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Última atualização: maio 2025

ITÁLIA

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

A Itália tinha, em 2024, 58,82 milhões de habitantes e estima-se que, em 2029, totalize os 58,23 milhões.

Em 2023, a Itália foi a 9.ª maior economia a nível mundial de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic:

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

A Itália posicionou-se como o 8.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 38,4 milhões de viagens em 2024, o que representa uma quota de 2,4% do total da procura turística mundial, de acordo com os dados da GlobalData.

Cerca de 88,1% do total de fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.

TOP 10 dos destinos dos turistas deste país quando viajam para o estrangeiro: França quota (20,1%), Espanha (13,5%), Reino Unido (5,9%), Alemanha (5,1%), Grécia (5,1%), Áustria (3,1%), Croácia (3,1%), EUA (3,1%), Portugal (2,2%) e Marrocos (2,1%).

O Norte é a principal área emissora dos turistas italianos que viajam para o estrangeiro concentrando 60,6% do total de viagens realizadas pelos residentes italianos em 2024. O Norte abrange Noroeste (região - Piamonte Vale de Aosta, Lombardia, Ligúria com quota de 33,5%) e o Nordeste (Região – Trentino Alto Ádige, Véneto, Friuli-Veneza Júlia, Emilia Romanha com quota de 27,3%), seguido do Centro com uma quota de 22,1% (região - Toscana, Úmbria, Marcas e Lácio), Sul com uma quota de 10,0% (região – Abruzos, Molise, Campânia, Apúlia e Calábria) e das Ilhas com uma quota de 5,3% (região – Sicília e Sardenha).

Por sua vez, 65,5% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas italianos foram por via aérea, 27,4% reportaram a viagens por via terrestre e 7,1% através de viagens marítimas, em 2024.

A permanência média global no estrangeiro foi de 7,4 dias. Os turistas italianos que viajam em grupo, individualmente, família, e casais, concentraram uma quota de 27,2%, 25,2%, 24,2% e 23,4%, respetivamente, do total das viagens para o estrangeiro. Nesse ano, a faixa etária dos 35 aos 49 anos é a mais representativa (quota 26,7%) seguida da faixa dos 50-64 anos (20,7%) e da dos 25-34 anos (17,8%).

A motivação Lazer nesse ano concentrou 83,0% do total das viagens dos residentes da Bélgica ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives), a motivação de negócios totalizou uma quota de 12,4%, outros motivos os restantes 4,6%.

Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes italianos ao estrangeiro, distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 39,6%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 31,4% e a época média com 29,0%.

Portugal posiciona-se no 12.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado italiano, (Taxa de crescimento +7,9%; quota de 2,3%; 358 577turistas), no período de 30 de outubro de 2023 a 27 de outubro de2024.

Lisboa posiciona-se no 16.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento -1,8%; quota de 1,1%; 173 652 turistas), Porto no 32º lugar (Taxa de crescimento +28,3%; quota 0,8%; 118 262 turistas); Funchal no 144.º lugar (Taxa de crescimento -3,9%; quota de 0,2%; 25 495 turistas) Faro no 173.º lugar (Taxa de crescimento +2,8%; quota de 0,2%; 23 454 turistas, e Ponta Delgada no 208.º lugar (Taxa de crescimento +39,7%; quota de 0,1%; 11 071 turistas).

Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas italianos para Portugal foram: Tap Air Portugal (quota 38,1%), Ryanair (quota 38,0%), Easyjet (13,1%), Wizz Air Malta (5,2%), Lufthansa (1,5%), Sata International (1,2%) e outras (2,9%).

A principal cidade italiana de origem do voo para Portugal foi Milão (quota de 44,9%), seguido de Roma (23,2%), Veneza (10,6%), Bolonha (7,7%), Pisa (3,0%) Nápoles (3,0%), Florença (2,0%), Turim (1,8%) e outras cidades (3,8%).

Quota na motivação de viagem de Lazer do turista italiano em Portugal (98,0%) e em Negócios (2,0%).

O Turista italiano registou uma permanência média de 8,7 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (34,1%), 4-7 noites (39,8%), 2 semanas (14,1%), 3 semanas (4,2%) e mais de 4 semanas (7,8%).

Dimensão do grupo de turistas italianos em Portugal :8,3 visitantes em média | 1 pessoa (18,4%); 2 pessoas (30,6%); 3-5 pessoas (23,2%); 6-9 pessoas (4,8%) e +10 pessoas (22,9%).

Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (73,4%).

Indireto (26,6%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (6,8%); Retail TA (82,6%), Online TA (10,6%).

Em 2023, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas italianos registaram um crescimento de 16,4% face ao ano anterior após um aumento de 101,3% em 2022, mas em 2023 já registam um nível superior ao observado em 2019 (+9,4%). Nesse ano o mercado de Itália ocupou a 7.º posição mundial e a 4.º no contexto europeu, concentrando uma quota de 2,4%.

