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Última atualização: novembro 2023

SUÉCIA

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

A Suécia é um país com 10,4 milhões de habitantes em 2022 (2,3% em relação à população da União Europeia).

A Suécia foi a 23.ª maior economia a nível mundial e a 7.ª na União Europeia de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic.

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

A Suécia é o 19.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, concentrando uma quota de 7,9% do total da procura turística mundial.

De acordo com os dados da Globaldata, em 2022, as saídas de turistas suecos para o estrangeiro registaram um crescimento expressivo (+143,5%) correspondendo a 14,0 milhões de viagens, mas ainda assim apresentam um nível inferior ao registado em 2019 antes da pandemia (-22,0%). Cerca de 93,8% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.

Nesse ano, o TOP 10 dos destinos dos turistas suecos quando viajam para o estrangeiro é o seguinte: Espanha (quota: 11,5%), Dinamarca (11,1%), Alemanha (5,2%), França (4,3%), Grécia (4,3%), Noruega (3,9%), Itália (3,1%), Turquia (3,0%), Reino Unido (3,0%) e EUA (1,2%), segundo os dados da Globaldata. Portugal ocupa o 14.º lugar e concentra uma quota de 1,2%.

Por sua vez, 61,1% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas suecos foram por via aérea, 32,8% reportaram a viagens terrestres e 6,1% por via marítima.

A estada média no estrangeiro foi de 6,3 dias. Destaque para os turistas suecos que viajam em casais e em família que concentram uma quota de 37,4% e de 28,3%, respetivamente, do total das viagens para o estrangeiro. Nesse ano, a faixa etária dos 35 aos 49 anos foi a mais representativa (quota 31,2%), seguida da faixa 50-64 anos (30,9%).

A motivação Lazer concentrou 74,9% do total das viagens dos residentes suecos ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives) e os negócios concentram uma quota de 17,2%.

Em 2022, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas com origem na Suécia registaram um crescimento significativo na ordem de 116,1% face ao ano anterior, embora registam um nível inferior ao observado em 2019 (26,5%).

Os gastos no exterior com o Transporte registaram a quota de mercado mais elevada (24,6%), seguido dos gastos com o Alojamento (23,6%).

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2022, a Suécia posicionou-se como o 15.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 1,2%) e ocupou o 16.º lugar para o indicador hóspedes (quota 1,0%).

Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes da Suécia em Portugal registaram um acréscimo de 124,3% e os hóspedes um aumento de 135,3% face ao ano anterior, totalizando 565,7 mil dormidas e 148,7 mil hóspedes, respetivamente.

Observa-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas em 2022, na ordem dos 109,5% face ao ano de 2021, que se situaram em 209 milhões de euros, posicionando-se no 17.º lugar concentrando uma quota de 1,0%.

Comparando o ano de 2022 face ao ano de 2019 antes da epidemia, os valores ainda estão aquém nos indicadores hóspedes, dormidas e receitas turísticas que registaram decréscimos de 19,1%, 22,5% e 6,5%, respetivamente.

No indicador dormidas, o Algarve é o principal destino nacional dos turistas provenientes da Suécia que visitam Portugal (36,9%), seguido da Área metropolitana de Lisboa (30,3%), Madeira (18,8%) e do Norte (6,8%).

Este foi o panorama observado no final do ano de 2022:

Perspetivas

As projeções mais recentes do FMI indicam que, em 2023, a economia sueca entre em recessão em resultado da conjuntura internacional (guerra Ucrânia e no Médio Oriente, altas taxas juro do banco central e do aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios), com uma quebra prevista do PIB de 0,7%. Em contraste, no ano de 2024 está previsto um crescimento de 0,6%.

De 2023 a 2027, as partidas internacionais dos turistas suecos para o estrangeiro devem crescer a um CAGR de 5,4% para chegar a um total de 23,1 milhões de partidas em 2027 (projeções da GlobalData). Os gastos dos turistas suecos no exterior deverão aumentar a um CRGR de 6,9% reportado ao período de 2023 a 2026 (previsões da GlobalData).

De acordo com as estimativas da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de verão de 2023 face à de 2019 para o mercado da Suécia, estas revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos programados disponíveis: Espanha: 930 mil lugares (-5,1%); Turquia: 390 mil lugares (+1,0%); Itália: 385 mil lugares (+13,7%); Grécia: 305 mil lugares (-18,5%); Croácia: 185 mil lugares (-7,4%) e Portugal: 90 mil lugares (-14,6%).

Se compararmos a temporada de Inverno 2024 (entre 1 de outubro de 2023 a 31 de março de 2024) face ao período homólogo de 2019 prevê-se o seguinte número de lugares aéreos disponíveis da Suécia para os principais destinos europeus: Espanha: 670 mil lugares (-5,2%); Turquia: 230 mil lugares (+4,1%); Itália: 190 mil lugares (-6,3%); Grécia: 75 mil lugares (+33,8%); Portugal: 70 mil lugares (+3,8%) e Croácia: 30 mil lugares (+10,5%).

Notícias de mercado

Mais pessoas viajam para o estrangeiro, apesar da recessão

Embora a Covid-19 já não esteja classificada como uma pandemia de acordo com a OMS, os suecos enfrentam agora outros dilemas que impedem que as viagens regressem aos níveis anteriores à pandemia. No entanto, as viagens ao estrangeiro continuam a aumentar. As viagens ao estrangeiro continuam a aumentar, embora ainda não tenham voltado aos níveis anteriores à pandemia. No ano passado, viajou-se mais para o estrangeiro do que no ano anterior, de acordo com o último barómetro de viagens. No entanto, assiste-se a dificuldades no que se refere às viagens de comboio para o estrangeiro, a principal razão é o facto de continuar a ser bastante complicado reservar comboios para quem quer viajar para fora das fronteiras da Suécia.

20.03.2024 - www.travelnews.se

O Barómetro de Viagens analisa os hábitos de viagens dos suecos

De acordo com o Barómetro de Viagens o Top 10 principais destinos estrangeiros em 2023 foi o seguinte: 1. Espanha 2. Dinamarca 3. Noruega 4. Alemanha 5. Grécia 6. Finlândia 7. Itália 8. Franca 9. Reino-Unido 10. Turquia Em termos gerais, umas férias no estrangeiro podem custar, em média, cerca de 25 000 SEK a um agregado familiar. A época alta para viajar na Suécia é sobretudo junho, julho e agosto, sendo julho responsável por cerca de um quarto das viagens, sendo a costa ocidental na Suécia, em termos de destinos domésticos, bastante popular.

20.03.2024 - www.livsstil.se

Economia sueca melhora segundo dados do Banco Central

A Suécia está a atravessar um período positivo, abrindo caminho para uma primeira descida das taxas de juro pelo Riksbank (Banco Central) num futuro não muito distante, prevê o Danske Bank. As perspetivas da economia sueca melhoraram, apesar das taxas de juro terem afetado fortemente o poder de compra dos consumidores, conforme o relatório do Danske Bank sobre as perspetivas nórdicas, que prevê que o consumo continue a aumentar no futuro, este facto deve-se à estabilidade do emprego e ao aumento dos salários reais. A inflação em janeiro, que esteve praticamente em linha com as expectativas do Riksbank, deverá continuar a descer, permitindo uma primeira redução da taxa diretora em junho, as exportações de bens, assim como a indústria, a par do aumento do consumo, são os principais fatores da recuperação da economia sueca.

08.03.2024 - www.dagensps.se

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Stig Kaspersen

Stig Kaspersen

Coordenador da equipa no mercado

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