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Última atualização: dezembro 2023

NORUEGA

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

A Noruega é um país com 5,4 milhões de habitantes em 2022 (1,2% em relação à população da União Europeia).

Em 2022, a Noruega foi a 26.ª maior economia a nível mundial, de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic.

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

A Noruega é o 22.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, concentrando uma quota de 0,95% do total da procura turística mundial.

De acordo com os dados da Globaldata, em 2022, as saídas de turistas noruegueses para o estrangeiro registaram um crescimento expressivo (259,0%), correspondendo a 8,1 milhões de viagens, mas ainda apresentam um nível inferior ao registado em 2019 antes da pandemia (-19,5%). O continente europeu abrangeu 96,2% dos fluxos de outbound totais.

O TOP 10 dos destinos dos turistas noruegueses quando viajam para o estrangeiro é o seguinte: Suécia (quota: 22,5%), Dinamarca (19,7%), Espanha (14,1%), Reino Unido (4,7%), Grécia (3,9%), Alemanha (3,9%), Polónia (3,2%), França (4,0%), Itália (2,5%) e Turquia (2,4%), de acordo com os dados da Globaldata. Portugal ocupa o 13.º lugar e concentra uma quota de 1,1%.

Em 2022, cerca de 65,9% das viagens foram realizadas por via aérea e 26,1% reportaram à via terrestre. A estada média no estrangeiro foi de 7 dias. Os casais nas suas viagens ao exterior registam uma quota de 32,9%, as famílias (25,4%), individuais (24,1% e em Grupo (17,7%). 

A época alta correspondente aos meses de julho, agosto e setembro concentrou 31,3% do total das viagens ao estrangeiro por parte dos turistas da Noruega. A faixa etária dos 50 aos 64 anos é a mais representativa (quota 23,9%), seguida da faixa 35-49 anos (20,3%) e da 15-24 anos (16,6%).

A motivação Lazer concentrou 59,2% do total das viagens dos residentes noruegueses ao estrangeiro, viagens de negócios 18,4%, VFR 17,5% e outros motivos 4,9%.

Os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas noruegueses diminuíram significativamente em 2020, devido ao impacto que o COVID-19 teve nas viagens ao exterior. O gasto total registou uma quebra anual de 74,5% face a 2019 e, em 2021, manteve esta tendência com uma quebra de 3,8%. Em 2022, inverte-se este ciclo, observando-se um crescimento expressivo de 159,2% face ao ano anterior.

Os gastos no exterior com o Alojamento registaram uma quota de 28,3%, seguido dos de Transporte (15,6%) e os da Restauração (15,4%). O gasto médio diário por viagem ao estrangeiro foi de 218,7 USD.

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2022, a Noruega posicionou-se como o 20.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota: 0,7%) e ocupou o 22.º lugar para o indicador hóspedes (quota: 0,6%).

Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes da Noruega em Portugal registaram um acréscimo de 319,0% e os hóspedes um aumento de 343,9% face ao ano anterior, totalizando 312,2 mil dormidas e 86,6 mil hóspedes, respetivamente.

Observa-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas em 2022, na ordem dos 236,6% face ao ano de 2021, que se situaram em 144 milhões de euros, posicionando-se no 21.º lugar com uma quota de 0,7%.

Comparando o ano de 2022 face ao ano de 2019 antes da epidemia, os valores registaram decréscimos nos indicadores hóspedes (8,3%), dormidas (12,7%) e receitas turísticas (3,0%).

No indicador dormidas, a Área Metropolitana de Lisboa é o principal destino nacional dos turistas provenientes da Noruega que visitam Portugal (35,4%), seguido do Algarve (27,1%), Madeira (24,3%) e Centro (7,7%).

Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal

Este foi o panorama observado no final do ano de 2022:

Perspetivas

De acordo com as recentes projeções do Fundo Monetário Internacional, o crescimento económico para a Noruega deve crescer 2,3% em 2023 e 1,5% para 2024, não obstante com os efeitos prolongados da guerra na Ucrânia e do Médio Oriente, bem como dos altos níveis de inflação, acompanhados de políticas monetárias mais restritivas que se irão refletir sobre o consumo privado e das famílias e sobre os investimentos.

