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Última atualização: novembro 2023

REINO UNIDO

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

O Reino Unido é um país situada no noroeste da Europa, formado pela Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

Em 2022, o Reino Unido foi a 6.ª maior economia a nível mundial e a 2.ª no contexto europeu, e indicamos os dados de alguns indicadores económicos da GlobalData Macroeconomic:

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

O Reino Unido é o 3.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial e o 2.º maior da Europa, concentrando uma quota de 7,9% do total da procura turística mundial.

De acordo com os dados da Globaldata, em 2022, as saídas de britânicos para o estrangeiro registaram um crescimento expressivo (+217,8%), correspondendo a 68,1 milhões de viagens, mas apresentaram um nível inferior ao registado em 2019 antes da pandemia (-19,7%). Cerca de 84,8% dos fluxos de outbound nas viagens realizadas ao estrangeiro pelos residentes do Reino Unido estão concentrados no continente europeu.

Por sua vez, 82,3% das viagens ao estrangeiro realizadas pelos turistas britânicos foram por via aérea, 10,1% reportaram a viagens marítimas e 7,5% por meio terrestre (utilização do Eurotúnel).

A estada média no estrangeiro foi de 9,6 dias. Destaque para os turistas britânicos que viajam em família e para os solteiros que concentram uma quota de 41,9% e de 33,8%, respetivamente, do total das viagens realizadas para o exterior.

Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos britânicos distribuem-se da seguinte forma: época alta (julho a setembro) concentra uma quota de 33,2%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com quota de 30,6% e época média com quota de 36,2%.

A faixa etária dos 35 aos 49 anos é a mais representativa (quota 29,4%), seguida da faixa dos 50-64 anos (23,4%) e da faixa dos 25-34 anos (21,9%). Nesse ano, a motivação Lazer concentrou 88,9% do total das viagens dos residentes britânicos ao estrangeiro (inclui Lazer, Package Inclusive Tour e Visit Friends and Relatives) e os Negócios concentram uma quota de 9,3%.

Os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas britânicos registaram um crescimento significativo de 257,1% face ao ano anterior, mas ainda se encontraram aquém do observado em 2019 (-33,9%).

Os gastos no exterior com o Comércio a retalho registaram uma quota de 38,4%, seguido dos de Transporte (30,2%), Alojamento (11,8%), Restauração (8,4%), Entretenimento (7,8%), Viagens internas (2,9%) e os Outros (0,5%). O gasto médio per capita no exterior foi de 143,3 USD, em 2022.

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2022, o Reino Unido posicionou-se como o 1.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 19,3%) e ocupou o 2.º lugar para o indicador hóspedes (quota 13,8%).

Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes do Reino Unido em Portugal registaram um acréscimo de 193,8% e os hóspedes um aumento de 205,0% face ao ano anterior, totalizando 9,0 milhões de dormidas e 2,1 milhões de hóspedes, respetivamente. 

Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal

Observa-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas em 2022, na ordem dos 132,7% face ao ano de 2021, que se situaram em 3 304,0 milhões de euros, posicionando-se no 1.º lugar concentrando uma quota de 15,6%.

Comparando o ano de 2022 face ao ano de 2019 antes da epidemia, os valores ainda estão aquém nos indicadores hóspedes e dormidas que registaram decréscimos de 1,5% e 3,4%, respetivamente, em contraste com as receitas turísticas que tiveram um aumento de 1,0%.

No indicador dormidas, o Algarve é o principal destino nacional dos turistas provenientes do Reino Unido que visitam Portugal (58,1%), seguido da Madeira (20,3%), da Área Metropolitana de Lisboa (12,7%) e do Norte (5,2%).

Este foi o panorama observado no final do ano de 2022:

Perspetivas

A economia global está novamente em um momento altamente incerto, segundo as projeções mais recentes do FMI, que cita que os riscos acumulados da pandemia, a guerra na Ucrânia e no Médio Oriente (Israel), o aumento dos juros e as restrições de gastos levarão a que a economia britânica registe um crescimento moderado em 2023, na ordem de 0,5%. Para 2024 está previsto um crescimento similar de 0,6%.

