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Publicação

novembro 08, 2023
Pedro Pereira
Banco Mundial

Turismo a crescer num contexto macroeconómico internacional marcado pela incerteza

turismo internacional

O Banco Mundial divulgou mais uma edição do seu relatório trimestral, este relativo ao 2.º trimestre de 2023, sobre a atividade turística “Tourism Watch – Quarterly Report: Q2 2023”.

O Tourism Watch é um relatório trimestral produzido pelo Banco Mundial que monitoriza o desempenho e as perspetivas do setor do turismo global e regional e coloca em destaque políticas destinadas a melhorar os resultados económicos, sociais e ambientais do setor para as economias e destinos em desenvolvimento. 

Nesta edição os destaques são:

  • Visão Global: o setor continua a sua recuperação constante nas chegadas de turismo internacional (aumento de 33% em termos anuais), receitas, indicadores de aviação e alojamento tudo isto à medida que a inflação do turismo diminui e as operações das companhias aéreas se ajustam à nova procura. A reabertura da China em janeiro de 2023 continua a impulsionar o crescimento do turismo global e regional (Ásia Oriental e Pacífico), enquanto todas as outras regiões apresentam melhorias constantes relativamente ao ano anterior;
  • Perspetivas do setor: as perspetivas do turismo são cautelosamente otimistas devido a uma recuperação contínua, ao abrandamento da inflação e à resiliência económica contínua nos principais mercados emissores globais, como os EUA. No entanto, o esperado abrandamento do crescimento global, a persistência da inflação subjacente, as tensões geopolíticas e os fenómenos meteorológicos extremos induzidos pelas alterações climáticas estão a afetar a confiança dos viajantes internacionais;
  • Apoio técnico específico: para a elaboração de políticas eficazes é crucial a disponibilidade de dados abrangentes e atualizados sobre o turismo, mas muitas vezes faltam estatísticas sobre o turismo, especialmente nas economias em desenvolvimento. De forma a ultrapassar esta lacuna, o Banco Mundial está a providenciar financiamento e assistência técnica aos destinos. 

O crescimento anual (ano a ano) em serviços de viagens e turismo contribuiu substancialmente para o aumento do setor de serviços no seu conjunto, no início de 2023 (Figura 1). As transações de serviços de viagens recuperaram para 91% dos níveis de 2019 no 1.º trimestre de 2023, e ainda mais no 2.º trimestre, segundo os dados disponíveis.

Figura 1- Evolução do turismo face à evolução dos serviços e comércio de bens
Fonte: World Trade Organization

No 2.º trimestre de 2023, a diferença entre oferta e procura de transporte aéreo de passageiros à escala global diminuíram (Figura 3), resultando na redução das tarifas aéreas. A oferta e a procura da aviação comercial foram severamente atingidas durante a Covid-19, surgindo subsequentes questões logísticas e de pessoal, com a evolução da procura a ultrapassar a evolução da oferta durante grande parte dos últimos dois anos, impulsionando o crescimento dos preços das tarifas aéreas. Durante o 1.º semestre de 2023, as companhias aéreas resolveram, em grande parte, os problemas com as frotas e o pessoal, tendo como resultado o restabelecimento de convergência de tráfego de passageiros (medido em receita por quilômetro) e capacidade aérea (medida por assento-quilómetro disponível), entre maio de 2022 a junho de 2023.

Figura 2 – Evolução da oferta e procura de transporte aéreo de passageiros
Fonte: OAG Traffic Analyzer

Os investidores que atuam no setor do turismo permanecem cautelosos num contexto macroeconómico de incerteza e altas taxas de juros (Figura 3). De acordo com o último relatório de Investimento IDE do cluster do turismo da OMT da fDi Tourism Greenfield, existem sinais de recuperação em 2022 relativamente a anúncios de novos projetos e criação de emprego.

No entanto, as despesas globais de capital, que continuavam a cair desde 2019, com 60,9 mil milhões de dólares, até 10,2 mil milhões de dólares em 2022, ainda evidenciam uma melhoria significativa. 

Figura 3 – Evolução do Investimento Direto Estrangeiro no Setor do Turismo, 2020-2023
Fonte: Global Data

As perspetivas de o turismo ter uma forte recuperação permanecem cautelosamente otimistas, dada a moderação da inflação e a resistência dos principais mercados emissores globais a situações de recessão. No entanto, a desaceleração do crescimento global, juntamente com situações de inflação persistente, tensões geopolíticas e frequentes eventos climáticos extremos estão a afetar a confiança nas viagens.

O estudo de monitorização do sentimento de viagem na Europa, realizado pela European Travel Commission, mostra uma ligeira diminuição anual na intenção de viagem entre junho e novembro de 2023, embora as despesas com viagens devam aumentar. Para os europeus, o aumento dos preços de serviços associados às viagens e a incerteza quanto às suas finanças pessoais são as principais preocupações quando têm que tomar decisões relativas à realização de viagens, enquanto as preocupações com a guerra na Ucrânia ainda têm impacto em 44% dos planos de viagem dos europeus.

Embora ainda positivo, o mais recente Índice de Confiança da OMT mostra uma avaliação em baixa para o 2.º semestre de 2023, em linha com uma estagnação no 2.ª trimestre, quer de pesquisas, quer de reservas de voos e uma pontuação volátil de sentimento de viagem (Figura 4). Fatores como a ocorrência de recordes de temperaturas elevadas em junho e julho, a continuação da instabilidade política internacional, com a continuação da situação de guerra na Ucrânia, agravada com a recente violência em Israel e em Gaza poderão impactar as viagens internacionais na segunda metade do ano.

Figura 4 – Indicadores prospetivos de atividade turística
Fonte: OMT, Tourism Data Dashboard

Aceda ao relatório completo: World Bank Group, Tourism Watch – Quarterly Report: Q2 2023.