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Última atualização: julho 2024

ESTADOS UNIDOS

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

Os Estados Unidos são um país com 333,91 milhões de habitantes em 2023, estimando-se que, em 2028, possa atingir os 342,38 milhões (3.º lugar no ranking mundial).

Nesse ano, os EUA foram a 1.ª maior economia a nível mundial, segundo dados da GlobalData Macroeconomic.

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

Os EUA posicionaram-se como o 1.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 125 milhões de viagens em 2023, o que representa uma quota de 14,6% do total da procura turística mundial, de acordo com os dados da Globaldata.

Em 2023, as saídas de turistas norte-americanos para o estrangeiro registaram um crescimento considerável (+27,7%) face ao ano anterior, após um crescimento expressivo em 2022 (+78,3%), mas ainda ligeiramente inferior a 2019 (-1,7%). Cerca de 30,0% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.

Os principais estados norte-americanos emissores foram nesse ano, a Flórida com uma quota de 16,8%, seguida da Califórnia (11,8%) e de Nova Iorque (11,4%). Mais de metade das viagens ao exterior (55,0%) foram por via aérea, seguindo-se por via terrestre (44,2%) e as deslocações marítimas (0,8%).

Em 2023, a estadia média no estrangeiro foi de 17,8 dias, sendo que os turistas dos EUA viajam individualmente (55,7%), casais (21,1%), família (15,6%) e em grupo  (7,6%). A faixa etária dos 50 aos 64 anos é a mais representativa (quota 31,5%) seguida dos 35-49 anos (26,3%); e a motivação Lazer concentrou 83,4% do total das viagens ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives), seguida pela motivação de negócios (quota: 9,5%).

Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes norte-americanos no estrangeiro distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 27,3%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 36,8% e época média com 35,9%.

Em 2023, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas com origem nos EUA registaram um crescimento significativo de 31,7% face ao ano anterior, mas ainda regista um nível inferior ao observado em 2019 (-12,3%).

Os gastos no exterior com o Retalho registaram a quota de mercado mais elevada (27,5%), seguido dos gastos com o Transporte (26,6%), Alojamento (14,7%) e Restauração (10,2%). O gasto médio per capita no exterior foi de 144,5 USD.

Dimensão do mercado em Portugal

Os EUA posicionaram-se, em 2023 como o 3.º mercado turístico para o destino Portugal aferido pelo indicador hóspedes (quota de 11,2%) e o 5.º no indicador de dormidas (quota de 8,6%). Este mercado registou cerca de 2 041,9 mil hóspedes (var.23/22: +35,2%) que geraram 4 604,4 mil dormidas (+32,9%).

Destaca-se como o 5º. mercado em termos de receitas turísticas com um valor de 2 469€ milhões (quota: 9,8%), registando um aumento de 31,5% comparativamente a 2022.

Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal

No indicador dormidas, a Grande Lisboa é o principal destino nacional dos turistas provenientes dos EUA que visitam Portugal (51,1%), seguido do Norte (19,8%), Algarve (10,5%) e Açores (6,2%).

Este foi o panorama verificado no final do ano de 2023:

 

Perspetivas

As projeções mais recentes do FMI indicam que a economia norte americana registou um crescimento de 2,5% em 2023, não obstante a atual conjuntura internacional ser desfavorável, em particular o conflito na Ucrânia e a Guerra no Golfo Pérsico (Israel), o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios, e perspetiva-se para o ano de 2024 e 2025 um crescimento na ordem de 2,7% e 1,9%, respetivamente.

De acordo com a GlobalData, entre 2024 e 2028, as partidas internacionais dos turistas dos EUA para o estrangeiro devem crescer a um CAGR de 6,0%, para chegar a um total de 177,0 milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas dos EUA no exterior deverão aumentar a um CAGR de 9,5% para o mesmo período.

De acordo com os dados da Forwardkeys, as previsões dos voos em termos de passageiros com origem no mercado norte americano para Portugal reportadas ao período de junho a novembro de 2024, apontam para um acréscimo de 18,4% face ao período homólogo anterior.

As estimativas da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de verão de 2024 (1 de abril a 30 de setembro de 2024) face á de 2023 para o mercado norte americano, revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos programados disponíveis em voos diretos desde os EUA: Reino Unido: 7,3 milhões de lugares (+1,4%), Alemanha: 3,8 milhões (+8,7%), França: 3,1 milhões (+9,2%), Itália: 2,1 milhões (+22,7%) e Espanha: 1,8 milhões (+17,8%).

De acordo com as pesquisas de voos da Google Destination Insights reportadas ao 1.º trimestre de 2024 em termos do número de pesquisas nos principais mercados europeus, Reino Unido concentra uma quota de 7,7%, Itália (4,0%), França (4,0%), Espanha (2,9%) e Alemanha (1,7%), a Europa concentra um total de 20,3% de quota.

Os dados da Forwardkeys indicam que no período reportado de 26 de junho de 2023 a 23 de junho de 2024, Portugal posicionou-se como 23.º destino de turistas de outbound do mercado norte americano (Taxa de crescimento +14,1%; quota de 1,0%; 663 220 turistas). 