De 2023 a 2027, as partidas internacionais dos turistas noruegueses para o estrangeiro devem crescer a um CAGR de 5,6% para chegar a um total de 13,4 milhões de partidas em 2027 (projeções da GlobalData). Os gastos dos turistas noruegueses no exterior deverão aumentar a um CRGR de 9,5% reportado ao período de 2023 a 2027 (previsões da GlobalData).

Segundo as estimativas da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de verão de 2023 face à de 2019 para o mercado da Noruega, estas revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos programados disponíveis: Espanha (825 mil lugares -9,1%); França (380 mil lugares +0,7%); Itália (230 mil lugares +2,1%); Turquia (200 mil lugares +15,8%); Grécia (185 mil lugares+11,6%) e Croácia (150 mil lugares -6,3%).

Se compararmos a temporada de Inverno 2024 (entre 1 de outubro de 2023 a 31 de março de 2024) face ao período homólogo de 2019 prevê-se o seguinte número de lugares aéreos disponíveis da Noruega para os principais destinos europeus: Espanha: 515 mil lugares (-19,8%); França: 195 mil lugares (+7,5%); Turquia: 120 mil lugares (+14,2%); Itália: 100 mil lugares (+11,1%); Grécia: 25 mil lugares (+66,6%) e Croácia: 20 mil lugares (+18,9%).

 

Notícias de mercado

A companhia área Norwegian estima lucro de 2,2 mil milhões NOK

A companhia área Norwegian está em ascensão e está a aumentar as expectativas para os resultados anuais de 2023, indicando que deverão atingir os 2,2 mil milhões de coroas norueguesas. Em novembro do ano passado, a empresa estimava que os resultados anuais ficariam entre 1,8 e 2 mil milhões de coroas. A melhoria nas expectativas de resultados deve-se principalmente a uma maior procura por viagens em novembro e dezembro de 2023.

24.01.2024 - www.travelnews.no

Os noruegueses planeiam gastar mais dinheiro em férias

O estudo Reisepuls 202", realizado pelo instituto Opinion em nome da Virke (organização de empregadores), revela que o agregado familiar médio na Noruega planeia gastar 45.900 coroas em férias em 2024. Em coroas, isso é significativamente mais do que no ano passado, quando o agregado familiar médio planeava gastar 36.250 coroas em férias. Os fatores que a maioria considera que irão influenciar a escolha das férias em 2024 são o preço (69%), a situação financeira pessoal (68%), a estabilidade política e segurança no destino (61%), e o orçamento para as férias em 2024 (61%). De todos os que planeiam férias de verão, 63% optarão por passá-las na Noruega. 49% dizem que as passarão no estrangeiro. Os destinos mais populares fora da Noruega são Espanha (34%), Grécia (23%), Suécia (22%), Dinamarca (21%) e Itália (18%). Um em cada cinco afirma que mudará os hábitos de viagem por questões ambientais

15.01.2024 - www.travelnews.no

A Norwegian continua a lutar para adquirir a Companhia Aérea Widerøe com rotas domésticas na Noruega

A entidade reguladora avalia a aquisição da Widerøe pela Norwegian como negativa para a concorrência na aviação norueguesa, mas nem aa companhias aéreas Norwegian nem a Widerøe compreendem isso. A Norwegian mantém a sua posição e considera que eles e a Widerøe não estão numa situação real de concorrência. Na sua resposta à Autoridade da Concorrência, enfatizaram que acreditam que as empresas se complementam. A autoridade de concorrência norueguesa disse à NTB (portal económico online) que acabou de receber a resposta da Norwegian. Eles não desejam comentar o conteúdo, mas afirmam que irão avaliá-lo. A decisão final da Autoridade da Concorrência está marcada para 3 de janeiro de 2024.

11.12.2023 - www.travelnews.no

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Stig Kaspersen

Stig Kaspersen

Coordenador da equipa no mercado

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