TravelBI
Home / Mercados / Publicações / Tendências do mercado turístico alemão para 2024

Publicação

fevereiro 19, 2024
Pedro Pereira

Tendências do mercado turístico alemão para 2024

mercados

Em 2024, há um maior número de alemães a manifestarem vontade de ir de férias do que o verificado em 2023, isto apesar dos preços mais elevados, da recessão económica e dos conflitos internacionais. Para além de querem ir de férias, os alemães mostram vontade em voltar a procurar destinos internacionais, numa percentagem muito significativa, de acordo com a última análise anual da BAT Foundation for Future Studies.

Segundo este estudo, 63% dos alemães já planearam pelo menos uma viagem de férias, de pelo menos cinco dias de duração, para algum momento deste ano. Isto representa mais três pontos percentuais do que em 2023 e fica apenas dois pontos percentuais abaixo do nível pré-pandemia. Em contrapartida, só 18% referiram que não pretendem viajar este ano, em comparação com 20% no ano passado; e 19% dizem ainda não ter tomado decisões sobre este assunto. 

Em termos de destinos de viagem, a tendência para destinos de férias estrangeiros continuará a ser significativa, apesar do turismo interno se manter dominante em 2024. De acordo com o mesmo estudo, os alemães estão dispostos a gastos consideráveis no que respeita à escolha dos seus destinos de férias, apesar de valorizarem a relação custo-benefício. Em 2023, a Alemanha foi o principal destino de viagem com uma quota de mercado de 37%, mas este ano apenas 28% dos entrevistados disseram que a Alemanha seria o destino da sua principal viagem de férias. Em relação à procura pelas diferentes regiões mundiais, 39% irão para destinos europeus, enquanto 16% planeiam uma viagem de longa distância.

Na Europa, Espanha continuará a ser o destino mais procurado, mas a Escandinávia subiu para o 3.º lugar em 2023, enquanto a Turquia e a Grécia perderam quota. De acordo com a Travel Data Analytics (TDA), em dezembro de 2023, o nível de reservas para férias em 2024 já estava anormalmente elevado, tanto para as férias de inverno, como para as de verão. No mês de dezembro do último ano foram geradas 24% mais vendas do que em 2019 e 33% mais do que em 2022. Deste valor, 55% já são atribuíveis à época de verão de 2024 (maio/junho 23%; julho/agosto, 19%; e setembro/outubro 13%). 

O que é surpreendente para este ano, é que o nível de reservas que normalmente estabiliza durante o período das festas no final do ano, desta vez, tendo sido anormalmente elevado em dezembro de 2023, atingiram o seu pico tradicional em janeiro de 2024. Mesmo nas primeiras duas semanas de janeiro, o volume de novas reservas manteve o ritmo extremamente bom do ano anterior. O elevado volume de reservas em dezembro de 2023 deve-se aparentemente aos numerosos descontos de reserva antecipada oferecidos pelos operadores turísticos.

Também a Skyscanner divulgou dados sobre o comportamento do consumidor de viagens alemão, tendo dado particular evidencia a alguns aspetos como a época do ano preferida para efetuar as reservas, a forma pretendem viajar em 2024 e quais os destinos considerados baratos para esse mercado. Segundo a Skyscanner, mais de metade dos viajantes planeiam tirar duas ou três vezes férias no estrangeiro este ano, metade pretendem fazer uma viagem de longa distância durante este ano e 30% planeiam férias mais longas, de pelo menos 14 dias.

A predisposição dos alemães para voltar a viajar reflete-se também na disponibilidade para gastar mais dinheiro nas suas férias: 28% afirmam estar disponíveis para gastos entre 500-1000 €/pessoa; e 26% tencionam gastar entre 1000-1500€ ou mais/pessoa. O estudo acrescenta que quanto mais velhos são os viajantes alemães, mais estão disponíveis para voltar a viajar.

Explore na área de Mercados do TravelBI, a procura e os principais indicadores turísticos do mercado alemão em Portugal.

Fontes: fvw Travel Talk; Hosteltur; Travel Data Analytics