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Última atualização: julho 2024

ITÁLIA

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

A Itália tinha, em 2023, 58,82 milhões de habitantes e estima-se que, em 2028, totalize os 58,23 milhões.

Em 2023, a Itália foi a 9.ª maior economia a nível mundial de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic.

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

A Itália posicionou-se como o 8.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 34 milhões de viagens em 2023, o que representa uma quota de 3,9% do total da procura turística mundial, de acordo com os dados da GlobalData.

Em 2023, as saídas de turistas italianos para o estrangeiro registaram um crescimento de 23,1% face ao ano anterior, após um aumento considerável de 114,8%, em 2022, mas ainda abaixo de valores de 2019, pré-pandemia (-2,6%). Cerca de 82,2% do total dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.

Em 2020, o mercado de Itália ocupou a 10.ª posição, correspondendo a 10 milhões de saídas de turistas italianos para o estrangeiro, uma quebra de 70,0% comparativamente a 2019, em resultado da pandemia. Itália em 2019, ocupou o 9.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 35 milhões de viagens para o exterior (+4,1% face ao ano anterior).

TOP10 destinos | 2023: França (quota: 21,5%), Espanha (14,3%), Grécia (5,5%), Reino Unido (5,0%), Alemanha (4,4%), Áustria (3,0%), EUA (2,8%), Croácia (2,8%), Portugal (2,4%) e Marrocos (2,2%), de acordo com os dados da Globaldata.

O Norte é a principal área emissora dos turistas italianos que viajam para o estrangeiro concentrando 62,76% do total de viagens realizado pelos residentes italianos em 2022. O Norte abrange Noroeste (região - Piamonte Vale de Aosta, Lombardia, Ligúria) e o Nordeste (Região – Trentino Alto Ádige, Véneto, Friuli-Veneza Júlia, Emilia Romanha), seguido do Centro com uma quota de 22,1% (região - Toscana, Úmbria, Marcas e Lácio), Sul com uma quota de 9,8% (região – Abruzos, Molise, Campânia, Apúlia e Calábria) e das Ilhas com uma quota de 5,4% (região – Sicília e Sardenha).

Por sua vez, 65,4% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas italianos foram por via aérea, 27,5% reportaram a viagens por via terrestre e 7,1% através de viagens marítimas, em 2023.

A estada média no estrangeiro foi de 7,4 dias. Os turistas italianos viajaram em grupo (27,2%), individualmente (25,2%), em família (24,3%) e em casal (23,3%), sendo a faixa etária dos 35 aos 49 anos a mais representativa (quota: 26,6%) seguida pela faixa dos 50-64 anos (20,7%) e pela dos 25-34 anos (17,8%).

A motivação Lazer nesse ano concentrou 83,0% do total das viagens dos residentes da Bélgica ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives), a motivação de negócios totalizou uma quota de 12,4%, outros motivos os restantes 4,6%.

Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes italianos ao estrangeiro, distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 40,0%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 31,2% e a época média com 28,8%.

Em 2023, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas italianos registaram um crescimento de 16,4% face ao ano anterior após um aumento de 101,3% em 2022, mas em 2023 já registam um nível superior ao observado em 2019 (+9,4%). Nesse ano o mercado de Itália ocupou a 7.ª posição mundial e a 4.ª no contexto europeu, concentrando uma quota de 2,4%. 

Os gastos no exterior com o Alojamento registaram a quota de mercado mais elevada (24,7%), seguido dos gastos com a Restauração (24,5%), Retalho (22,1%), Transporte (18,3%), Animação (7,0%), Intermediação Agências de viagens e operadores (2,3%) e Outros Setores (1,2%) e). O gasto médio diário no exterior foi de 166,3 USD.

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2023, a Itália posicionou-se como o 9.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 3,6%) e ocupou o 7.º lugar para o indicador hóspedes (quota 4,5%).

Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes da Itália em Portugal registaram um acréscimo de 20,8% e os hóspedes um aumento de 22,4% face ao ano anterior, totalizando 1,9 milhões de dormidas e 823,6 mil hóspedes, respetivamente. 

Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal 

Observa-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas em 2023, na ordem dos 26,5% face ao ano de 2022, que se situaram em 669,0 milhões de euros, posicionando-se no 10.º lugar (quota: 2,7%).

Comparando 2023 com 2019, antes da pandemia, os valores já são  superiores nos principais indicadores: hóspedes (+14,1%), dormidas (+14,4%) e receitas turísticas (+41,3%).

No indicador dormidas, Grande Lisboa é o principal destino nacional dos turistas provenientes de Itália que visitam Portugal (44,3%), seguido do Norte (18,5%), Algarve (13,6%), Madeira (7,1%), Oeste e Vale do Tejo (5,2%), Centro (4,1%), Açores (3,7%), Alentejo (2,4%) e Península de Setúbal (1,2%).