Os gastos no exterior com o Alojamento registaram a quota de mercado mais elevada (24,7%), seguido dos gastos com a Restauração (24,5%), Retalho (22,1%), Transporte (18,3%), Animação (7,0%), Intermediação Agências de viagens e operadores (2,3%) e Outros Setores (1,2%) e). O gasto médio diário no exterior foi de 166,3 USD.

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2024, a Itália posicionou-se como o 9.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 3,5%) e ocupou o 7.º lugar para o indicador hóspedes (quota 4,4%).

Aferido o indicador receitas turísticas, o mercado italiano posicionou-se no 10.º lugar com uma quota de 2,5% em 2024.

Este foi o panorama verificado no final do ano de 2024:

 

Perspetivas

Os dados mais recentes do FMI referem que a economia da Itália registou um crescimento de 0,7% em 2023, em resultado da atual conjuntura internacional ser desfavorável, conflito na Ucrânia, Guerra do Médio Oriente (Israel–Hamas) o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Para o ano de 2024 e 2025 perspetiva-se um crescimento similar, na ordem de 0,7% e 0,8%, respetivamente.

De acordo com as estimativas da GlobalData, entre 2025 e 2028, as partidas internacionais dos turistas italianos ao estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 4,0%, para chegar a um total de 45,2 milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas deste país no exterior deverão aumentar a um CAGR de 7,1% para o mesmo período.

De acordo com as estimativas da OAG Scheludes Analyser, tendo por base a temporada de verão de 2025 comparativamente a 2024 para o período entre 1 de abril a 30 de setembro de 2025, prevê-se o seguinte número de lugares aéreos disponíveis da Itália para os principais destinos europeus:

Espanha: 7,0 milhões de lugares (+6,3%), Reino Unido:5,6 milhões de lugares (+5,8%), França: 4,7 milhões de lugares (-5,0%), Grécia: 2,2 milhões de lugares (+2,9%), Portugal 1,1 milhões de lugares (+12,5%), e Turquia: 1,0 milhões de lugares (+7,7%).

Os dados da Forwardkeys, as previsões dos voos em termos de passageiros com origem no mercado italiano para Portugal reportadas ao período de maio a outubro de 2025, apontam para um decréscimo de 5,3% face ao período homólogo anterior.

2024 a 2028 - estimativas

Notícias de mercado

easyjet inaugura a ligação Palermo-Lisboa

A GESAP, empresa que gere o aeroporto de Palermo, informa através das redes sociais que, durante o verão de 2025, entre junho e agosto (ainda sem datas de início e términus), a companhia aérea easyJet operará o voo direto sem escalas entre Palermo e Lisboa. Os voos serão, ainda de acordo com a GESAP, operados duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras. Palermo ficará assim, com a easyJet, ligado não só ao Porto, já anunciado, mas também a Lisboa.

26.06.2025 - www.italiavola.com

Férias em junho para 6,8 milhões de italianos.

Cerca de 6,8 milhões de italianos escolheram o mês de junho para tirar férias, uma percentagem 3% menor que a registada no ano passado, também devido aos temores em relação à difícil situação internacional e às possíveis repercussões económicas. É o que revela uma sondagem da Coldiretti/Ixe, tradicionalmente, o mês de junho representa a oportunidade de economizar, com preços de alojamento que podem ser até um quarto mais baixos do que nos meses de alta temporada. Mas, além dos custos mais baixos, a vantagem das saídas "ora de temporada também é evitar multidões em resorts de férias. O destino favorito continua a ser a praia, seguido pelo campo, parques naturais e montanhas, enquanto as cidades estão em quarto lugar, de acordo com a Ixe.

23.06.2025 - www.travelnostop.com

Segundo o Observatório Uvet as viagens de negócios registam uma quebra nos gastos

O mês de maio confirmou a estabilidade no volume de viagens, mas registou uma redução progressiva no gasto médio, sintoma de uma fase de cautela que reflete as atuais tensões económicas e geopolíticas. É o que revela o Business Travel Trend (Btt), um índice mensal de dados de viagens de negócios em Itália, criado pelo Grupo Uvet. Os preços médios, calculados em valor absoluto, também estão em queda em relação a 2024, com exceção do segmento ferroviário, que continua em contra tendência. Dois fatores principais fundamentam essa tendência: por um lado, o excesso de oferta em relação à procura favoreceu a pressão descendente sobre os preços; por outro, as contínuas flutuações das políticas tarifárias nos Estados Unidos alimentam a incerteza em nível internacional. Essa instabilidade também afeta diretamente as viagens de negócios, induzindo as empresas a adotar estratégias cada vez mais direcionadas e prudentes.

18.06.2025 - www.guidaviaggi.it

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Marcelo Rebanda

Marcelo Rebanda

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