ITÁLIA
Perfil do mercado
População e caracterização socioeconómica
A Itália tinha, em 2023, 58,82 milhões de habitantes e estima-se que, em 2028, totalize os 58,23 milhões.
Em 2023, a Itália foi a 9.ª maior economia a nível mundial de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic:
Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro
A Itália posicionou-se como o 8.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 34 milhões de viagens em 2023, o que representa uma quota de 2,6% do total da procura turística mundial, de acordo com os dados da GlobalData.
Em 2023, as saídas de turistas italianos para o estrangeiro registaram um crescimento de 23,1% face ao ano anterior, após um aumento considerável de 114,8%, em 2022, mas ainda abaixo de valores de 2019, pré-pandemia (-2,6%). Cerca de 82,2% do total dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.
Em 2020, o mercado de Itália ocupou a 10.ª posição, correspondendo a 10 milhões de saídas de turistas italianos para o estrangeiro, uma quebra de 70,0% comparativamente a 2019, em resultado da pandemia. Itália em 2019, ocupou o 9.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 35 milhões de viagens para o exterior (+4,1% face ao ano anterior).
TOP 10 destinos | 2023: França (quota: 21,5%), Espanha (14,3%), Grécia (5,5%), Reino Unido (5,0%), Alemanha (4,4%), Áustria (3,0%), EUA (2,8%), Croácia (2,8%), Portugal (2,4%) e Marrocos (2,2%), de acordo com os dados da Globaldata.
O Norte é a principal área emissora dos turistas italianos que viajam para o estrangeiro, concentrando 62,76% do total de viagens realizado pelos residentes italianos em 2022. O Norte abrange Noroeste (região - Piamonte Vale de Aosta, Lombardia, Ligúria) e o Nordeste (Região – Trentino Alto Ádige, Véneto, Friuli-Veneza Júlia, Emilia Romanha), seguido do Centro com uma quota de 22,1% (região - Toscana, Úmbria, Marcas e Lácio), Sul com uma quota de 9,8% (região – Abruzos, Molise, Campânia, Apúlia e Calábria) e das Ilhas com uma quota de 5,4% (região – Sicília e Sardenha).
Por sua vez, 65,4% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas italianos foram por via aérea, 27,5% reportaram a viagens por via terrestre e 7,1% através de viagens marítimas, em 2023.
A estada média no estrangeiro foi de 7,4 dias. Os turistas italianos viajaram em grupo (27,2%), individualmente (25,2%), em família (24,3%) e em casal (23,3%), sendo a faixa etária dos 35 aos 49 anos a mais representativa (quota: 26,6%) seguida pela faixa dos 50-64 anos (20,7%) e pela dos 25-34 anos (17,8%).
A motivação Lazer nesse ano concentrou 83,0% do total das viagens dos residentes da Bélgica ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives), a motivação de negócios totalizou uma quota de 12,4%, outros motivos os restantes 4,6%.
Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes italianos ao estrangeiro, distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 40,0%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 31,2% e a época média com 28,8%.
Portugal posiciona-se no 12.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado italiano (Taxa de crescimento +7,9%; quota de 2,3%;358 577turistas), no período de 30 de outubro de 2023 a 27 de outubro de 2024.
Lisboa posiciona-se no 16.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento -1,8%; quota de 1,1%; 173 652 turistas), Porto no 32º lugar (Taxa de crescimento +28,3%; quota 0,8%; 118 262 turistas); Funchal no 144.º lugar (Taxa de crescimento -3,9%; quota de 0,2%; 25 495 turistas) Faro no 173.º lugar (Taxa de crescimento +2,8%; quota de 0,2%; 23 454 turistas, e Ponta Delgada no 208.º lugar (Taxa de crescimento +39,7%; quota de 0,1%; 11 071 turistas).
Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas italianos para Portugal foram: Tap Air Portugal (quota 38,1%), Ryanair (quota 38,0%), Easyjet (13,1%), Wizz Air Malta (5,2%), Lufthansa (1,5%), Sata International (1,2%) e outras (2,9%).
A principal cidade italiana de origem do voo para Portugal foi Milão (quota de 44,9%), seguido de Roma (23,2%), Veneza (10,6%), Bolonha (7,7%), Pisa (3,0%) Nápoles (3,0%), Florença (2,0%), Turim (1,8%) e outras cidades (3,8%).
Quota na motivação de viagem de Lazer do turista italiano em Portugal (98,0%) e em Negócios (2,0%).
O Turista italiano registou uma permanência média de 8,7 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (34,1%), 4-7 noites (39,8%), 2 semanas (14,1%), 3 semanas (4,2%) e mais de 4 semanas (7,8%).
Dimensão do grupo de turistas italianos em Portugal :8,3 visitantes em média | 1 pessoa (18,4%); 2 pessoas (30,6%); 3-5 pessoas (23,2%); 6-9 pessoas (4,8%) e +10 pessoas (22,9%).
Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (73,4%).
Indireto (26,6%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (6,8%); Retail TA (82,6%), Online TA (10,6%).
Em 2023, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas italianos registaram um crescimento de 16,4% face ao ano anterior após um aumento de 101,3% em 2022, mas em 2023 já registam um nível superior ao observado em 2019 (+9,4%). Nesse ano o mercado de Itália ocupou a 7.ª posição mundial e a 4.ª no contexto europeu, concentrando uma quota de 2,4%.
Os gastos no exterior com o Alojamento registaram a quota de mercado mais elevada (24,7%), seguido dos gastos com a Restauração (24,5%), Retalho (22,1%), Transporte (18,3%), Animação (7,0%), Intermediação Agências de viagens e operadores (2,3%) e Outros Setores (1,2%) e). O gasto médio diário no exterior foi de 166,3 USD.
