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Última atualização: agosto 2023

ÍNDIA

Perfil do mercado

População e caracterização sócio-económica

Índia é um país com 1.411,2 milhões de habitantes em 2022, estimando-se que, em 2025, totalize os 1.454,6 milhões.

Nesse ano, a Índia foi a 5.ª maior economia a nível mundial, de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic.

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

Em 2019, a Índia foi o 13.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, com 27 milhões de viagens (+2,4% face ao ano precedente; quota: 1,4% do total da procura turística mundial). Em 2022, registou-se uma quebra de 72,9% em resultado da pandemia, e consolida-se esta tendência no ano seguinte, embora em menor grau, observando-se um decréscimo de 12,1%, em 2021. Este comportamento negativo inverteu-se, em 2022, com um aumento significativo de 172,8%, verificando-se, no entanto, um nível inferior face a 2019 na ordem de 35,0%.

A Índia ocupou o 12.º lugar no ranking dos mercados emissores concentrando uma quota de 2,0%, em 2022. 

Em 2022, nos fluxos de Outbond da Índia para os seus principais top 10 destinos, Emirados Árabes Unidos ocupa a 1.º posição concentrando uma quota de 15,8%, seguem-se Arábia Saudita (7,1%), EUA (7,1%), Kuwait (6,7%), Tailândia (5,4%), Singapura (2,5%), Reino Unido (2,5%), Maldivas (1,8%), Bahrain (1,8%) e Omã (18%). A Ásia Pacífico concentrou 45% do total dos turistas indianos que viajam para o exterior, o Médio Oriente 34%, a Europa 11%, a América do Norte 6% e África 4%.

Nova Deli (quota: 27%), Bombaim (17%), Cochim (11%) e Calecut (8%) são as principais cidades emissoras de partidas dos turistas indianos para o estrangeiro. A maioria das viagens para o exterior (96,7%) foram por via aérea, seguindo-se por via terrestre (2,2%) e marítima (1,1%).

A estada média no estrangeiro foi de 8,5 dias. Os turistas indianos que viajam em casais, famílias, individualmente e em grupo concentraram quotas de 33,6%, 32,6%, 18,2% e 15,6% respetivamente, do total das viagens para o estrangeiro. A faixa etária dos 50 aos 64 anos é a mais representativa (quota 27,7%) seguida da faixa dos 35-49 anos (20,7%) e da dos 25-34 anos (19,5%).

A motivação Lazer concentrou 52,4% do total das viagens dos residentes da Índia ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives), a motivação de negócios totalizou uma quota de 38,9% e outros motivos os restantes 8,7%.

Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes indianos ao estrangeiro distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 26,5%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 40,0% e a época média com 33,5%.

Os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas indianos diminuíram consideravelmente em 2020 devido ao impacto que a COVID-19 teve nas viagens ao exterior. O gasto total registou uma quebra anual de 44,8% face a 2019, registando um novo decréscimo no ano seguinte de 15,2%, invertendo-se esta tendência em 2022, registando um crescimento expressivo na ordem de 67,7%.

Em 2019, em termos de gastos turísticos no estrangeiro, a Índia ocupou a 15.ª posição mundial (29 mil milhões USD) com quota de 1,5%. Em 2022, o mercado indiano subiu oito posições, ocupando o 8.º lugar concentrando uma quota de 2,5%.

Os gastos no exterior com o Retalho registaram a quota de mercado mais elevada (51,3%), seguido dos gastos com o Transporte (17,8%), da Restauração (15,4%), Outros Setores (6,6%), a Intermediação Agências de viagens e operadores (3,9%), do Alojamento (3,6%) e do Entretenimento (1,4%). O gasto médio diário no exterior de viagem foi de 150,7 USD.

Dimensão do mercado em Portugal

A Índia posiciona-se, em 2022, como o 26.º mercado turístico para o destino Portugal aferido pelo indicador hóspedes (quota de 0,4%) e ocupa o 31.º no indicador de dormidas (quota de 0,3%).

Em 2022, o mercado indiano registou 61,0 mil hóspedes que geraram 144,5 mil dormidas. Estes valores conduziram a acréscimos de 292,2% e 245,4%, respetivamente, face ao ano anterior. Destaca-se como o 36º. mercado em termos de receitas turísticas com um valor de 34 milhões € (quota de 0,2%), registando um aumento de 242,0% comparativamente ao ano de 2021.

