Home / Turismo em Portugal / Gastos com cartões estrangeiros em Portugal | 1.º semestre 2026

Gastos com cartões estrangeiros em Portugal | 1.º semestre 2026

O volume de gastos com cartões bancários estrangeiros em Portugal registou níveis máximos históricos durante o 1.º semestre de 2026.

Pedro Pereira
SIBS
30 julho 2026

O crescimento geral de número de operações foi de +12% e de volume de compras +6%, comparados com igual período de 2025 e +21% e +10% relativamente a 2024. Todavia, este crescimento foi ligeiramente menor do que o verificado entre 2024 e 2025.

Estes registos máximos não foram apenas globais, antes resultaram de máximos verificados em quase todos os principais mercados, embora com uma evolução muito menos significativa do que no ano anterior e com significativas oscilações entre eles. Entre os principais mercados, o que mais cresceu em gastos foi a Espanha (+14%), seguido da Alemanha e Reino Unido (ambos com +6%). O mercado norte-americano embora continue a subir, fá-lo e forma mais mitigada e o mercado francês regista mesmo uma ligeira retração nos gastos pagos com cartão bancário (-1,2%).

Na atividade turística, foram ultrapassados todos os registos anteriores na restauração (+8,6%), contrastando com uma continuada retração dos gastos com alojamento (-7%). Regionalmente, registou-se um aumento de gastos em quase todas as regiões, com exceção doa Região Autónoma dos Açores (-1,2%), embora com níveis distintos, distinguindo-se a Região Norte (+10%) como a que teve melhor desempenho relativo.