ITÁLIA
Perfil do mercado
População e caracterização socioeconómica
Itália é um país com 58,84 milhões de habitantes em 2022, estimando-se que totalize os 58,43 milhões, em 2025.
Em 2022, Itália foi a 9.ª maior economia a nível mundial de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic.
Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro
A Itália posicionou-se como o 6.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 26,5 milhões de viagens em 2022, o que representa uma quota de 3,1% do total da procura turística mundial, de acordo com os dados da GlobalData.
Em 2022, as saídas de turistas italianos para o estrangeiro registaram um crescimento expressivo (+100,8%) face ao ano anterior, mas ainda inferior ao registado em 2019, antes da pandemia (22,8%). Cerca de 81,9% do total dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.
O Norte é a principal área emissora dos turistas italianos que viajam para o estrangeiro, concentrando 62,76% do total de viagens realizado pelos residentes italianos no ano de 2022. O Norte abrange Noroeste (região - Piamonte Vale de Aosta, Lombardia, Ligúria) e o Nordeste (Região – Trentino Alto Ádige, Véneto, Friuli-Veneza Júlia, Emilia Romanha), seguido do Centro com uma quota de 22,1% (região - Toscana, Úmbria, Marcas e Lácio), do Sul com uma quota de 9,8% (região – Abruzos, Molise, Campânia, Apúlia e Calábria) e das Ilhas com uma quota de 5,4% (região – Sicília e Sardenha).
Por sua vez, 62,13% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas italianos foram por via aérea, 30,1% reportaram a viagens por via terrestre e 7,8% através de viagens marítimas, em 2022.
A estada média no estrangeiro foi de 7,4 dias. Os turistas italianos que viajam para o estrangeiro fazem-no individualmente (25,9%), em grupo (25,4%), família (24,8%), e em casal (23,9%). Nesse ano, a faixa etária dos 35 aos 49 anos é a mais representativa (quota 27,1%), seguida da faixa dos 50-64 anos (21,2%) e da dos 25-34 anos (18,3%).
A motivação Lazer, nesse ano, concentrou 84,2% do total das viagens dos residentes da Itália ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives), a motivação de negócios totalizou uma quota de 11,1%, outros motivos os restantes 4,7%.
Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes italianos ao estrangeiro distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 40,9%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 30,4% e a época média com 28,6%.
Em 2022, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas com origem na Itália registaram um crescimento considerável de 66,8% face ao ano anterior, e registam um nível inferior ao observado em 2019 (21,4%).
Os gastos no exterior com o Alojamento registaram a quota de mercado mais elevada (26,3%), seguido dos gastos com a Restauração (24,0%), Retalho (21,2%), Transporte (18,1%), Animação (6,8%), Intermediação Agências de viagens e operadores (2,3%) e Outros Setores (1,3%) e). O gasto médio diário no exterior foi de 184,6 USD.
Dimensão do mercado em Portugal
Em 2022, a Itália posicionou-se como o 9.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 3,4%) e ocupou o 7.º lugar para o indicador hóspedes (quota 4,4%). Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes da Itália em Portugal registaram um acréscimo de 140,5% e os hóspedes um aumento de 161,7% face ao ano anterior, totalizando 1,6 milhões de dormidas e 672,7 mil hóspedes, respetivamente.
Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal
Observa-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas em 2022, na ordem dos 132,3% face ao ano de 2021, que se situaram em 529,0 milhões de euros, posicionando-se no 10.º lugar com uma quota de 2,5%.
Comparando o ano de 2022 face ao ano de 2019 antes da epidemia, os valores ainda estão aquém nos indicadores hóspedes e dormidas que registaram decréscimos de 6,8% e 5,3%, respetivamente, em contraste com as receitas turísticas que tiveram um aumento de 11,8%.
No indicador dormidas, a Área Metropolitana de Lisboa é o principal destino nacional dos turistas provenientes de Itália que visitam Portugal (46,4%), seguido do Norte (17,8%), Algarve (15,1%), Centro (8,2%) e Madeira (5,5%).
Este foi o panorama verificado no final do ano de 2022:
Perspetivas
As projeções mais recentes do FMI referem que a economia da Itália registará um crescimento modesto de 0,7% em 2023, em resultado da atual conjuntura internacional ser desfavorável com o conflito na Ucrânia, a Guerra do Médio Oriente (Israel–Hamas) e o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Para 2024, perspetiva-se um crescimento similar na ordem de 0,7%.
De acordo com a GlobalData, entre 2023 e 2027, as partidas internacionais dos turistas italianos ao estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 5,7%, para chegar a um total de 44,2 milhões de partidas em 2027. Os gastos dos turistas deste país no exterior deverão aumentar a um CAGR de 10,2% para o mesmo período.
Segundo os dados da Forwardkeys, as previsões dos voos em termos de passageiros com origem no mercado de Itália para Portugal reportadas ao período de novembro de 2023 a abril de 2024, apontam para um crescimento de 11,8% face ao período homólogo anterior.
De acordo com as estimativas da OAG Scheludes Analyser, tendo por base a temporada de verão de 2023 comparativamente a 2019 para o período entre 1 de abril a 30 de setembro de 2023, prevê-se o seguinte número de lugares aéreos disponíveis da Itália para os principais destinos europeus: Espanha: 5,8 milhões de lugares (+12,3%); Reino Unido: 4,9 milhões (-7,2%); França: 4,6 milhões (+10,4%); Grécia: 2 milhões (+18,1%); Portugal: 1 milhão (+20,0%) e Turquia: 850 mil (+9,8%).
Notícias de mercado
Tendências de viagens para 2024
Apesar do aumento geral dos preços e da difícil situação internacional, as viagens continuarão a ser uma prioridade para os italianos em 2024 de acordo com a PiratinViaggio, que investigou as tendências de viagem que irão dominar o novo ano. No próximo ano serão os destinos estrangeiros que se destacarão, especificamente,38% escolherão a Europa, enquanto 29% escolherão um destino não europeu, as férias serão mais curtas e mais frequentes, (a oportunidade de desfrutar de experiências únicas e fora do comum durante as férias é uma prioridade para os viajantes italianos. Ao contrário do que se poderia imaginar, numa sociedade cada vez mais consciente do ambiente em todos os momentos da vida quotidiana, em 2024, cerca de 64% dos indivíduos não terão em conta o seu impacto ambiental na escolha das férias, por outro lado não têm intenção de viajar sozinhos, preferindo viajar com quem já conhecem e com quem estão familiarizados, e por último preferem viajar fora de época.
Aumento das despesas de viagem dos italianos
Nos últimos 3 anos, o orçamento de viagens e férias dos italianos aumentou, embora menos do que a média europeia. É o que revela um inquérito realizado pela empresa global de serviços profissionais Alvarez & Marsal (A&M), publicado no relatório Travel in Flux. De acordo com o relatório, 39% dos inquiridos afirmam ter aumentado os seus gastos em férias e viagens, 10% com um aumento significativo, enquanto para 29% o aumento foi mais moderado, mas 25% dos italianos inquiridos afirmaram ter reduzido as suas despesas significativamente (18%) ou ligeiramente (7%).
O turismo vai impulsionar o tráfego aéreo em 2024
Em 2024, o turismo impulsionará o tráfego aéreo: +11,5% em relação a 2019, os cruzeiros também terão uma recuperação significativa, mas no transporte de passageiros o transporte rodoviário continuará a prevalecer: em 2024, será superior a 81%,, enquanto o transporte ferroviário será de 6,4%. É o que resulta do Observatório dos Transportes do Gabinete de Estudos da Confcommercio