De 2023 a 2027, as partidas internacionais do Reino Unido devem crescer a um CAGR de 5,8% para chegar a um total de 111,4 milhões de partidas em 2027 (projeções da GlobalData). Os gastos dos turistas britânicos no estrangeiro deverão aumentar a um CRGR de 7,8% reportado ao período de 2023 a 2026 (previsões da GlobalData).

De acordo com as estimativas da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de verão de 2023 face à de 2019 para o mercado britânico, estas revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos programados disponíveis: Espanha: 14,2 milhões de lugares (-0,3%); Itália: 4,7 milhões de lugares (-1,5%); França: 4,2 milhões de lugares (+14,7%); Grécia: 4 milhões de lugares (+14,6%); Turquia: 3,9 milhões de lugares (+49,6%%) e Portugal: 3,8 milhões de lugares (+14,1%).

Os dados da Forwardkeys relacionados com as reservas indiciam que as previsões de passageiros com origem no mercado do Reino Unido para Portugal reportadas ao período de outubro de 2023 a março de 2024, deverão registar um acréscimo (+8,4%) face ao período homólogo anterior.

 

Notícias de mercado

Economia do Reino Unido estagna com taxas de juros mais altas

Após sucessivos aumentos das taxas de juro, os números mostram que a economia do Reino Unido não conseguiu crescer entre Julho e Setembro, enquanto o Banco Central revela que o país deve registar um crescimento nulo até 2025. O setor dos serviços registou uma quebra ligeira, enquanto a indústria transformadora e construção registaram um crescimento marginal. O governo afirma que pretende reduzir a carga fiscal e o corte nos impostos sobre as empresas é uma prioridade. Previsões de crescimento para os últimos três meses do ano situam-se entre 0% e 0,1%.

Tendências de viagem recentes no mercado britânico 2023/24

Segundo o ABTA Holiday Habits 2023 – 2024 Report , em 2024, um numero crescente de consumidores vai marcar férias fora do período tradicional de verão (primavera ou outono), procurando o melhor valor possível. A pesquisa revela: ▪ 72% afirmam que o aumento do custo de vida vai afetar as suas decisões e planos de viagem em 2024, adotando uma série de medidas que ajudem a controlar os gastos com férias; ▪ 22% irão tirar menos férias, 21% vão reservar alojamento mais barato e 17% planeiam fazer menos refeições fora; ▪ Maio e Junho serão os meses mais populares para férias no estrangeiro em 2024, com 21% das pessoas a planearem viajar nesses meses, em Outubro (19%), Julho (17%) e agosto (17%); ▪ Número crescente de consumidores vai reservar férias através de um agente de viagens; ▪ 61% das pessoas que fizeram uma viagem ao estrangeiro no último ano compraram um pacote de férias, citando o preço como o principal fator; ▪ Os consumidores irão substituir outros bens não essenciais, como comer fora (57%), atividades de lazer (46%) e roupas, sapatos e acessórios (42%) antes de reduzirem as férias (34%); ▪ 51% planeia gastar nas férias de 2024 a mesma quantia que em 2023, com 28% a planear gastar mais. Em conclusão, esta pesquisa indica a resiliência do consumidor, o compromisso com as férias e a confianças na industria de viagens.

03.11.2023 - www.travelweekly.co.uk

Confiança do consumidor cai em toda a linha com a paralisação da economia do Reino Unido

O mais recente barómetro da confiança dos consumidores da GfK tem implicações terríveis para os profissionais de marketing do Reino Unido, uma vez que o público britânico procura poupar em vez de gastar. Barómetro de Confiança do Consumidor da GfK revela que a confiança do consumidor britânico registou uma quebra em outubro. De forma mais crítica, o principal índice de compras caiu de 14 para -34. Esta incerteza é motivada pelo aumento dos custos com a energia, nível de hipoteca e aluguer, um mercado de trabalho em desaceleração e novas incertezas vindas do conflito no Médio Oriente.

20.10.2023 - www.marketingweek.com

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Cláudia Miguel

Cláudia Miguel

Coordenadora da equipa no mercado

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