TravelBI
Home / Sustentabilidade / Sustentabilidade
Última atualização: maio 2024

SUSTENTABILIDADE

Estratégia

Em Portugal, a sustentabilidade no turismo é considerada uma área de desenvolvimento prioritário, um elemento basilar das políticas públicas de turismo e constitui uma base estratégica em termos futuros. Exemplo disso é a Estratégia Turismo 2027, que constitui o referencial para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias empresariais no setor do turismo.

A visão que foi definida nesse contexto passa por afirmar o turismo como hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território, posicionando Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo. Resulta desta visão um compromisso com os princípios do desenvolvimento sustentável nas suas três vertentes e uma ambição clara de liderar internacionalmente neste domínio.

Portugal, enquanto destino turístico de qualidade, alicerça a sua vantagem competitiva nos princípios de sustentabilidade, na oferta diversificada e na valorização das suas características distintivas e inovadoras, colocando as pessoas no centro da sua estratégia. Em cada um dos três pilares de sustentabilidade foram definidas metas em concreto que monitorizamos em contínuo:

     ▶  No plano económico, pretendemos atingir 80 milhões de dormidas em 2027, aumentando a procura turística no país e nas diversas regiões, ao mesmo tempo que pretendemos crescer em valor e duplicar as receitas turísticas nesse período.

     ▶  Na vertente social, consideramos a sazonalidade como o maior inimigo do emprego e, nesse contexto, os objetivos passam por alargar a atividade turística a todo o ano, reduzindo o índice de sazonalidade de 37,5% para 33,5%. Ainda em matéria social, pretendemos duplicar o nível de habilitações do ensino secundário e pós-secundário no turismo e garantir que 90% da população residente nas zonas turísticas considere positivo o impacte do turismo no seu território.

     ▶  Por fim, no plano ambiental, os objetivos passam por garantir que 9 em cada 10 empresas do país adotam medidas de gestão eficiente de energia, água e resíduos.

Em 2021, foi ampliado este compromisso com o plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro (PRT), guião orientador para a transformação do setor do turismo, público e privado, e cujas ações estão totalmente integradas com os objetivos do Plano de Recuperação e Resiliência e da Estratégia Portugal 2030, garantindo assim uma estratégia concertada para a recuperação da economia nacional. Tem 4 eixos de atuação – apoiar as empresas, promover a segurança, gerar negócios e construir um futuro – e é composta por ações específicas que, no curto, médio. e a longo prazo, transformará o setor e posicioná-lo-á num nível mais elevado de criação de valor, contribuindo significativamente para o crescimento do PIB e para uma distribuição mais justa da riqueza.

Relatório de Sustentabilidade

Aceda ao Relatório de Sustentabilidade | 2020/21:

Fotografia do Douro. Relatório de Sustentabilidade Turismo de Portugal 2021

Indicadores

A Estratégia Turismo 2027, enquanto referencial estratégico para os próximos 10 anos do turismo no nosso país, tem explicitamente a sustentabilidade como princípio orientador e define objetivos e metas ambiciosas a atingir nas três dimensões da sustentabilidade:

Económica: dormidas e receitas do turismo internacional​

Social: qualificação da mão-de-obra do setor, sazonalidade e satisfação dos residentes com o processo de desenvolvimento turístico

Ambiental: gestão eficiente de água, energia e resíduos​

Neste quadro, o Turismo de Portugal desenvolveu um conjunto de indicadores de monitorização da sustentabilidade, com base em recomendações de organizações internacionais (OMT, Eurostat), de modo a avaliar o desempenho do Destino Portugal nas três dimensões da sustentabilidade.

Recursos:
Estratégia Turismo 2027​, TdP - Turismo de Portugal, 2016
European Tourism System of Indicators for Sustainable Management at Destination Level (ETIS)​ - Comissão Europeia, 2016
Indicators of Sustainable Development for Tourism Destinations - A Guidebook​ - Organização Mundial de Turismo, 2004 (acesso​ reservado) Nota: O Turismo de Portugal através do seu Centro de Documentação, localizado na sede do Instituto em Lisboa, permite o acesso público à biblioteca online da OMT.

Boas Práticas e Ferramentas

Publicações