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Última atualização: novembro 2023

ITÁLIA

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

Itália é um país com 58,84 milhões de habitantes em 2022, estimando-se que totalize os 58,43 milhões, em 2025.

Em 2022, Itália foi a 9.ª maior economia a nível mundial de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic.

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

A Itália posicionou-se como o 6.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 26,5 milhões de viagens em 2022, o que representa uma quota de 3,1% do total da procura turística mundial, de acordo com os dados da GlobalData.

Em 2022, as saídas de turistas italianos para o estrangeiro registaram um crescimento expressivo (+100,8%) face ao ano anterior, mas ainda inferior ao registado em 2019, antes da pandemia (22,8%). Cerca de 81,9% do total dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.

O Norte é a principal área emissora dos turistas italianos que viajam para o estrangeiro, concentrando 62,76% do total de viagens realizado pelos residentes italianos no ano de 2022. O Norte abrange Noroeste (região - Piamonte Vale de Aosta, Lombardia, Ligúria) e o Nordeste (Região – Trentino Alto Ádige, Véneto, Friuli-Veneza Júlia, Emilia Romanha), seguido do Centro com uma quota de 22,1% (região - Toscana, Úmbria, Marcas e Lácio), do Sul com uma quota de 9,8% (região – Abruzos, Molise, Campânia, Apúlia e Calábria) e das Ilhas com uma quota de 5,4% (região – Sicília e Sardenha).

Por sua vez, 62,13% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas italianos foram por via aérea, 30,1% reportaram a viagens por via terrestre e 7,8% através de viagens marítimas, em 2022.

A estada média no estrangeiro foi de 7,4 dias. Os turistas italianos que viajam para o estrangeiro fazem-no individualmente (25,9%), em grupo (25,4%), família (24,8%), e em casal (23,9%). Nesse ano, a faixa etária dos 35 aos 49 anos é a mais representativa (quota 27,1%), seguida da faixa dos 50-64 anos (21,2%) e da dos 25-34 anos (18,3%).

A motivação Lazer, nesse ano, concentrou 84,2% do total das viagens dos residentes da Itália ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives), a motivação de negócios totalizou uma quota de 11,1%, outros motivos os restantes 4,7%.

Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes italianos ao estrangeiro distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 40,9%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 30,4% e a época média com 28,6%.

Em 2022, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas com origem na Itália registaram um crescimento considerável de 66,8% face ao ano anterior, e registam um nível inferior ao observado em 2019 (21,4%).

Os gastos no exterior com o Alojamento registaram a quota de mercado mais elevada (26,3%), seguido dos gastos com a Restauração (24,0%), Retalho (21,2%), Transporte (18,1%), Animação (6,8%), Intermediação Agências de viagens e operadores (2,3%) e Outros Setores (1,3%) e). O gasto médio diário no exterior foi de 184,6 USD.

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2022, a Itália posicionou-se como o 9.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 3,4%) e ocupou o 7.º lugar para o indicador hóspedes (quota 4,4%). Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes da Itália em Portugal registaram um acréscimo de 140,5% e os hóspedes um aumento de 161,7% face ao ano anterior, totalizando 1,6 milhões de dormidas e 672,7 mil hóspedes, respetivamente. 

Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal 

Observa-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas em 2022, na ordem dos 132,3% face ao ano de 2021, que se situaram em 529,0 milhões de euros, posicionando-se no 10.º lugar com uma quota de 2,5%.

Comparando o ano de 2022 face ao ano de 2019 antes da epidemia, os valores ainda estão aquém nos indicadores hóspedes e dormidas que registaram decréscimos de 6,8% e 5,3%, respetivamente, em contraste com as receitas turísticas que tiveram um aumento de 11,8%.

No indicador dormidas, a Área Metropolitana de Lisboa é o principal destino nacional dos turistas provenientes de Itália que visitam Portugal (46,4%), seguido do Norte (17,8%), Algarve (15,1%), Centro (8,2%) e Madeira (5,5%).

Este foi o panorama verificado no final do ano de 2022:

Perspetivas

As projeções mais recentes do FMI referem que a economia da Itália registará um crescimento modesto de 0,7% em 2023, em resultado da atual conjuntura internacional ser desfavorável com o conflito na Ucrânia, a Guerra do Médio Oriente (Israel–Hamas) e o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Para  2024, perspetiva-se um crescimento similar na ordem de 0,7%.

De acordo com a GlobalData, entre 2023 e 2027, as partidas internacionais dos turistas italianos ao estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 5,7%, para chegar a um total de 44,2 milhões de partidas em 2027. Os gastos dos turistas deste país no exterior deverão aumentar a um CAGR de 10,2% para o mesmo período.

Segundo os dados da Forwardkeys, as previsões dos voos em termos de passageiros com origem no mercado de Itália para Portugal reportadas ao período de novembro de 2023 a abril de 2024, apontam para um crescimento de 11,8% face ao período homólogo anterior.

De acordo com as estimativas da OAG Scheludes Analyser, tendo por base a temporada de verão de 2023 comparativamente a 2019 para o período entre 1 de abril a 30 de setembro de 2023, prevê-se o seguinte número de lugares aéreos disponíveis da Itália para os principais destinos europeus: Espanha: 5,8 milhões de lugares (+12,3%); Reino Unido: 4,9 milhões (-7,2%); França: 4,6 milhões (+10,4%); Grécia: 2 milhões (+18,1%); Portugal: 1 milhão (+20,0%) e Turquia: 850 mil (+9,8%).

 

Notícias de mercado

Turismo estável em 2023, mas ainda aquém dos níveis registados em 2019 (-27%)

De acord com os dados do Istat, em 2023, as viagens de residentes em Itália foram 52 milhões e 136 mil (323 milhões e 606 mil dormidas), números estáveis face a 2022 e ainda abaixo dos valores antes da pandemia (-27% face a 2019). Os residentes que gozaram pelo menos umas férias entre julho e setembro caíram para 31,5% face aos 35,8% de 2022 (37,8% em 2019). As viagens ao estrangeiro (21% do total) e as viagens para localidades italianas permanecem estáveis, mas ainda inferiores a 2019 (-35,6 e -24%). O ano de 2023 confirma a tendência para viajar em qualquer altura do ano sobretudo por lazer ou descanso (73,3% das férias) e para visitas a familiares e amigos (24,7%).

09.04.2024 - www.travelnostop.com

Verão, as previsões da associação Aidit revelam que o volume de negócios já é de +15% no sector travel

As previsões para o próximo verão são positivas, os dados são decididamente mais encorajadores que os da Páscoa. Estamos a registar um aumento na faturação de 15% em relação a março de 2023, salienta o presidente Aidit. Persiste uma tendência de reserva antecipada de cerca de 90 dias antes da partida em comparação com 60 dias em 2023. Isso significa que os italianos têm uma compreensão clara da vantagem de aceder aos melhores produtos de férias em vez de esperar até ao último minuto, especialmente se viajam em família e para destinos muito procurados.

Em Itália, 852 milhões de dormidas, a geração millennials impulsiona o boom

Em Itália, em 2023, foram registadas 852 milhões de dormidas turísticas, 41% das quais representadas por millennials (28-42 anos) que se confirmaram como a principal componente da procura. A frequência premiou principalmente cidades de arte e cultura (40,4%), litoral (26,6%) e serra (16,6%). Estes são os dados tratados pelo Observatório da Economia Turística das Câmaras de Comércio e divulgados por ocasião das Terceiras Jornadas Nacionais do Turismo.

28.03.2024 - www.travelnosstop.com

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Marcelo Rebanda

Marcelo Rebanda

Coordenador da equipa no mercado

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