Comparando 2022 com 2019 antes da pandemia, os valores ainda estão aquém nos principais indicadores hóspedes (-15,9%), dormidas (-9,1%) e receitas turísticas (-2,4%). No indicador dormidas, a Área Metropolitana de Lisboa é o principal destino nacional dos turistas provenientes da Índia que visitam Portugal (63,3%), seguido do Norte (14,4%) e Algarve (12,3%).

Este foi o panorama da procura para Portugal observado no final do ano de 2022:

Perspetivas

As projeções mais recentes do FMI referem que a economia da Índia registará um crescimento de 5,9% em 2023, apesar da atual conjuntura internacional ser desfavorável, com o conflito na Ucrânia, o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Para o ano de 2024 perspetiva-se um crescimento ligeiramente superior, na ordem de 6,1%.

De acordo com as estimativas da GlobalData, entre 2023 e 2027, as partidas internacionais dos turistas indianos ao estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 7,7%, para chegar a um total de 34,2 milhões de partidas em 2027. Os gastos dos turistas deste país no exterior deverão aumentar a um CAGR de 11,9% para o mesmo período.

Segundo as estimativas da OAG Scheludes Analyser, tendo por base a temporada de verão de 2023 comparativamente a 2019 para o período entre 1 de abril a 30 de setembro de 2023, prevê-se o seguinte número de lugares aéreos disponíveis da Índia para os principais destinos europeus: Reino Unido: 830 mil lugares (+11,5%); Alemanha: 420 mil (-6,3%); França: 230 mil (+4,0%) e Itália: 70 mil (-22,7%).

Notícias de mercado

Mais de 30% dos viajantes indianos optam por visitar destinos no Médio Oriente

Cerca de 70% dos indianos que viajam para o exterior escolhem destinos próximos, um terço viaja para o Oriente Médio. Por sua vez os turistas indianos estão dispostos a gastar até US$ 7 mil em viagens internacionais. Os Emirados Árabes Unidos são o principal destino, seguidos pela Arábia Saudita A Índia é um dos três principais mercados de turismo emissor de crescimento mais rápido – impulsionado pela crescente classe média. Perspetiva-se que o mercado emissor indiano valha US$ 143,5 bilhões anualmente até o final desta década.

O país mais populoso do mundo prepara-se para se tornar uma força turística

A Índia está a afirmar-se como um destino turístico proeminente no panorama global, impulsionada por um crescimento significativo no setor do turismo. O setor do turismo está no centro das atenções, à medida que a Índia vive um verdadeiro “boom” nessa área. De acordo com relatórios recentes, prevê-se que os indianos gastem mais de 42 mil milhões de dólares (38,8 mil milhões de euros) por ano em viagens internacionais até 2024. a Índia é atualmente o destino com maior crescimento no turismo internacional. Embora alguns países recebam um maior número total de turistas, nenhum deles está a registar um crescimento tão rápido como a Índia. Especialistas afirmam que este crescimento está a ser impulsionado por melhorias na infraestrutura e pela expansão do setor de aviação. O crescimento no setor de aviação também é impulsionado pelas companhias aéreas de baixo custo.

14.06.2023 - www.tnews.pt

Índia pode-se tornar a nova China na reordenação das viagens pela Ásia

O momento é propício para a Índia que surge como um candidato adequado para substituir a China como o maior mercado de origem de viagens no continente asiático. Levantamento de algumas restrições da política rigorosa de Covid-zero na China, principalmente para o turismo doméstico, parece um pouco tarde demais, em um momento em que o resto do mundo convive com o vírus. De acordo com a Booking.com, os turistas indianos emergem como os viajantes mais confiantes da Ásia-Pacífico, com 86% dos indianos a pretenderem viajar nos próximos 12 meses. Um relatório intitulado Viagens e turismo de saída – uma oportunidade não explorada, de Nangia Andersen, refere que as viagens de outbound da Índia ultrapassariam 42 mil milhões US$ até 2024. A Geração Z e os millennials que concentram a maior parcela da população na Índia, constituindo um importante grupo de consumidores, com altos rendimentos disponíveis alavancando a recuperação do setor de turismo. Por outro lado, as viagens de luxo ao exterior estão em alta. Os indianos gastam muito e os destinos perceberam isso. Existem aproximadamente 60 países para os quais os turistas indianos podem viajar sem obter um visto com antecedência e países como o Cazaquistão recentemente e a Malásia de forma limitada estão procurando facilitar regimes de visto mais fáceis.

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Cláudia Matias

Cláudia Matias

Coordenadora da equipa no mercado

claudia.matias@turismodeportugal.pt