ALEMANHA
Perfil do mercado
População e caracterização socioeconómica
A Alemanha é um país da Europa Central com 85,38 milhões de habitantes em 2023, estimando-se que em 2028 esse número possa atingir os 86,93 milhões. Face à União Europeia (UE) a sua quota foi de 18,7%.
Em 2023, a Alemanha foi a 4.ª maior economia a nível mundial e a 1.ª no contexto europeu de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic:
Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro
De acordo com os dados da Globaldata, a Alemanha foi o 2.º mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 111,9 milhões de viagens, em 2023, concentrando uma quota de 13,1% do total da procura turística mundial. Cerca de 88,2% dos fluxos de estão concentrados no continente europeu.
Segundo dados Reiseanalyse 2024, as 5 principais regiões emissoras de turistas germânicos para o estrangeiro (quota outbound: 67,6%) foram: Renânia do Norte-Vestfália (quota: 21,5%), Baviera (15,6%), Baden-Wurtemberga (13,4%), Baixa Saxónia (9,7%) e Hessen (7,4%).
Por sua vez, cerca de 56,6% das viagens ao estrangeiro em 2023 realizadas pelos turistas germânicos foram por via terrestre, 39,7% reportaram a viagens aéreas e 3,7% por transporte marítimo.
A permanência média global no estrangeiro foi de 8,6 dias. Relativamente às viagens dos casais, dos turistas que viajam em família, individuais e em grupo, concentraram uma quota de 31,2%, 24,1% e de 23,9% e 20,8%, respetivamente, do total das viagens para o estrangeiro.
Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos turistas germânicos distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 28,9%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 35,9% e época média com 35,2%.
Nas viagens ao exterior a faixa etária dos 35 aos 49 anos é a mais representativa (quota 27,7%), seguida da faixa 50-64 anos (22,5%).
Nesse ano, a motivação Lazer nesse ano concentrou 87,8% do total das viagens dos residentes germânicos ao estrangeiro (inclui Lazer, e Visitas a familiares e amigos). As viagens de negócios concentram uma quota de 9,7%.
Portugal posiciona-se no 6 lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado, (Taxa de crescimento +4,4%; quota de 3,7%; 1 259 285 turistas no período de 8 de janeiro de 2024 a 5 de janeiro de 2025.
Lisboa posiciona-se no 12.º lugar em termos de ranking de cidades totais (Taxa de crescimento +7,4%; quota de 1,4%; 494 270 turistas), Porto no 21.º lugar (Taxa de crescimento +4,4%; quota de 0,9%; 292 173 turistas), Faro no 22.º lugar (Taxa de crescimento +2,2%; quota 0,9%; 290 563 turistas); Funchal no 62.º lugar (Taxa de crescimento -1,4%; quota de 0,4%;142 284 turistas), Ponta Delgada no 209.º lugar (Taxa de crescimento +3,7%; quota de 0,1%; 32 533 turistas).
Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas germânicos para Portugal foram: Lufthansa (quota 27,2%), TAP Air Portugal (quota 22,1%), Eurowings (18,6%), Ryanair (17,2%), Tuifly (quota 4,6%), Condor Flugdienst (2,6%), Eurowings Discover (1,3%), Klm Royal Dutch Airlines (1,3%), easyjet (1,2%), Sata International (0,8%) e outros (3,0%).
A principal cidade alemã de origem do voo para Portugal foi Frankfurt (quota de 25,2%), seguido de Munich (16,2%), Dusseldorf (13,6%), Berlin (11,6%), Hamburg (9,9%), Cologne (6,6%) Stuttgart (5,9%), Hanover (2,3%), Memmingen (2,1%), Karlsruhe (2,1%), Nuremberg (1,5%) e outras cidades (3,0%).
Quota na motivação de viagem de Lazer do turista germânico em Portugal (96,6%) e em Negócios (3,4%).
O Turista germânico registou uma permanência média de 10,3 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (14,8%), 4-7 noites (45,2%), 2 semanas (26,1%), 3 semanas (6,5%) e mais de 4 semanas (7,4%).
Dimensão do grupo em Portugal :3,8 visitantes em média: 1 pessoa (22,6%); 2 pessoas (40,1%); 3-5 pessoas (27,2%); 6-9 pessoas (4,6%) e +10 pessoas (5,5%).
Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista alemão na sua viagem para Portugal (75 dias) | <15 dias (17,9%); 15-30 dias (16,3%); 31-60 dias (20,9%); 61-90 dias (14,4%) e +91 dias (30,5%).
Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (65,8%); Indireto (34,2%).
Tipo de agências de viagens Corporate TA (9,7%); Retail TA (59,7%), Online TA (30,6%).
Em 2023, em termo de gastos turísticos no estrangeiro, Alemanha ocupou o 3.º lugar no contexto mundial, com uma quota de 7,4%.
