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Última atualização: fevereiro 2024

ALEMANHA

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

A Alemanha é um país da Europa Central com 85,38 milhões de habitantes em 2023, estimando-se que em 2026 esse número possa atingir os 86,05 milhões. Face à União Europeia (UE) a sua quota foi de 18,7%.

Em 2023, a Alemanha foi a 4.ª maior economia a nível mundial e a 1.ª no contexto europeu conforme abaixo indicado indicamos de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic:

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

De acordo com os dados da Globaldata, a Alemanha foi o 2.º mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 120,8 milhões de viagens em 2023, que equivale a uma quota de 6,3% do total da procura turística mundial.

Em 2022, (dados Reiseanalyse 2023), Renânia do Norte-Vestfália (quota de 22,8%), Baviera (14,1%), Baden-Wurtemberga (13,1%), Baixa Saxónia (8,3%) e Hessen (8,2%), constituem as 5 principais regiões emissoras de turistas germânicos para o estrangeiro (concentram 66,5% do total de outbound).

Segundo a Globaldata, em 2023, as saídas de turistas germânicos para o estrangeiro registaram um crescimento relevante (+23,0%), superando o nível registado em 2019 antes da pandemia (+4,1%). Cerca de 89,3% dos fluxos totais de outbound estão concentrados no continente europeu; 57,7% das viagens para o estrangeiro realizaram-se por via terrestre, 38,6% foram aéreas e apenas 3,7% por transporte marítimo.

A estada média no estrangeiro foi de 8,7 dias; e a faixa etária mais representativa foi dos 35 aos 49 anos (27,3%), seguida da faixa dos 50-64 anos (22,7%). Em termos globais de sazonalidade, as deslocações distribuíram-se em: época alta (julho a setembro) com 28,1%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 35,9% e época média com 36,0%. Relativamente aos elementos que constituiram o grupo, a maioria dos turistas viajaram em casal (31,3%), seguindo-se os que viajaram em família (24,4%), sozinhos (24,1%) e em grupo (20,3%).

Em 2023, a motivação Lazer concentrou 88,3% do total das viagens dos residentes alemães ao estrangeiro (inclui Lazer, e Visitas a familiares e amigos) e as viagens de negócios representaram 9,2%.

Os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas alemães registaram em 2023 um crescimento interessante na ordem de 27,5% face ao ano anterior, excedendo também o nível observado em 2019 (+8,6%). 

Os gastos no exterior com o Transporte registaram uma quota de 23,2%, seguido do Comércio a retalho (20,3%), Alojamento (20,1%), Agentes Viagens e turismo (15,5%), Restauração (12,6%), Entretenimento (4,7%) e outros setores (3,4%). O gasto médio per capita por viagem no exterior foi de 145,4 USD.

Dimensão do mercado em Portugal

Alemanha posicionou-se em 2023 como o 5.º mercado turístico para o destino Portugal aferido pelo indicador hóspedes (quota: 8,9%) e o 2.º em dormidas (11,3%). Nesse ano, o mercado da Alemanha registou cerca de 1 621,5 mil hóspedes (var.23/22: +13,4%) que geraram 6 073,0 mil dormidas (+12,9%). Destaca-se ainda como o 3.º mercado em termos de receitas turísticas com um valor de 2 827,2€ milhões (quota: 11,2%), registando um aumento homólogo de 19,4%.

Comparando 2023 com 2019, antes da pandemia, observa-se que os valores registados nos indicadores hóspedes (+5,2%), dormidas (+2,6%) e receitas turísticas (+43,2%) foram superiores aos valores observados na pré-pandemia.

Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal

No indicador dormidas, a Madeira é o principal destino nacional dos turistas provenientes da Alemanha que visitam Portugal (31,1%), seguido do Algarve (29,4%), da Área Metropolitana de Lisboa (19,7%), e do Norte (9,5%).

Este foi o panorama verificado no final do ano de 2023:

Perspetivas

As mais recentes projeções do Fundo Monetário Internacional para 2023 apontam para uma diminuição da atividade económica de 0,3% da Alemanha, deverá ser a única economia do G7 a registar uma contração, na sequência do conflito na Ucrânia e das suas implicações (indústria alemã estava altamente dependente das importações de energia da Rússia, especialmente do gás), particularmente ao nível do aumento de preços da energia e de outras commodities, bem como do aumento das taxas de juro bancárias, para 2024 está previsto um crescimento do PIB de 0,5%.

