TravelBI
Home / Sustentabilidade / Sustentabilidade
Última atualização: julho 2022

SUSTENTABILIDADE

Estratégia

Decorrente do plano de retoma Reativar o Turismo | Construir o Futuro e alinhado com os objetivos da Estratégia Turismo 2027 (ET27), o Plano Turismo +​Sustentável 20-23 pretende intensificar o objetivo da sustentabilidade na atividade turística, com ações como a reeducação para uma restauração circular e sustentável, o desenvolvimento de práticas para uma economia circular, a neutralidade carbónica nos empreendimentos turísticos, a construção sustentável em empreendimentos turísticos, a eficiência hídrica nos campos de golfe em Portugal e a redução do plástico na hotelaria. 

Sob o lema "Mais do que um desafio, é o caminho" este Plano tem como propósito o de posicionar Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos, seguros e sustentáveis do mundo através de um desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território.

O PLANO TURISMO + SUSTENTÁVEL 20-23 foi estruturado em torno de 6 princípios orientadores:

  • Atuar com foco nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) das Nações Unidas;
  • Atuar na minimização do impacto das alterações climáticas;
  • Alinhar com a agenda para a economia circular e promover a transição climática;
  • Envolver os stakeholders do setor num compromisso conjunto;
  • Contribuir para alcançar as metas da ET 2027;
  • Alinhar com a visão da OMT para uma recuperação responsável do setor do turismo, pós crise COVID-19.

E as seguintes metas até 2023:

  • 75% de empreendimentos turísticos com sistemas de eficiência energética, hídrica e gestão de resíduos;
  • 75% dos empreendimentos turísticos que não utilizam Plásticos de Uso Único;
  • 25.000 aderentes ao Selo Clean & Safe e 30.000 profissionais formados; e 50.000 profissionais com formação nas áreas da sustentabilidade.

Relatório de Sustentabilidade

"Em Portugal, pretendemos afirmar o Turismo como hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território, posicionando Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.
Este desígnio passa por mostrar Portugal como um destino sustentável e inovador com um território coeso em que o trabalho é valorizado. Por outro lado, fazer de Portugal destino procurado por múltiplas razões (para visitar, investir, viver e estudar), inclusivo, aberto a todos e ligado ao mundo.​
Para cumprir aquilo a que nos propusemos, é fundamental definir medidas de implementação com financiamento adequado, investimento em tecnologia, infraestruturas e recursos humanos. Foi nesse sentido que foram criadas linhas de financiamento especificas para a promoção do desenvolvimento do turismo no interior e instrumentos que permitem uma mobilização das empresas turísticas e entidades públicas no sentido de garantir uma oferta turística mais sustentável, acessível e inclusiva. Por fim, uma aposta decisiva no conhecimento e, em particular, na monitorização da sustentabilidade, enquanto instrumento decisivo para apoio à tomada de decisão dos agentes do setor. Os enormes e múltiplos desafios que enfrentamos enquanto setor exigem uma resposta concertada de todos os stakeholders do setor.

Enquanto Autoridade Turística Nacional, o Turismo de Portugal definiu uma política corporativa exigente nesta matéria e assente em pilares de desenvolvimento sustentável. ​O Relatório de Sustentabilidade que agora publicamos reafirma o compromisso do Turismo de Portugal com os princípios da sustentabilidade e dá nota pública do progresso registado nesse domínio."

Luís Araújo
Presidente do Turismo de Portugal​

Aceda ao Relatório de Sustentabilidade | 2018/19:

Indicadores

A Estratégia Turismo 2027, enquanto referencial estratégico para os próximos 10 anos do turismo no nosso país, tem explicitamente a sustentabilidade como princípio orientador e define objetivos e metas ambiciosas a atingir nas três dimensões da sustentabilidade:

Económica: dormidas e receitas do turismo internacional​

Social: qualificação da mão-de-obra do setor, sazonalidade e satisfação dos residentes com o processo de desenvolvimento turístico

Ambiental: gestão eficiente de água, energia e resíduos​

Neste quadro, o Turismo de Portugal desenvolveu um conjunto de indicadores de monitorização da sustentabilidade, com base em recomendações de organizações internacionais (OMT, Eurostat), de modo a avaliar o desempenho do Destino Portugal nas três dimensões da sustentabilidade.

Recursos:
Estratégia Turismo 2027​, TdP - Turismo de Portugal, 2016
European Tourism System of Indicators for Sustainable Management at Destination Level (ETIS)​ - Comissão Europeia, 2016
Indicators of Sustainable Development for Tourism Destinations - A Guidebook​ - Organização Mundial de Turismo, 2004 (acesso​ reservado) Nota: O Turismo de Portugal através do seu Centro de Documentação, localizado na sede do Instituto em Lisboa, permite o acesso público à biblioteca online da OMT.

Boas Práticas e Ferramentas

Publicações