Mercados
Estados Unidos
Caracterização do Mercado para Portugal

Os Estados Unidos posicionaram-se, em 2024, como o 4.º mercado turístico para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota: 9,2%) e o 3.º em hóspedes (11,8%). Em 2024, o mercado dos EUA registou cerca de 2 293,3 mil hóspedes (var.24/23: +11,9%) que geraram 5 202,2 mil dormidas (var.24/23: +12,3%). Destaca-se como o 4.º mercado nas receitas turísticas com 2 868,0 milhões € mais 13,9% face a 2023.

No que respeita às dormidas, a Grande Lisboa foi o principal destino dos turistas norte-americanos que visitaram Portugal (49,5%), seguido do Norte (20,8%) e do Algarve (10,5%). Em tipologia, predominaram as dormidas em hotéis (72,0%), seguindo-se o alojamento local (13,5%) e os hotéis-apartamentos (5,8%).

Portugal posiciona-se no 20.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado; Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas norte-americanos para Portugal foram: TAP (quota: 38,4%), United Airlines (19,0%), Delta Airlines (12,0%), American Airlines (7,4%), Sata International (6,2%). A maioria das operações têm origem nas cidades de New York (quota: 29,1%), seguido de Boston (15,5%), Washington (8,7%).

De salientar que o turista norte-americano regista uma permanência média de 13,3 noites em Portugal (ForwardKeys); a maioria compra bilhete de avião direto (quota: 71,5%); e viaja a dois (45,1%).

Através dos dados da SIBS, a Grande Lisboa concentra 53,5% dos 836,6 milhões de euros em compras efetuados por cartões, com origem nos Estados Unidos, em 2024. O Norte surge em 2.º lugar (quota: 18,0%), seguido do Algarve (10,1%).

2024 Posição | Variação Homóloga
Hóspedes 2,3M 3º | 11,9%
Dormidas 5,2M 4º | 12,3%
Receitas do Turismo 2868,4M€ 4º | 13,9%
Passageiros Desembarcados 1,2M 9º | 17,8%

Perfil de Mercado
Variação 24/23
340,1 M População
1,0 %
85372,7 USD PIB per Capita
4,6 %
2,9 % Taxa de Inflação
-1,2 pp
18,1 % Taxa de Poupança
0,0 pp

Os EUA são um país com 336,48 milhões de habitantes em 2024 e foi a 1.ª maior economia a nível mundial.

De acordo com a Globaldata, os EUA foi 2.º mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 142,0 milhões de viagens, concentrando uma quota de 8,9% do total da procura turística mundial. Cerca de 30,1% dos fluxos estão concentrados no continente europeu. As 3 principais regiões emissoras de turistas norte-americanos para o estrangeiro foram Flórida com uma quota de 16,8%, seguido de Califórnia (11,8%) e Nova Iorque (11,4%).

Por sua vez, 56,4% das viagens ao estrangeiro realizadas pelos turistas norte-americanos, em 2024, foram por via terrestre; 39,9% reportaram a viagens aéreas; e 3,7% por transporte marítimo.

Perspetivas

As projeções do FMI indicam que a economia norte-americana cresceu 2,9% em 2023, não obstante a desfavorável conjuntura internacional, sobretudo o conflito na Ucrânia e no Médio Oriente, o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Perspetiva-se para 2024 e 2025 um crescimento de 2,8% e 2,2%, respetivamente.

De acordo com a GlobalData, entre 2025 e 2028, as partidas internacionais dos turistas dos EUA para o estrangeiro devem crescer a um CAGR de 4,9%, alcançando 172,4milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas dos EUA no exterior deverão aumentar a um CAGR de 8,1% para o mesmo período. A Forwardkeys prevê que os voos em termos de passageiros com origem no mercado norte americano para Portugal tenham um crescimento homólogo de 5,2% no período de junho a novembro de 20225.

As estimativas da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de verão de 2025 (1 de abril a 30 de setembro de 2025) face ao Verão de 2024 para o mercado norte americano, revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos programados disponíveis em voos diretos desde os EUA: Reino Unido: 7,2 milhões de lugares (-2,2%), Alemanha: 3,9milhões (+1,2%), França: 3,2 milhões (+2,4%), Itália: 2,3 milhões (+8,5%) e Espanha: 1,9 milhões (+5,1%).

De acordo com as pesquisas de voos da Google Destination Insights reportadas ao 1.º quadrimestre de 2025 em termos do número de pesquisas nos principais mercados europeus, Reino Unido concentra uma quota de 7,6%, França (4,2%), Itália (4,0%), Espanha (2,9%) e Alemanha (1,5%). A Europa concentra um total de 20,3% de quota.

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