Este foi o panorama verificado no final do ano de 2023:

Perspetivas

As projeções mais recentes do FMI referem que a economia da Itália registará um crescimento de 0,9% em 2023, em resultado da atual conjuntura internacional ser desfavorável, conflito na Ucrânia, Guerra do Médio Oriente (Israel–Hamas) o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Para o ano de 2024 e 2025 perspetiva-se um crescimento idêntico, na ordem de 0,7%.

De acordo com as estimativas da GlobalData, entre 2024 e 2028, as partidas internacionais dos turistas italianos ao estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 5,8%, para chegar a um total de 48,1 milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas deste país no exterior deverão aumentar a um CAGR de 92% para o mesmo período.

De acordo com as estimativas da OAG Scheludes Analyser, tendo por base a temporada de verão de 2024 comparativamente a 2023 para o período entre 1 de abril a 30 de setembro de 2024, prevê-se o seguinte número de lugares aéreos disponíveis da Itália para os principais destinos europeus: Espanha: 6,7 milhões de lugares (+13,8%), Reino Unido: 5,1 milhões (+6,1%), França: 4,8 milhões (+7,58%), Grécia: 2,1 milhões (+12,1%), Portugal 1,0 milhões (+5,6%), e Turquia: 950 mil (+13,5%).

De acordo com os dados da Forwardkeys, as previsões dos voos em termos de passageiros com origem no mercado de Itália para Portugal reportadas ao período de maio a outubro de 2024, apontam para um crescimento de 5,2% face ao período homólogo anterior.

A mesma fonte revela, que os passageiros com origem na cidade de Milão com destino a Portugal concentraram uma quota de 47,5% do total de passageiros que desembarcaram nos aeroportos nacionais, Roma (26,0%), Veneza (8,7%), Bolonha (65,9%), Nápoles (3,6%), Pisa (2,6%), Turim (1,4%), Florença (1,2%), Cagliari (1,0%), Bari (0,9%), Verona (0,5%), Palermo (0,2%) e Catânia (0,2% e Trieste (0,1%), para o período decorrente de maio de 2023 a maio de 2024.

2024 a 2028 - estimativas

Notícias de mercado

4 milhões de italianos a viajar entre junho e agosto

A inflação, os aumentos dos preços e as guerras não impediram o desejo dos italianos de viajar. E também entre junho e agosto serão cerca de 4 milhões de pessoas que viajarão graças aos serviços das agências de viagens, para um aumento global de reservas de +3,5% face ao verão de 2023. No estrangeiro e em Itália. Cerca de 70% das reservas para o verão foram feitas para serviços em destinos além-fronteiras: segundo as estimativas, os pedidos para o estrangeiro apresentam um aumento de +6,7% em comparação com o período junho-agosto de 2023, e face a uma descida de -3,1% em solicitações para destinos italianos. No que diz respeito às viagens de curta distância ao estrangeiro, o maior número de pedidos foi verificado para a Grécia e Espanha, mas os vários destinos de Portugal, França, Marrocos, Tunísia e Albânia também suscitaram algum interesse.

26.07.2024 - www.advtraining.it

Mais de metade dos italianos vão de férias e cerca de 16% ficam em casa

Entre junho e setembro, mais de metade dos italianos gozarão férias curtas e longas (51% contra 49% no mesmo período de 2023), 34% apenas férias curtas ou apenas de férias longas, enquanto 16% não irá de férias (uma diminuição em comparação com 23% no verão passado). É o que se conclui do estudo sobre as férias de verão realizado pelo Observatório do Turismo da Confcommercio em colaboração com a Swg. No que diz respeito ao orçamento de despesas para as férias de verão, quase um terço das famílias (31%) prevê gastar mais este ano do que em 2023, enquanto para 18% será menos, principalmente devido a um aumento das despesas familiares ou a outras despesas a efetuar nos próximos meses. Cerca de 42% preveem gastar tanto como no verão passado e 9% que ainda não definiram o seu orçamento de despesas. De qualquer modo, a despesa total média per capita prevista para as férias de verão de 2024 é de 1 190 euros, ou seja, mais 10% do que no verão passado (1 090 euros).

6 em cada 10 italianos ainda não reservaram suas férias

Este ano, três quartos dos italianos afirmam que pretendem adotar uma abordagem de poupança para as suas férias de verão: a última pesquisa realizada pelo Skyscanner, em colaboração com a OnePoll, revela que os viajantes italianos preocupados com a carteira estão cada vez mais à procura de ofertas vantajosas para o verão de 2024. Cerca de um terço deles (30%) afirma que ainda procura a melhor oferta, enquanto 12% aguarda uma oferta de última hora.

25.06.2024 - www.affariataliani.it

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Marcelo Rebanda

Marcelo Rebanda

Coordenador da equipa no mercado

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