De 2024 a 2027, as partidas internacionais da Alemanha deverão crescer a um CAGR de 6,3% para chegar a um total de 156,0 milhões de partidas em 2027 (projeções da GlobalData). Os gastos dos turistas germânicos no estrangeiro deverão aumentar a um CRGR de 10,3% reportado ao período de 2024 a 2027 (previsões da GlobalData).

Segundo estimativas da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de verão de 2023 face à de 2019 para o mercado germânico, estas revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos programados disponíveis: Espanha: 8,8 milhões de lugares (+5,6%), Turquia: 7,0 milhões de lugares (+12,0%), Itália: 4,2 milhões de lugares (+1,6%), Grécia: 3,8 milhões de lugares (-8,8%), Portugal: 1,6 milhões de lugares (+2,6%) e Croácia: 1,0 milhões de lugares (+6,3%).

Se compararmos a temporada de Inverno 2024 (entre 1 de outubro de 2023 a 31 de março de 2024) face ao período homólogo de 2019 prevê-se o seguinte número de lugares aéreos disponíveis da Alemanha para os principais destinos europeus: Espanha: 6,2 milhões de lugares (+15,1%), Turquia: 4,3milhões de lugares (+18,6%), Itália: 2,7 milhões de lugares (+14,5%), Grécia: 1,7 milhões de lugares (+25,2%), Portugal: 1,6 milhões de lugares (+13,3%) e Egito: 1,5 milhões de lugares (+35,5%).

Os dados da Forwardkeys relacionados com as reservas indiciam que as previsões de passageiros com origem no mercado da Alemanha para Portugal reportadas ao período de fevereiro a julho de 2024, deverão registar um acréscimo (+14,4%) face ao período homólogo anterior.

Em 2024, há um maior número de alemães a manifestarem vontade de ir de férias do que o verificado em 2023, isto apesar dos preços mais elevados, da recessão económica e dos conflitos internacionais. Na Europa, Espanha continuará a ser o destino mais procurado, mas a Escandinávia subiu para o 3.º lugar em 2023, enquanto a Turquia e a Grécia perderam quota. De acordo com a Travel Data Analytics (TDA), em dezembro de 2023, o nível de reservas para férias em 2024 já estava anormalmente elevado, tanto para as férias de inverno, como para as de verão.

Notícias de mercado

Novas reservas em março abaixo do mês homólogo anterior

De acordo com a análise das agências de viagens realizada pelo prestador de serviços de back-office Tats, o total das vendas faturadas em março diminuiu 1,5% e as encomendas recebidas diminuíram 16% em comparação com março de 2023. Até os cruzeiros, o motor de vendas do turismo, enfraqueceram em termos de novas reservas.

17.04.2024 - www.reisevor9.de

Operadores turísticos esperam para o corrente ano números de hóspedes similares aos de 2019, antes da crise

Para o verão de 2024, os operadores turísticos preveem um aumento das vendas e um regresso aos números de viajantes anteriores à crise. De acordo com um inquérito, muitas reservas foram recebidas com antecedência, especialmente de famílias. Ao mesmo tempo, a descida das taxas de inflação e o aumento dos rendimentos estão a contribuir a garantir que mais consumidores possam viajar. A par disso, cinco tendências principais estão a impulsionar o negócio: promoções de reservas antecipadas, ofertas com tudo incluído para famílias, aumento da procura por parte dos best agers, o interesse contínuo por viagens para destinos longínquos e o forte crescimento das viagens para a Turquia.

15.04.2024 - www.reisevor9.de

Número extraordinariamente elevado de dormidas em fevereiro

O turismo na Alemanha aumentou significativamente em fevereiro. De acordo com dados preliminares publicados a 11 de abril pelo Serviço Federal de Estatística, o número de dormidas de hóspedes nacionais e estrangeiros aumentou 6,9% em relação ao ano anterior, para 28,2 milhões. Este foi o valor mais elevado de fevereiro desde 2020, quando foram registadas 29,9 milhões de dormidas no último mês antes do início da pandemia do Coronavírus.

11.04.2024 - www.fvw.de

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