Os gastos no exterior com o Transporte registaram uma quota de 23,5%, seguido do Comércio a retalho (20,3%), Alojamento (19,9%), Agentes Viagens e turismo (15,4%), Restauração (12,7%), Entretenimento (4,7%) e outros setores (3,4%) e O gasto médio per capita por viagem no exterior foi de 155,4 USD.
Dimensão do mercado em Portugal
Em 2023, a Alemanha posicionou-se como o 2.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 11,3%) e ocupou o 5.º lugar para o indicador hóspedes (quota 8,9%). As receitas turísticas ascenderam a 2 852,1 milhões de euros, posicionando-se no 3.º lugar concentrando uma quota de 11,2%.
Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal
Este foi o panorama verificado no final do ano de 2023:
Perspetivas
Os dados mais recentes do FMI indicam que a economia germânica registou um decréscimo de 0,3% em 2023, em resultado da atual conjuntura internacional ser desfavorável, em particular com o conflito na Ucrânia e no Médio Oriente, o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios, e perspetiva-se para o ano de 2024 uma estagnação e para 2025 um crescimento na ordem de 0,8%.
De 2024 a 2028, as partidas internacionais da Alemanha deverão crescer a um CAGR de 5,8% para chegar a um total de 158,3 milhões de partidas em 2028 (projeções da GlobalData).
Os gastos dos turistas germânicos no estrangeiro deverão aumentar a um CRGR de 10,1% reportado ao período de 2024 a 2028 (previsões da GlobalData).
De acordo com as estimativas da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de verão de 2024 face á de 2023 para o mercado germânico (1 de abril a 30 de setembro de 2024), estas revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos programados disponíveis: Espanha: 10,8 milhões de lugares (+6,5%), Turquia: 8,2 milhões (+3,5%), Itália: 5,6 milhões (+13,7%), Grécia: 4,8 milhões (+6,2%), Portugal: 1,7 milhões (+1,8%) e Croácia: 1,2 milhões (+13,1%).
Os dados da Forwardkeys relacionados com as reservas indiciam que as previsões de passageiros com origem no mercado da Alemanha para Portugal reportadas ao período de janeiro a junho de 2025, deverão registar um acréscimo (+5,7%) face ao período homólogo anterior.
Em 2023, nos fluxos de outbound da Alemanha para os seus principais top 10 destinos, Áustria ocupa a 1º posição, concentrando uma quota de 13,2%, seguem-se França (11,5%), Itália (9,8%), Espanha (9,6%), Países Baixos (5,8%), Turquia (5,2%), Polónia (4,8%), Dinamarca (4,3%), Grécia (4,2%) e Croácia (2,9%). Portugal posiciona-se no 18.º lugar com uma quota de 1,4%.
Notícias de mercado
Companhias aéreas no lugar cimeiro nos aeroportos germânicos
A Lufthansa oferece o maior número de lugares em cinco dos 22 aeroportos alemães de grande e média dimensão, enquanto a Ryanair oferece o maior número de lugares em seis. A Ryanair é o número um em Berlim, por exemplo, com 5,3 milhões de lugares, à frente da Easyjet, com 4,9 milhões, e da Lufthansa Airlines, com 3,1 milhões. Noutros aeroportos, como os hubs da Lufthansa em Frankfurt e Munique, é claro quem é o número um. A Eurowings oferece os maiores contingentes em Düsseldorf, bem como em Hamburgo, Colónia/Bona e Estugarda. Em Hannover, por outro lado, a Tuifly é a companhia com o maior número de lugares. A Aerotelegraph apresenta uma panorâmica geral.
Alemanha regista um crescimento de 7,7% de passageiros em 2024
Em 2024, os 22 principais aeroportos alemães registaram cerca de 199,5 milhões de passageiros. De acordo com o Serviço Federal de Estatística (Destatis), isto significa que mais 7,7% dos passageiros descolaram ou aterraram nos aeroportos do que em 2023. Em comparação com o nível pré-Covid de 2019, quando os aeroportos registaram um máximo histórico de 226,7 milhões de passageiros, o número de passageiros em 2024 foi 12,0% inferior. O número de voos domésticos continuou a ser significativamente inferior ao registado antes da pandemia, enquanto o tráfego internacional se aproximou do nível anterior à pandemia.
Viagens de férias, TDA regista fortes reservas de verão no mercado alemão
A situação atual das reservas comunicada pela Travel Data + Analytics (TDA) relativamente ao mês dezembro de 2024 excede o nível de há um ano, tanto em termos de vendas como de número de pessoas reservadas. No entanto, ainda faltam quase 1,3 mil milhões de euros de receitas para a época de inverno, que decorre até ao final de abril, pois foram feitas mais reservas para a época de verão de 2025.