TravelBI
Home / Turismo Internacional / Turismo internacional cresce 86% - Barómetro OMT | 1.º trimestre 2023

Publicação

junho 06, 2023
Pedro Pereira
Organização Mundial do Turismo

Turismo internacional cresce 86% - Barómetro OMT | 1.º trimestre 2023

turismo internacional

A Organização Mundial do Turismo (OMT) acaba de divulgar os resultados do turismo internacional no 1.º trimestre de 2023 através do seu Barómetro do Turismo Mundial. Trata-se de um relatório que é publicado quatro vezes por ano e inclui uma análise dos dados mais recentes sobre destinos turísticos e mercados de origem. O documento inclui ainda um Índice de Confiança baseado nas opiniões emitidas pelo painel de especialistas da OMT, que fornece uma avaliação do desempenho recente e das perspetivas de curto prazo para o turismo internacional.

O turismo internacional continua a sua trajetória de recuperação face ao que eram os níveis verificados até à disseminação global da pandemia de Covid-19. No 1.º trimestre do ano, o turismo mundial situou-se 20% abaixo do registado no trimestre homólogo de 2019. A Europa surge como a segunda região mundial em melhor posição, tanto relativamente ao ano de 2022 (-20%), como no 1.º trimestre de 2023 (-10%), apenas superada pelo Médio Oriente que é a única região que já ultrapassou os números verificados em igual período de 2019 (+15%).

O turismo internacional cresceu +86% no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado, mostrando um crescimento contínuo no início do ano. Estima-se que 235 milhões de turistas viajaram internacionalmente nos primeiros três meses, mais do dobro de igual período de 2022. As receitas do turismo internacional em 2022, cresceram 50% em termos reais em relação a 2021 e atingindo 64% dos níveis pré-pandémicos.
Relativamente ao verão do Hemisfério Norte é esperado que sejam alcançados bons resultados apoiados por um conjunto de fatores que incluem uma forte procura reprimida, a recuperação sustentada da conectividade aérea e a recente reabertura do mercado chinês de outros importantes mercados e destinos asiáticos.
As opiniões do Painel de Especialistas da OMT indicam que quase 70% dos especialistas esperam um melhor desempenho no período maio-agosto de 2023. No entanto, a maioria continua a acreditar que o turismo internacional não regressará aos níveis de 2019 antes de 2024.

Em resposta ao ambiente económico marcado por forte instabilidade, espera-se que os turistas procurem cada vez mais a melhor relação custo-benefício e optem por viagens mais curtas durante este ano. Entre os fatores que mais impactam na situação económica internacional encontram-se:

Relatório completo: World Tourism Barometer | may 2023