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Última atualização: outubro 2023

ALEMANHA

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

A Alemanha é um país da Europa Central com 84,4 milhões de habitantes em 2022, estimando-se que em 2025 esse número possa atingir os 85,7 milhões. Face à União Europeia (UE) a sua quota foi de 18,6%.

Em 2022, a Alemanha foi a 4.ª maior economia a nível mundial e a 1.ª no contexto europeu conforme abaixo indicado indicamos de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic:

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

De acordo com os dados recentes da Globaldata, a Alemanha foi, em 2022, o 1.º mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 98,3 milhões de viagens, concentrando uma quota de 11,4% do total da procura turística mundial.

Em 2022, (Reiseanalyse 2023), Renânia do Norte-Vestfália (quota de 22,8%), Baviera (14,1%), Baden-Wurtemberga (13,1%), Baixa Saxónia (8,3%) e Hessen (8,2%) constituem as 5 principais regiões emissoras de turistas germânicos para o estrangeiro (66,5% do total de outbound).

Segundo os dados da Globaldata, no mesmo ano, as saídas de turistas germânicos para o estrangeiro registaram um crescimento significativo (+88,3%), mas ainda apresentam um nível inferior ao registado em 2019, antes da pandemia (-15,4%). Cerca de 91,8% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu. Por sua vez, em 2022, 56,1% das viagens ao estrangeiro realizadas pelos turistas germânicos foram por via terrestre, 40,1% reportaram a viagens aéreas e 3,8% por transporte marítimo.

A estada média no estrangeiro foi de 8,7 dias. Destaque para os casais que concentraram uma quota de 31,5% do total das viagens para o estrangeiro, os turistas que viajam em família (24,8%) e individuais (24,2%).

Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos turistas germânicos distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 29,3%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 34,0% e época média com 36,7%. Nas viagens ao exterior, a faixa etária dos 35 aos 49 anos é a mais representativa (quota 38,4%), seguida da faixa 50-64 anos (23,1%).

Nesse ano, a motivação Lazer concentrou 90,0% do total das viagens dos residentes germânicos ao estrangeiro (inclui Lazer, e Visitas a familiares e amigos). As viagens de negócios concentram uma quota de 7,4%.

Os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas alemães registaram um crescimento significativo de 100,5% face ao ano anterior, mas ainda aquém do observado em 2019 (-28,8%).

Os gastos no exterior com o Transporte registaram uma quota de 23,0%, seguido do Alojamento (20,4%), Comércio a retalho (20,0%), Agentes Viagens e turismo (16,1%), Restauração (12,4%), Entretenimento (4,7%) e outros setores (3,4%) e O gasto médio per capita por viagem no exterior foi de 131,8 USD.

Dimensão do mercado em Portugal

Alemanha posicionou-se, em 2022, como o 5.º mercado turístico para o destino Portugal aferido pelo indicador hóspedes (quota de 9,3%) e o 2.º no indicador de dormidas (quota de 11,5%).

Nesse ano, o mercado da Alemanha registou cerca de 1 430,6 mil hóspedes que geraram 5 362,6 mil dormidas. Estes valores conduziram a acréscimos de 150,9% e 142,0%, respetivamente, face ao ano anterior.

Destaca-se como o 4.º mercado em termos de receitas turísticas com um valor de 2 365,6 milhões € (quota de 11,2%), registando um aumento de 108,2% comparativamente ao ano de 2021.

Comparando o ano de 2021 face ao ano de 2019 antes da epidemia, os valores estão aquém nos principais indicadores hóspedes e dormidas que registaram quebras de 7,3% e 9,4%, respetivamente. Em contraste, as receitas turísticas registaram um aumento de 19,8%.

Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal

No indicador dormidas, o Algarve é o principal destino nacional dos turistas provenientes da Alemanha que visitam Portugal (29,0%), seguido da Madeira (28,6%), da Área Metropolitana de Lisboa (20,4%) e do Norte (9,4%).

Este foi o panorama verificado no final do ano de 2022:

Perspetivas

As mais recentes projeções do Fundo Monetário Internacional para 2023 apontam para uma diminuição da atividade económica de 0,3%. Deverá ser a única economia do G7 a registar uma contração, na sequência do conflito na Ucrânia e o seu impacto na indústria alemã, que estava altamente dependente das importações de energia da Rússia, especialmente do gás; ao nível do aumento de preços da energia e de outras commodities; e subida das taxas de juro bancárias. Para 2024 está previsto um crescimento do PIB de 1,1%.

De 2023 a 2027, as partidas internacionais da Alemanha devem crescer a um CAGR de 5,6% para chegar a um total de 152,2 milhões de partidas em 2027 (projeções da GlobalData).

Os gastos dos turistas germânicos no estrangeiro deverão aumentar a um CRGR de 8,9% reportado ao período de 2023 a 2027 (previsões da GlobalData).

De acordo com as estimativas da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de verão de 2023 face á de 2019 para o mercado germânico, estas revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos programados disponíveis: Espanha: 8,8 milhões de lugares (+5,6%); Turquia: 7,0 milhões de lugares (+12,0%); Itália: 4,2 milhões de lugares (+1,6%); Grécia: 3,8 milhões de lugares (-8,8%); Portugal: 1,6 milhões de lugares (+2,6%) e Croácia: 1,0 milhões de lugares (+6,3%).

Os dados da Forwardkeys relacionados com as reservas indiciam que as previsões de passageiros com origem no mercado da Alemanha para Portugal reportadas ao período de setembro de 2023 a fevereiro de 2024, deverão registar um acréscimo (+25,8%) face ao período homólogo anterior.

Notícias de mercado

Como e onde os destinos turísticos anunciam no mercado alemão

Nas suas estratégias de meios de comunicação, 96% dos anunciantes de destinos turísticos investem em publicidade nativa e, por conseguinte, em conteúdos patrocinados em meios de comunicação com carácter editorial. Quase dois terços investem durante todo o ano, enquanto 38% estão ativos sazonalmente e 21% apenas anunciam no contexto de eventos. Publicidade em redes sociais (96%) e marketing nos motores de busca (95%) são os preferidos pelos destinos. Instagram (45%) e Facebook (35%) continuam a ser as plataformas mais importantes, de acordo com um inquérito a 300 intervenientes no marketing de destinos.

22.11.2023 - www.reisevor9.de

Confiança nas vendas ligeiramente atenuada

Os últimos resultados do Índice do Clima de Vendas no Turismo, dos consultores de gestão Dr. Fried & Partner, mostram uma mudança notável na perceção da situação atual e das perspetivas futuras, em comparação com o mês anterior. A confiança é mais moderada e as expetativas para os próximos seis meses também são vistas de forma mais pessimista para o mercado germânico.

20.11.2023 - www.reisevor9.de

Mercado alemão das viagens de negócios está a crescer mais lentamente do que mercado da UE

O volume de negócios das viagens de negócios na Europa deverá aumentar acentuadamente nos próximos meses e atingir 415 mil milhões de euros em 2027, de acordo com o Business Travel Outlook da associação internacional de viagens de negócios GBTA. Em 2025, o volume de negócios ultrapassará o nível de 2019, com 360 mil milhões de euros. A nível da Europa, as despesas estão a 69% do nível anterior à pandemia de Coronavírus, enquanto na Alemanha estão apenas a 65%.

17.11.2023 - www.reisevor9de

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