Mercados
Brasil
Caracterização do Mercado para Portugal

O Brasil posicionou-se, em 2024, como o 7.º mercado turístico para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota: 4,4%) e 6.º lugar nos hóspedes (5,6%). Em 2024, o mercado do Brasil registou cerca de 1 088,6 mil hóspedes (var.24/23: -1,2%) que geraram 2 473,8 mil dormidas (var.24/23: -3,8%). Destaca-se como o 7.º mercado nas receitas turísticas com 1 141,0 milhões € (quota: 4,1%), mais 7,9% face a 2023.

No que respeita às dormidas, a Grande Lisboa foi o principal destino dos turistas brasileiros que visitaram Portugal (51,5%), seguido do Norte (23,7%) e do Algarve (7,7%). Em tipologia, predominaram as dormidas em hotéis (74,3%), seguindo-se o alojamento local (15,3%) e os hotéis-apartamentos (4,6%).

Portugal posiciona-se no 4.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado; sendo 5 companhias aéreas responsáveis por 91% da capacidade total: TAP (quota: 64,7%), Latam Airlines (20,1%), Azul (7,4%), Iberia (3,5%), Air Europa (1,1%), Air France (0,9%) e outros (2,3%). A maioria das operações têm origem nas cidades de São Paulo (quota: 42,1%), seguido de Rio de Janeiro (14,8%), Recife (6,8%), Belo Horizonte (6,7%), Brasília (5,7%) Fortaleza (4,6%), Salvador (4,2%).

De salientar que o turista brasileiro regista uma permanência média de 19,8 noites em Portugal (ForwardKeys); a maioria compra bilhete de avião direto (quota: 68,6%); e viaja a dois (36,9%).

Através dos dados da SIBS, a Grande Lisboa concentra 49,0% dos 302,7 milhões de euros em compras efetuados por cartões, com origem no Brasil, em 2024. O Norte surge em 2.º lugar (quota: 25,1%), seguido do Centro (9,8%).

2024 Posição | Variação Homóloga
Hóspedes 1,1M 6º | -1,2%
Dormidas 2,5M 7º | -3,8%
Receitas do Turismo 1141,1M€ 7º | 7,9%
Passageiros Desembarcados 1,4M 7º | 6,0%

Perfil de Mercado
Variação 24/23
212,0 M População
0,4 %
20809,1 USD PIB per Capita
4,0 %
4,1 % Taxa de Inflação
-0,5 pp
14,5 % Taxa de Poupança
0,0 pp

Brasil é um país da América do Sul com 205,4 milhões de habitantes em 2024, foi a 8.ª maior economia a nível mundial.

De acordo com a Globaldata, em 2024, o Brasil foi o 29.º mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 13,1 milhões de viagens, concentrando uma quota de 1,3% do total de procura turística mundial. Cerca de 49,7% dos fluxos estão concentrados no continente europeu.

Por sua vez, 82,4% das viagens ao estrangeiro realizadas pelos turistas brasileiros, em 2024, foram por via aérea, 16,8% reportam a viagens por via terrestre e 0,8% por transporte marítimo.

Equipa
Coordenador da equipa no mercado
Bernardo Cardoso
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Perspetivas

Os dados mais recentes mais recentes do FMI indicam que a economia do Brasil registou um crescimento de 2,9% em 2023, não obstante a atual conjuntura internacional ser desfavorável, conflito na Ucrânia, Guerra do médio oriente, o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Para o ano de 2024 e 2025, perspetiva-se um crescimento inferior na ordem de 3,0% e 2,2%, respetivamente.

De acordo com a GlobalData, entre 2025 e 2028, as partidas internacionais dos turistas brasileiros para o estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 4,1%, para chegar a um total de 15,3 milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas brasileiros no exterior deverão aumentar a um CAGR de 7,2% para o mesmo período.

De acordo com os dados da Forwardkeys, as previsões dos voos em termos de passageiros com origem no mercado brasileiro para Portugal reportadas ao período de maio a outubro de 2025, apontam para um decréscimo de 2,5% face ao período homólogo anterior.

Se compararmos a temporada de Verão 2025 face ao período homólogo de 2024, para o período entre 1 de abril a 30 de setembro de 2025, foi o seguinte o número de lugares aéreos disponíveis do Brasil para os principais destinos europeus: Portugal: 1,6 milhões de lugares (+39,1%), Espanha: 800 mil lugares (+51,4%), França: 620 mil lugares (+41,3%), Itália: 595 mil lugares (+45,6%), Reino Unido: 400 mil lugares (+29,5%) e Alemanha: 390 mil lugares (+29,2%).

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