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Última atualização: outubro 2023

FRANÇA

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

França é um país com 68,02 milhões de habitantes em 2022 (22.º posição ranking mundial), estimando-se que, em 2025, possa atingir os 68,63 milhões.

Nesse ano, a França foi a 6.ª maior economia a nível mundial, de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic.

 

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

A França posicionou-se como o 4.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 38,0 milhões de viagens em 2022, o que representa uma quota de 4,4% do total da procura turística mundial, de acordo com os dados da Globaldata. Em 2022, as saídas de turistas franceses para o estrangeiro registaram um crescimento significativo (+89,7%) face ao ano anterior, mas apresentam ainda um nível inferior ao registado em 2019 antes da pandemia (16,1%). Cerca de 85,7% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.

Nesse ano, o TOP 10 dos destinos dos turistas franceses quando viajam para o estrangeiro: Espanha (quota: 26,0%), Itália (18,6%), Reino Unido (6,5%), Portugal (4,1%), Grécia (4,1%), Alemanha (3,8%), EUA (3,4%), Bélgica (3,3%), Turquia (2,7%) e Marrocos (2,6%), de acordo com os dados da Globaldata.

Por sua vez, 56,8% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas franceses foram por via aérea, 41,9% reportaram a viagens por via terrestre e 1,3% através de viagens marítimas, em 2022.

A estada média no estrangeiro foi de 7,8 dias. Os turistas franceses que viajam para o estrangeiro fazem-no em casais (quota: 31,3%), família (24,4%), individualmente (24,2%) e em grupo (20,1%). Nesse ano, a faixa etária dos 35 aos 49 anos é a mais representativa (quota 21,1%) seguida da faixa dos 50-64 anos (20,0%).

A motivação Lazer nesse ano concentrou 84,7% do total das viagens dos residentes franceses ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives) seguida pela motivação de negócios que concentram uma quota de 12,9%.

Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes da França no estrangeiro distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 31,9%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 32,5% e época média com 35,7%.

Em 2022, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas com origem em França registaram um crescimento significativo de 78,6% face ao ano anterior, e registam um nível superior ao observado em 2019 (11,6%).

Os gastos no exterior com o Transporte registaram a quota de mercado mais elevada (23,0%), seguido dos gastos com o Alojamento (21,0%), Retalho (19,4%), Intermediação TO e AV (19,2%) e Restauração (12,25%). O gasto médio per capita no exterior foi de 336,8 USD.

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2022, França posicionou-se como o 4.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 9,3%) e ocuparam o 3.º lugar para o indicador hóspedes (quota 10,3%).

Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes da França, em Portugal, registaram um acréscimo de 97,8% e os hóspedes um aumento de 103,5% face ao ano anterior, totalizando 4,4 milhões de dormidas e 1,6 milhões de hóspedes, respetivamente. 

Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal

Observa-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas em 2022, na ordem dos 48,5% face ao ano de 2021, que se situaram em 2,9 mil milhões de euros, posicionando-se no 2.º lugar com uma quota de 13,7%.

Comparando o ano de 2022 face ao ano de 2019 antes da epidemia, os valores ainda estão ligeiramente aquém no indicador hóspedes e dormidas que totalizam uma quebra de 3,1% e 4,8%, respetivamente, em contraste com as receitas turísticas que registaram um crescimento de 13,3%.

No indicador dormidas, a Área Metropolitana de Lisboa é o principal destino nacional dos turistas provenientes da França que visitam Portugal (31,7%), seguido do Algarve (24,1%), Norte (20,5%) e Madeira (11,7%).

Este foi o panorama verificado no final do ano de 2022:

 

Perspetivas

As projeções mais recentes do FMI indicam que a economia de França registará um crescimento de 1,0% em 2023, em resultado da atual conjuntura internacional ser desfavorável, com o conflito na Ucrânia, a Guerra no Médio Oriente (Israel-Hamas), o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Para o ano de 2024 perspetiva-se um crescimento de 1,3%.

De acordo com a GlobalData, entre 2023 e 2027, as partidas internacionais dos turistas franceses para o estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 4,6%, para chegar a um total de 56,2 milhões de partidas em 2027. Os gastos dos turistas franceses no exterior deverão aumentar a um CAGR de 9,0% para o mesmo período.

Segundo as estimativas da OAG Scheludes Analyser, tendo por base a temporada de verão de 2023 comparativamente a 2019, prevê-se o seguinte número de lugares aéreos disponíveis para os principais destinos europeus: Espanha: 5,2 milhões de lugares (+14,2%); Itália: 4,4 milhões de lugares (+22,4%); Portugal: 2,9 milhões de lugares (+20,1%); Grécia: 1,5 milhões de lugares (-6,1%); Turquia: 1,0 milhões de lugares (+18,4%) e Croácia: 260 mil lugares (-7,9%).

