Publicação
ETIS - European Tourism System of Indicators for Sustainable Management at Destination Level | 2016
Na comunicação da Comissão Europeia COM (2010) 352 "Europa, primeiro destino turístico do mundo - novo quadro político para o turismo europeu" propõe-se o desenvolvimento de um turismo sustentável, responsável e de qualidade para o qual contribui uma das ações previstas: "(11) Desenvolver, com base na NECSTouR e no EDEN, um sistema de indicadores para a gestão sustentável dos destinos. Com base neste sistema de indicadores, a Comissão elaborará um rótulo para a promoção dos destinos turísticos".
Neste âmbito, foi lançado em 2013 e agora revisto em 2016, o "European Tourism System of Indicators for Sustainable Management at Destination Level - 2016" (ETIS) constituído por diversos indicadores (27 principais e 40 opcionais), sob a forma de um toolkit com um conjunto de informação que qualquer tipo de destino pode utilizar de forma voluntária.
Este Sistema foi concebido para ser conduzido localmente, sendo que um destino o pode implementar sem qualquer formação específica.
O princípio básico do Sistema de Indicadores é que as responsabilidades e tomadas de decisão são partilhadas. Reunir as partes interessadas para trabalhar em conjunto na recolha, análise e divulgação da informação é uma forma de gerir eficazmente o destino turístico.