Dimensão do mercado em Portugal
Em 2023, a Itália posicionou-se como o 9.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 3,6%) e ocupou o 7.º lugar para o indicador hóspedes (quota 4,5%).
Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes da Itália em Portugal registaram um acréscimo de 21,2% e os hóspedes um aumento de 22,5% face ao ano anterior, totalizando 1,957,4 mil dormidas e 824,0 mil hóspedes, resultando numa estada média de 2,4 noites.
Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal
Observa-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas em 2023, na ordem dos 27,5% face ao ano de 2022, que se situaram em 676,5 milhões de euros, posicionando-se no 10.º lugar (quota: 2,7%).
Comparando 2023 com 2019, antes da pandemia, os valores já são superiores nos principais indicadores: hóspedes (+14,1%), dormidas (+14,8%) e receitas turísticas (+42,3%).
No indicador dormidas, a Grande Lisboa é o principal destino nacional dos turistas provenientes de Itália que visitam Portugal (44,4%), seguida do Norte (18,5%), Algarve (13,6%), Madeira (7,1%), Oeste e Vale do Tejo (5,2%), Centro (4,0%), Açores (3,6%), Alentejo (2,4%) e Península de Setúbal (1,1%).
Este foi o panorama verificado no final do ano de 2023:
Perspetivas
Os dados mais recentes do FMI referem que a economia da Itália registou um crescimento de 0,9% em 2023, em resultado da atual conjuntura internacional ser desfavorável, conflito na Ucrânia, Guerra do Médio Oriente (Israel–Hamas) o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Para o ano de 2024 e 2025 perspetiva-se um crescimento similar, na ordem de 0,7%.
De acordo com as estimativas da GlobalData, entre 2024 e 2028, as partidas internacionais dos turistas italianos ao estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 5,8%, para chegar a um total de 48,1 milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas deste país no exterior deverão aumentar a um CAGR de 92% para o mesmo período.
Segundo as estimativas da OAG Scheludes Analyser, tendo por base a temporada de verão de 2024 comparativamente a 2023 para o período entre 1 de abril a 30 de setembro de 2024, prevê-se o seguinte número de lugares aéreos disponíveis da Itália para os principais destinos europeus: Espanha: 6,7 milhões de lugares (+13,8%), Reino Unido: 5,1 milhões (+6,1%), França: 4,8 milhões (+7,58%), Grécia: 2,1 milhões (+12,1%), Portugal 1,0 milhões (+5,6%), e Turquia: 950 mil (+13,5%).
Os dados da Forwardkeys, as previsões dos voos em termos de passageiros com origem no mercado italiano para Portugal reportadas ao período de outubro de 2024 a março de 2025, apontam para um acréscimo de 13,2% face ao período homólogo anterior.
2024 a 2028 - estimativas
Notícias de mercado
Aeroporto de Bolonha: tráfego de passageiros aumenta dois dígitos também em fevereiro
Com um total de 643.005 passageiros registados em fevereiro, o aeroporto de Bolonha registou um crescimento de +12% face ao mesmo mês de 2024. Aumentos de dois dígitos tanto para passageiros de voos domésticos (+11,1%) como para voos internacionais (+12,3%). Considerando que 2024 foi um ano bissexto, com o mesmo número de dias, os números de fevereiro de 2025 são ainda mais importantes, com um crescimento de passageiros de 15,2% e um aumento de voos de 10,5%. Nos primeiros dois meses do ano, o total de passageiros foi de 1.317.961, mais 9% que no mesmo período de 2024, enquanto os movimentos foram de 9.855, mais 4,4% que no bimestre de 2024.
O mercado italiano totalizou 458,4 milhões de dormidas em 2024, novo record
No 4.º trimestre de 2024, o turismo cresce face ao mesmo período de 2023 (+1,2% nos hóspedes +11,1% nas dormidas). Em particular, as dormidas dos turistas residentes em Itália cresceram 5,9% e as dos estrangeiros aumentou mais do dobro (+15,6%). Na generalidade, o ano terminou com 458,4 milhões de dormidas de turistas nos estabelecimentos de alojamento: novo crescimento (+2,5%) face ao anterior recorde registado em 2023. Os hóspedes, no entanto, fixaram-se em 129,3 milhões, menos 4,4 milhões que em 2023 (equivalente a -3,3%). Itália posiciona-se assim no 2º. lugar no ranking dos países da UE em dormidas, superando a França e atrás apenas da Espanha, único país que precede Itália em termos de dormidas estrangeiras. Estes são os dados provisórios do inquérito Istat sobre “Movimento de clientes em estabelecimentos hoteleiros.
Mais de 14,5 milhões de potenciais turistas gustativo em Itália
São 14,5 milhões de potenciais turistas gustativos, que organizam uma viagem em busca de gastronomia, vinho, azeite e todos os demais produtos agroalimentares típicos do território italiano. A abrir o ranking dos produtos mais procurados e que mais atrai turistas está o vinho (com 38,1% das preferências), considerado o produto mais representativo de Itália no setor agroalimentar. A seguir no imaginário coletivo nacional estão os ícones gastronómicos e vitivinícolas de Itália, como o azeite virgem extra (24%), pizza (22%), massas (15%) e queijos (11%). O impacto económico e social é significativo, contribuindo com mais de 40 mil milhões de euros para a economia italiana em 2023, dos quais 9,2 diretos, 17,2 indiretos e 13,7 induzidos, confirmando a sua importância para a economia italiana, com um forte potencial de crescimento e um papel não secundário no emprego e na distribuição de rendimentos.