dos suecos e, de repente, Bromma regista agora um aumento de 25% e com novos destinos. O programa de verão deste ano já começou e um total de 21 novas rotas estão a ser abertas. Em Arlanda, são lançadas 15 novas rotas, sete das quais para novos destinos: a Ryanair inicia o serviço para Sarajevo, Zakynthos, Marselha, Cagliari e Trieste; a Norwegian voa para Bucareste, Porto, Lyon e Bilbau; a SAS voa para Beirute, Reiquiavique e Bodö; a Eurowings também serve Beirute. Apesar da turbulência económica e da alteração dos padrões de viagem, os suecos continuam interessados em viajar, sobretudo para o estrangeiro. MOs níveis de viagens internacionais mantiveram-se inalterados em comparação com o ano transato.

14.06.2025 - www.flygtorget.se

Destinos mais populares no período da Páscoa na Suécia

A Páscoa continua a ser um dos períodos de maior movimento turístico do ano, e a Norwegian divulgou os cinco destinos mais procurados pelos viajantes suecos. Três destes localizam-se em países europeus, destacando-se a Espanha como o destino favorito incontestável. De acordo com as estatísticas da companhia aérea, a preferência dos suecos por Espanha mantém-se firme, refletindo uma tendência que não dá sinais de abrandar. Além de múltiplos destinos espanhóis, Londres também se destaca como uma escolha popular, atraindo pela sua oferta rica em cultura, entretenimento e compras. Roma assegura o terceiro lugar no ranking, valorizada pela fusão entre história antiga e vida moderna. Outros destinos que figuram na lista de preferências dos suecos incluem Sarajevo, Cracóvia, Lisboa, Faro, Nice, Munique, Paris e Praga.

27.03.2025 - www.travelnews.se

Continuação de procura substancial por viagens internacionais por parte dos turistas suecos

Em fevereiro, um total de pouco mais de dois milhões de passageiros viajaram através dos dez aeroportos da Swedavia( empresa responsável pelos aeroportos suecos), o que significa um aumento de tráfego de 1%. As viagens internacionais estão a aumentar 1%, enquanto as viagens domésticas apresentam um crescimento mais fraco. No total, pouco mais de dois milhões de passageiros viajaram através dos dez aeroportos da Swedavia em fevereiro, o que representa, ainda, um decréscimo de 2% por cento em relação ao período homólogo do ano passado. Contudo, incluindo o efeito do ano bissexto em 2024, isto significa um aumento do tráfego de 1%., o que corresponde a 75% dos níveis pré-pandémicos em 2019. O total de viagens internacionais aumentou 1%, enquanto as viagens domésticas diminuíram 10%. No maior aeroporto da Suécia, o Aeroporto de Estocolmo de Arlanda, as viagens aéreas aumentaram globalmente pouco mais de 2% em comparação com fevereiro de 2024.

05.03.2025 - www.travelnews.se

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Stig Kaspersen

Stig Kaspersen

Coordenador da equipa no mercado

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