Lisboa posiciona-se no 36.º lugar em termos de cidades (Taxa de crescimento +9,4%; quota de 0,8%; 502 879 turistas), Porto no 125.º lugar em termos de cidades (Taxa de crescimento +21,8%; quota de 0,1%; 85 580 turistas), Ponta Delgada no 175.º lugar em termos de cidades (Taxa de crescimento +54,2%; quota de 0,1%;43 059 turistas) e Funchal no 311.º lugar em termos de cidades (Taxa de crescimento +48,5%; quota de 0,02%;10 915 turistas).

Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas norte americanos para Portugal foram: TAP Air Portugal (quota 33,3%), United Arlines (quota 18,0%) Delta Airlines (17,5%), American Airlines (9,4%), Sata International (quota 6,5%), British Airways (3,4%), Iberia (2,0%), Air Canada (1,8%), Lufthansa (1,8%). Air France (1,2%) e outros (5,2%).

O Turista norte americano registou uma permanência média de 10,2 noites em Portugal: Estadia 1-3 noites (9,1%), 4-7 noites (48,1%), 2 semanas (30,4%), 3 semanas (6,2%) e mais de 4 semanas (6,2%), por sua vez a motivação Lazer concentrou (93,4%) e os Negócios (6,6%).

A principal cidade norte americana de origem dos fluxos turísticos para Portugal foi New York (quota de 29,1%), seguido de Boston (14,4%), Washington (8,2%), San Francisco (6,0%), Miami (5,5%), Chicago (5,2%) Los Angeles (2,9%), Philadelphia (2,2%) e Atlanta (2,0%).

De acordo com as estimativas do INE (maio 2024), nos primeiros cinco meses de 2024 face aos meses homólogos anteriores, o mercado dos EUAS é o 4.º mercado que regista o crescimento mais elevado (+16,2%) face ao período homólogo.

2024 a 2027 - estimativas

Notícias de mercado

As chegadas de turistas norte americanos à Europa no 1.º semestre de 2024 ultrapassam os níveis de 2019

Os dados acumulados no ano indicam que tanto os países tradicionais como os não tradicionais do Sul da Europa e do Mediterrâneo estão a subir. Os destinos continuam a ser as escolhas mais populares para os turistas na Europa. Aumentos notáveis ​​nas chegadas em comparação com 2019, os níveis registaram-se em destinos menos conhecidos, como a Sérvia (+40 % e a Bulgária (+29 %), bem como favoritos de longa data, incluindo Malta (+37 %), Portugal (+26 % e Turquia (+22%). O sucesso contínuo destes destinos deve-se, em parte, à sua oferta comum de experiências com uma boa relação qualidade/preço e às condições meteorológicas geralmente favoráveis.

30.07.2024 - www.travelagent.com

Pesquisa de viagens de verão da Deloitte 2024 examina as tendências e preferências que podem moldar a próxima temporada de viagens de verão

De acordo com o relatório de viagens de verão de 2024 da Deloitte, muitos americanos estão mantendo seus planos de viagens de verão. Num contexto de aumento dos preços, os americanos ainda valorizam os seus planos de viagem, já que 48% dos inquiridos planeiam viajar e ficar em alojamentos pagos, tal como no ano passado, mas, em geral, tiram menos férias neste verão. Os resultados da pesquisa mostram que seis em cada 10 americanos entrevistados planeiam viajar neste verão e 48% planeiam ficar em alojamento pago (abaixo dos 50% em 2023). Planeiam viajar como se estivéssemos em 2022, com uma média de 2,3 viagens neste verão, abaixo das 3,1 viagens em 2023, mas no mesmo nível de 2022. Quase um em cada cinco (19 %) afirma que gastará significativamente mais nas viagens de 2024, isto deve-se principalmente ao aumento dos preços e aos planos de viagem mais ambiciosos.

A confiança nas férias de verão de 2024 está em alta no mercado norte americano

Os americanos estão a duplicar seus planos de viagem este ano, à medida que a confiança em tirar férias de verão continua a aumentar, de acordo com o 16º Índice Anual de Confiança nas Férias da Allianz Partners USA. Marcando uma tendência ascendente de quatro anos, as escapadelas de verão são as mais lembradas, com seis em cada dez (62 % dos americanos pretendendo reservar uma viagem de verão a 160 ou mais quilômetros de distância de casa por pelo menos uma semana em 2024 (um ponto percentual acima de 2023 e impressionantes 20 pontos desde 2019). Liderando agora a tendência ascendente, as pessoas entre os 35 e os 54 anos mostram um maior nível de confiança em tirar férias de verão este ano, com impressionantes 66 % (mais dois pontos percentuais face ao ano passado). Também mostram um aumento na confiança 58% das pessoas na população com mais de 55 anos (um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao ano passado), enquanto a confiança no verão diminuiu entre os americanos mais jovens com idades entre 18 e 34 anos, que totalizam 62 % de confiança (uma quebra de cinco pontos percentuais em relação ao ano passado).

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Celina Tavares

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