SUÉCIA
Perfil do mercado
População e caracterização socioeconómica
A Suécia é um país com 10,4 milhões de habitantes em 2022 (2,3% em relação à população da União Europeia).
A Suécia foi a 23.ª maior economia a nível mundial e a 7.ª na União Europeia de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic.
Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro
A Suécia é o 19.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, concentrando uma quota de 7,9% do total da procura turística mundial.
De acordo com os dados da Globaldata, em 2022, as saídas de turistas suecos para o estrangeiro registaram um crescimento expressivo (+143,5%) correspondendo a 14,0 milhões de viagens, mas ainda assim apresentam um nível inferior ao registado em 2019 antes da pandemia (-22,0%). Cerca de 93,8% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.
Nesse ano, o TOP 10 dos destinos dos turistas suecos quando viajam para o estrangeiro é o seguinte: Espanha (quota: 11,5%), Dinamarca (11,1%), Alemanha (5,2%), França (4,3%), Grécia (4,3%), Noruega (3,9%), Itália (3,1%), Turquia (3,0%), Reino Unido (3,0%) e EUA (1,2%), segundo os dados da Globaldata. Portugal ocupa o 14.º lugar e concentra uma quota de 1,2%.
Por sua vez, 61,1% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas suecos foram por via aérea, 32,8% reportaram a viagens terrestres e 6,1% por via marítima.
A estada média no estrangeiro foi de 6,3 dias. Destaque para os turistas suecos que viajam em casais e em família que concentram uma quota de 37,4% e de 28,3%, respetivamente, do total das viagens para o estrangeiro. Nesse ano, a faixa etária dos 35 aos 49 anos foi a mais representativa (quota 31,2%), seguida da faixa 50-64 anos (30,9%).
A motivação Lazer concentrou 74,9% do total das viagens dos residentes suecos ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives) e os negócios concentram uma quota de 17,2%.
Em 2022, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas com origem na Suécia registaram um crescimento significativo na ordem de 116,1% face ao ano anterior, embora registam um nível inferior ao observado em 2019 (26,5%).
Os gastos no exterior com o Transporte registaram a quota de mercado mais elevada (24,6%), seguido dos gastos com o Alojamento (23,6%).
Dimensão do mercado em Portugal
Em 2022, a Suécia posicionou-se como o 15.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 1,2%) e ocupou o 16.º lugar para o indicador hóspedes (quota 1,0%).
Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes da Suécia em Portugal registaram um acréscimo de 124,3% e os hóspedes um aumento de 135,3% face ao ano anterior, totalizando 565,7 mil dormidas e 148,7 mil hóspedes, respetivamente.
Observa-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas em 2022, na ordem dos 109,5% face ao ano de 2021, que se situaram em 209 milhões de euros, posicionando-se no 17.º lugar concentrando uma quota de 1,0%.
Comparando o ano de 2022 face ao ano de 2019 antes da epidemia, os valores ainda estão aquém nos indicadores hóspedes, dormidas e receitas turísticas que registaram decréscimos de 19,1%, 22,5% e 6,5%, respetivamente.
No indicador dormidas, o Algarve é o principal destino nacional dos turistas provenientes da Suécia que visitam Portugal (36,9%), seguido da Área metropolitana de Lisboa (30,3%), Madeira (18,8%) e do Norte (6,8%).
Este foi o panorama observado no final do ano de 2022:
Perspetivas
As projeções mais recentes do FMI indicam que, em 2023, a economia sueca entre em recessão em resultado da conjuntura internacional (guerra Ucrânia e no Médio Oriente, altas taxas juro do banco central e do aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios), com uma quebra prevista do PIB de 0,7%. Em contraste, no ano de 2024 está previsto um crescimento de 0,6%.
De 2023 a 2027, as partidas internacionais dos turistas suecos para o estrangeiro devem crescer a um CAGR de 5,4% para chegar a um total de 23,1 milhões de partidas em 2027 (projeções da GlobalData). Os gastos dos turistas suecos no exterior deverão aumentar a um CRGR de 6,9% reportado ao período de 2023 a 2026 (previsões da GlobalData).
De acordo com as estimativas da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de verão de 2023 face à de 2019 para o mercado da Suécia, estas revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos programados disponíveis: Espanha: 930 mil lugares (-5,1%); Turquia: 390 mil lugares (+1,0%); Itália: 385 mil lugares (+13,7%); Grécia: 305 mil lugares (-18,5%); Croácia: 185 mil lugares (-7,4%) e Portugal: 90 mil lugares (-14,6%).
Se compararmos a temporada de Inverno 2024 (entre 1 de outubro de 2023 a 31 de março de 2024) face ao período homólogo de 2019 prevê-se o seguinte número de lugares aéreos disponíveis da Suécia para os principais destinos europeus: Espanha: 670 mil lugares (-5,2%); Turquia: 230 mil lugares (+4,1%); Itália: 190 mil lugares (-6,3%); Grécia: 75 mil lugares (+33,8%); Portugal: 70 mil lugares (+3,8%) e Croácia: 30 mil lugares (+10,5%).
Notícias de mercado
Cessação da emissão de passaportes provisórios no aeroporto de Arlanda na Suécia
A emissão de passaportes provisórios será transferida do aeroporto de Arlanda para as esquadras de polícia da região de Estocolmo. A ideia é tornar mais acessível o pedido de passaporte provisório, uma vez que estas esquadras estão mais próximas dos cidadãos. Esperamos que a decisão de abrir três postos para a emissão de passaportes provisórios, em vez dum único posto, como acontece atualmente, beneficie tanto os cidadãos como os funcionários."
Crescimento do PIB mais fraco este ano, mas as perspetivas económicas mantêm-se inalteradas
O panorama económico das previsões de junho do Instituto Nacional de Investigação Económica (Konjunkturinstitutet) mantém-se essencialmente inalterado e a economia sueca entrará em recessão este ano, prolongando-se a mesma no próximo. A inflação elevada e as taxas de juro mais altas tiveram um impacto grave nas famílias suecas sensíveis aos juros e na construção civil (habitação), que está agora a diminuir rapidamente. Juntamente com o abrandamento das exportações, isto significa que o PIB cairá quase 1% este ano.
A Norwegian acredita na intensificação do número de viagens a partir da Suécia no Outono de 2023
De acordo com a companhia aérea Norwegian, o tempo chuvoso e frio que dominou a Suécia este verão resultou num aumento do interesse em viajar para latitudes mais quentes e soalheiras durante o outono. As reservas para os próximos meses para destinos no sul da Europa são mais elevadas este ano do que no ano transato. O interesse em viajar continua a ser forte durante o outono e, embora a Espanha seja o país para onde a maioria dos suecos viaja, o interesse em viajar para o resto da Europa também está a aumentar. Para além de Espanha, a Norwegian também oferece voos diretos a partir de Estocolmo Arlanda para outros países seguros para o sol, como Portugal (Faro e Lisboa), Turquia (Antalya), Bulgária (Burgas), Grécia (Atenas, Creta e Rodes), Croácia (Split e Dubrovnik), Chipre (Larnaca) e França (Nice).