De acordo com os dados da Forwardkeys, as previsões dos voos em termos de passageiros com origem no mercado francês para Portugal reportadas ao período de outubro de 2023 a março de 2024, apontam para um crescimento de 15,1% face ao período homólogo anterior.

Analisando a quota de pesquisas de alojamento nos estabelecimentos hoteleiros realizadas pelos turistas franceses quando viajam para o exterior, reportadas ao período de janeiro a setembro de 2023 e de acordo com os dados da Google Destination Insights, Espanha foi o principal destino com uma quota de 23,2%, seguida da Itália (12,1%), Grécia (6,1%), Marrocos (5,7%), Reino Unido (5,0%), Portugal (4,7%) e Tunísia (1,9%).

Notícias de mercado

Skyscanner revela os 7 principais destinos e tendências de viagens para os franceses em 2024

Embora mais de 3 em cada 4 franceses (78%) planeiem viajar tanto ou mais em 2024 do que em 2023, a relação qualidade-preço continua a ser um fator-chave para os viajantes franceses, sendo o custo do hotel (22%) e do voo (39%) os principais fatores que determinam a escolha do destino. Em 2024, é evidente que os consumidores continuarão a gostar de viajar, quase um terço (31%) dos viajantes franceses planeia gastar mais em viagens em 2024 do que em 2023, enquanto quase metade (43%) gastará o mesmo. As experiências culturais estarão em destaque em 2024 (concertos, cinema e a televisão são a segunda fonte de inspiração mais popular entre os viajantes franceses, para os viajantes franceses, a restauração é um fator muito importante, com um em cada cinco (20%) a ter reservado um destino com base num local específico para comer, e quase um em cada dois (41%) a querer fazer o mesmo). Os 10 destinos mais populares entre os viajantes franceses, com o maior aumento anual de pesquisas. 1. Osaka, Japão: +276% de aumento nas pesquisas 2. Tóquio, Japão: +257% de aumento nas pesquisas 3. Mumbai, Índia: +216% de aumento nas pesquisas4. Taipei, Taiwan: +211% de aumento nas buscas 5. Tirana, Albânia: +205% de aumento nas pesquisas 6. Hanói, Vietname: +192% de aumento nas pesquisas 7. Bilbao, Espanha: +181% de aumento nas pesquisas 8. Madeira, Portugal: +179% de aumento nas pesquisas 9. Ilhas Faroé: +174% de aumento nas pesquisas 10. Perth, Austrália: +151% de aumento nas pesquisas

Quais são as tendências para as férias de inverno por parte dos turistas franceses

De acordo com os dados da Entreprises du Voyage e da Orchestra, os franceses antecipam a sua partida e dirigem-se para as rotas de médio e longo curso para as férias de inverno. Os destinos escolhidos para estas férias revelam uma preferência pelos destinos de médio curso, com um aumento de 9% (Espanha, Tunísia, Grécia), e pelos destinos de longo curso, com um aumento de 13% (Maurícia, República Dominicana), enquanto a França marca passo. Boa dinâmica de reservas para as partidas previstas para este inverno, foco nas férias de Natal e Ano Novo em 2023 ( para estas férias de fim de ano, os destinos de longo curso registam um aumento de 30%. A República Dominicana, o México, a Maurícia, a Martinica e a Tailândia são as escolhas preferidas dos franceses neste momento). O aumento do cabaz de compras médio verificado nos últimos meses confirma-se, com um aumento global de 10% a 17% em relação a 2022, exceto para as férias reservadas em França, onde o orçamento é ligeiramente inferior ao de 2022.

15.11.2023 - www.tourhebdo.com

eDreams ODIGEO: apresenta o seu relatório anual 2023

Copenhaga registou um aumento de 36% nas reservas de viajantes franceses em 2023 vs 2022, e Paris foi o destino mais reservado em 2023, seguido de Barcelona e Londres. Europa, o destino preferido dos viajantes da eDreams ODIGEO em 2023 Em 2023, a Europa tornou-se inegavelmente um dos destinos mais populares para os viajantes da eDreams ODIGEO. Esta tendência é claramente ilustrada pela classificação dos dez destinos mais reservados. Cidades icónicas como Paris, com a sua cultura rica e monumentos icónicos como a Torre Eiffel; Lisboa, famosa pelas suas ruas pitorescas e atmosfera acolhedora; e Barcelona, conhecida pela sua mistura única de história, arte e praias ensolaradas, estão entre as escolhas mais populares para os viajantes.

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Jean-Pierre Pinheiro

Jean-Pierre Pinheiro

Coordenador da equipa no mercado

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