ESTADOS UNIDOS
Perfil do mercado
População e caracterização socioeconómica
Os Estados Unidos são um país com 333,40 milhões de habitantes em 2022, estimando-se que, em 2025, possa atingir os 336,98 milhões (3.º lugar no ranking mundial).
Nesse ano, os EUA foram a 1.ª maior economia a nível mundial, segundo dados da GlobalData Macroeconomic.
Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro
Os EUA posicionaram-se como o 2.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 94,4 milhões de viagens em 2022, o que representa uma quota de 11,0% do total da procura turística mundial, de acordo com os dados da Globaldata.
Em 2022, as saídas de turistas norte-americanos para o estrangeiro registaram um crescimento significativo (+72,0%) face ao ano anterior, mas apresentaram ainda um nível inferior ao registado em 2019, antes da pandemia (26,4%). Cerca de 31,4% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.
Os principais estados norte americanos emissores foram, nesse ano, a Flórida com uma quota de 16,8%, seguido da Califórnia (11,8%) e de Nova Iorque (11,4%).
Por sua vez, 64,5% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas norte-americanos foram por via aérea, 34,6% reportaram a viagens por via terrestre e 0,9% fizeram viagens marítimas, em 2022.
A estada média no estrangeiro foi de 19,6 dias. Os turistas dos EUA que viajam para o estrangeiro fazem-no individualmente (59,5%), casais (22,6%), família (12,6%) e em grupo (5,3%). Nesse ano, a faixa etária dos 50 aos 64 anos foi a mais representativa (quota 32,0%), seguida dos viajantes entre os 35 e os 49 anos (26,9%). A motivação Lazer concentrou 83,8% do total das viagens dos residentes norte-americanos ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives), seguida pela motivação de negócios (quota: 9,0%).
Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes dos EUA no estrangeiro distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 27,4%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 36,4% e época média com 36,2%.
Em 2022, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas com origem nos EUA registaram um crescimento significativo de 79,5% face ao ano anterior, mas ainda regista um nível inferior ao observado em 2019 (36,2%).
Os gastos no exterior com o Retalho registaram a quota de mercado mais elevada (27,4%), seguido dos gastos com o Transporte (26,8%), Alojamento (14,7%) e Restauração (10,2%). O gasto médio per capita no exterior foi de 151,2 USD.
Dimensão do mercado em Portugal
Os EUA posicionaram-se, em 2022, como o 4.º mercado turístico para o destino Portugal aferido pelo indicador hóspedes (quota de 9,9%) e o 5.º no indicador de dormidas (quota de 7,4%). Este mercado registou cerca de 1 510,0 mil hóspedes que geraram 3 463,9 mil dormidas. Estes valores conduziram a acréscimos de 337,1% e 330,0%, respetivamente, face a 2021.
Destaca-se como o 5º. mercado em termos de receitas turísticas com um valor de 1 878 milhões € (quota de 8,9%), registando um aumento de 273,5% comparativamente ao ano de 2021.
Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal
Comparando o ano de 2022 face ao ano de 2019 antes da epidemia, os valores observados já são superiores nos principais indicadores hóspedes, dormidas e receitas turísticas que registaram aumentos de 25,6%, 27,7% e 52,6%, respetivamente.
No indicador dormidas, a Área Metropolitana de Lisboa é o principal destino nacional dos turistas provenientes dos EUA que visitam Portugal (52,4%), seguido do Norte (19,4%), Algarve (11,2%), Açores (6,1%) e Centro (5,2%).
Este foi o panorama verificado no final do ano de 2022:
Perspetivas
As projeções mais recentes do FMI indicam que a economia norte americana regista um crescimento de 2,1% em 2023, não obstante a atual conjuntura internacional ser desfavorável, em particular com o conflito na Ucrânia e a Guerra no Golfo Pérsico (Israel), o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Perspetiva-se, para o ano de 2024, um crescimento similar na ordem de 2,1%.
De acordo com a GlobalData, entre 2023 e 2027, as partidas internacionais dos turistas dos EUA para o estrangeiro devem crescer a um CAGR de 5,8%, para chegar a um total de 159,9 milhões de partidas em 2027. Os gastos dos turistas dos EUA no exterior deverão aumentar a um CAGR de 9,7% para o mesmo período.
De acordo com as estimativas da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de verão de 2023 face à de 2019 para o mercado norte americano, estas revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos programados disponíveis: Reino Unido: 7,2 milhões de lugares (+18,7%); Alemanha: 3,3 milhões de lugares (+8,6%); França: 3,0 milhões de lugares (+14,4%); Itália: 1,8 milhões de lugares (+27,9%) e Espanha: 1,5 milhões de lugares (+5,0%).
De acordo com a Forwardkeys, as previsões dos voos em termos de passageiros com origem nos EUA para Portugal reportadas a outubro de 2023 a março de 2024, apontam para um crescimento de 16,0% face período homólogo anterior.
Notícias de mercado
Seis em cada 10 americanos querem viajar para novos destinos: estatísticas
A operadora de viagens e especialista em luxo Audley Travel compartilhou informações sobre o mercado de viagens, revelou as preferências de viagem atuais e futuras dos consumidores norte americanos. O gasto médio em uma viagem de duas semanas (incluindo viagens, alojamento e atividades) foi de mais de 10.000 USD por pessoa (10.767 USD), com 59% esperando gastar mais em viagens do que no passado e 22% esperando que isso seja mais do que o dobro de seus gastos realizados há cinco anos. Quando questionados sobre o que era importante em suas férias, 59% querem viajar para destinos que nunca estiveram antes, com quase metade (48%) preferindo estar perto do menor número possível de outros grupos e 36% dando importância a querer apenas passar tempo com seus companheiros de viagem. A Europa Ocidental tem sido a região mais popular para viagens nos últimos cinco anos para viajantes dos EUA (49%) e permanece assim para viagens planeadas nos próximos dois anos.
Voos da Delta Air Lines entre Lisboa e Boston passam a ser anuais
A rota da Delta Air Lines entre Lisboa e Boston, que até aqui era operada apenas durante o período de verão, vai ser mantida também durante o inverno e com voos diários, com exceção dos meses de janeiro e fevereiro, em que vão ser realizados cinco ligações aéreas por semana, depois de ter registado uma procura recorde este verão. A companhia aérea Delta está agora a efetuar 14 voos semanais diretos e com 430 lugares por dia, apoiando ainda mais as fortes ligações entre os dois países. A rota da Delta Air Lines entre Lisboa e Boston, que até aqui era operada apenas durante o período de verão, vai ser mantida também durante o inverno, com a companhia aérea norte-americana a indicar que vai manter os voos diários entre os dois destinos.
Nova rota da United Airlines vai ligar Faro a Nova Iorque a partir de maio de 2024
Companhia United Airlines ter nova rota que liga Faro e Nova Iorque/Newark, a partir de maio de 2024. Será a primeira ligação aérea entre o Algarve e os Estados Unidos, com quatro voos semanais. A nova ligação aérea terá uma frequência de quatro voos semanais e será a primeira rota a ligar o Algarve aos Estados Unidos.