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Última atualização: dezembro 2023

DINAMARCA

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

A Dinamarca é um país com 5,89 milhões de habitantes em 2022 (1,2% em relação à população da União Europeia), estimando-se que, em 2025, possa atingir os 5,95 milhões.

Nesse ano, a Dinamarca foi a 36.ª maior economia a nível mundial de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic.

 

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

A Dinamarca posiciona-se como o 19.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 9,7 milhões de viagens em 2019, o que representa uma quota de 1,1% do total da procura turística mundial, segundo a Globaldata.

Em 2022, as saídas de turistas dinamarqueses para o estrangeiro registaram um crescimento expressivo (+105,1%), correspondendo a 9,7 milhões de viagens, mas ainda inferior ao registado em 2019 antes da pandemia (-18,0%). Cerca de 94,3% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.

Nesse ano, o TOP 10 dos destinos dos turistas dinamarqueses quando viajam para o estrangeiro foi o seguinte: Suécia (quota: 23,9%), Alemanha (13,8%), Espanha (9,9%), Itália (8,6%), França (5,0%), Noruega (4,8%), Reino Unido (4,2%), Áustria (4,0%), Turquia (3,6%) e Grécia (2,7%), de acordo com a Globaldata. Portugal ocupa o 13.º lugar (quota: 1,5%).

Por sua vez, 58,3% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas dinamarqueses foram por via aérea, 37,3% reportaram a viagens por via terrestre e 34% por viagens marítimas.

A estada média no estrangeiro foi de 7,1 dias. Os turistas dinamarqueses que viajam para o estrangeiro fazem-no em família (34,3%), em casal (28,7%), em grupo (18,6%) e individualmente (18,5%). Em 2022, a faixa etária dos 50 aos 64 anos é a mais representativa (quota 25,8%), seguida da faixa 15-24 anos (20,8%).

A motivação Lazer concentrou 83,6% do total das viagens dos residentes dinamarqueses ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives), seguida pela motivação de negócios que concentram uma quota de 13,0%.

Em 2022, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas dinamarqueses registaram um crescimento significativo de 59,4% face ao ano anterior, mas ainda regista um nível inferior ao observado em 2019 (-21,3%). Os gastos no exterior com o Transporte registaram a quota de mercado mais elevada (38,4%), seguido dos gastos com o Alojamento (20,7%) e da Restauração (12,4%). O gasto médio de viagem per capita foi de 151,5 USD.

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2022, a Dinamarca posicionou-se como o 14.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota: 1,2%) e ocupou o 15.º lugar para o indicador hóspedes (quota: 1,0%).

Nesse ano, Portugal recebeu 157,8 mil hóspedes (var.22/21: +119,3%) que geraram 583,5 mil dormidas (var.22/21: +114,1%). Nas receitas turísticas (172 milhões de euros) também se verificou um acréscimo de 126,7% face a 2021, posicionando-se no 19.º lugar com uma quota de 0,8%. 

Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal

Comparando 2022 com 2019, antes da pandemia, os valores registaram aumentos nos indicadores hóspedes (+9,2%), dormidas (+2,1%) e receitas turísticas (+17,9%).

No indicador dormidas, a Madeira é o principal destino nacional dos turistas provenientes da Dinamarca que visitam Portugal (30,8%), seguido da Área Metropolitana de Lisboa (25,2%), Algarve (16,6%), Norte (12,7%) e Açores (10,0%).

Este foi o panorama verificado no final do ano de 2022:

Perspetivas

As projeções mais recentes do FMI indicam que a economia dinamarquesa registe um crescimento de 1,7% em 2023, não obstante a atual conjuntura internacional, em particular com o conflito na Ucrânia, a guerra no Médio Oriente, o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios. Perspetiva-se um crescimento de 1,4% para 2024.

De acordo com a GlobalData, entre 2023 e 2027, as partidas internacionais dos turistas dinamarqueses para o estrangeiro devem crescer a um CAGR de 5,6%, para chegar a um total de 15,1 milhões de partidas em 2027. Os gastos dos turistas dinamarqueses no exterior deverão aumentar a um CAGR de 9,6% para o mesmo período.

Segundo a OAG Scheludes Analyser considerando a temporada de verão de 2023 face à de 2019, prevê-se o seguinte número de lugares aéreos disponíveis para os principais destinos europeus: Espanha: 850 mil lugares (+3,5%); Alemanha: 810 mil lugares (+3,4%); Itália: 630 mil lugares (+17,4%); Grécia: 205 mil lugares (-24,7%); Portugal: 160 mil lugares (+26,8%) e Turquia: 140 mil lugares (-1,2%).

Se compararmos a temporada de Inverno 2024 (entre 1 de outubro de 2023 a 31 de março de 2024) face ao período homólogo de 2019, prevê-se o seguinte número de lugares aéreos disponíveis da Dinamarca para os principais destinos europeus: Alemanha: 800 mil lugares (+15,6%); Espanha: 640 mil (-4,7%); Itália: 370 mil (+1,2%); Turquia: 230 mil (+16,2%); Portugal: 120 mil (+21,5%) e Grécia: 80 mil (+7,5%).

Notícias de mercado

Os padrões de viagens dos dinamarqueses são afetados de forma desigual pela economia

Cerca de 60 % dos planos de viagem dos dinamarqueses não são afetados pela economia, mas um em cada dez fará menos viagens ao estrangeiro, segundo um estudo da maior agência de viagens da Dinamarca, a grande maioria dos dinamarqueses ainda viaja para o estrangeiro de uma forma ou de outra. Em 2023, houve um crescimento económico positivo na Dinamarca. A inflação caiu e o poder de compra dos consumidores aumentou, como mostrou o Relatório Económico do Ministério da Economia em dezembro de 2023.

07.03.2024 - www.standby.dk

Primo Tours adquire Bravo Tours criando um operador charter gigante

Bravo Tours será adquirida pelo grupo Primo Tours. A Autoridade da Concorrência acabou de anunciar que a transação foi aprovada, o que significa que o acordo irá ser finalizado brevemente. Com base nos números de passageiros do ano passado, os dois grupos, após a aquisição, irão tornar-se o segundo maior grupo de viagens charter na Dinamarca, superados apenas pela Spies Rejser. O grupo Primo Tours, que inclui SunCharter e Århus Charter, além da Primo Tours teve um total de cerca de 68.000 viajantes no ano passado, enquanto a Bravo Tours, como a quinta maior operador charter da Dinamarca, teve 130.000 cliente . Com a fusão, o grupo Primo e Bravo Tours (com as perspetivas de vendas para este ano) terão um total combinado de 218.000

27.09.2023 - www.standby.dk

Easyjet com nova rota entre Copenhaga e Lisboa

Também a Easyjet vai contribuir para melhorar a conectividade aérea entre Dinamarca e Portugal. A partir de 30 de outubro 2023, esta companhia aérea vai voar duas vezes por semana entre Copenhaga e Lisboa. Esta notícia é positiva para os residentes dinamarqueses, mas pode representar um desafio para a TAP e para a Norwegian, que têm praticado preços elevados por um longo período.

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Stig Kaspersen

Stig Kaspersen

Coordenador da equipa no mercado

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