TravelBI
Home / Turismo Internacional / Os destinos internacionais mais visitados em 2022

Publicação

novembro 08, 2022
Pedro Pereira
ForwardKeys

Os destinos internacionais mais visitados em 2022

turismo internacional

Por ocasião da realização de mais uma edição do WTM – World Travel Market London, a ForwardKeys acaba de publicar o seu relatório relativo aos maiores destinos internacionais em 2022. Nos primeiros dez meses de 2022 e com exceção do mercado da Ásia-Pacífico, o turismo internacional praticamente recuperou do impacto da pandemia da Covid-19.

Em 2022, o setor de viagens teve que superar obstáculos, incluindo crescentes tensões geopolíticas, caos nos aeroportos, encerramento contínuo da China e até ameaças existenciais ao setor de aviação. A questão do overtourism também voltou com força após a reativação das viagens, sendo relevante os gestores dos destinos desenvolverem planos e adotarem medidas para que os destinos possam promover para mitigar o impacto do turismo excessivo.

A Europa continua a ser reconhecida pela sua diversidade, e muitos viajantes que a procuram enquanto destino têm feito questão de experimentar a sua natureza, a sua história e os seus centros urbanos, tal como reflete o crescimento da procura por destinos que recuperaram grande parte dos níveis de procura de 2019, como Istambul (-4%), Reykjavik (-14%), Madrid (-22%) e Oslo (-25%). Tal como o México e as Caraíbas, a Europa deve muito do seu sucesso, em termos de recuperação de viagens, aos EUA, que mantém a sua posição como principal mercado de viagens de outbound do mundo.

No final de 2022, a estagnação de alguns mercados face ao aumento das taxas de inflação lançou uma sombra sobre o que tinha sido um ano principalmente positivo para a indústria. Olhando para 2023, a plena recuperação global do mercado dependerá de sua capacidade de superar esse desafio, bem como outros obstáculos associados a tensões geopolíticas e a uma crise energética global. Para além disso, nenhuma recuperação da indústria será completa sem o regresso dos viajantes chineses.

Os destinos internacionais que mais recuperaram foram os localizados nas Caraíbas e América Central, que ocuparam os primeiros lugares do ranking, embora a Europa seja a região que mais destinos nove, incluiu no Top-20 mundial. Portugal posicionou-se enquanto 10.º destino mundial e 3.º europeu, com maior crescimento relativamente a 2019.

Chegadas Internacionais e Capacidade Aérea, em 2022 e 2019

Extraído de: ForwardKeys

A aplicação dos meus critérios a cidades coloca no 1.º lugar Antalya (Turquia), seguindo-se cinco destinos da América Central e Caraíbas. O Porto é o único destino nacional, colocado no 20.º lugar mundial e 6.º europeu.

Por tipo de produto o sol&praia foi o que mais recuperou, enquanto outros produtos habitualmente também muito procurados como o turismo de Natureza, Shopping, Urbano e de Negócios recuperaram metade da procura verificada em 2019. Em todos estes produtos, o nível de recuperação foi maior no segundo semestre, tendo sido particularmente relevante no sol&praia.

 

Chegadas internacionais por tipo de produto (2022 e 2019)

Extraído de: ForwardKeys

Os números do turismo internacional foram quase sempre em crescendo ao longo de 2022, sendo a única exceção os dois primeiros meses do ano, em que a prevalência da variante Omicron, com as consequentes restrições ainda muito altas nos movimentos internacionais, fez baixar ainda mais o número de turistas internacionais. A partir do início do segundo trimestre e apesar do início da guerra na Ucrânia, a tendência foi sempre de crescimento, apesar de uma série de fatores disruptivos de que foi expoente máximo o caos vivido nos aeroportos, que não estavam, de todo, preparados para o nível de retoma verificado no início no segundo semestre. Todavia, é expectável que o máximo da recuperação de venha a verificar na segunda quinzena de novembro e primeira de dezembro, com o impacto da realização do Campeonato do Mundo de Futebol, no Qatar.

 

Evolução do Turismo Internacional em 2022 vs. 2019

Extraído de: ForwardKeys

Nos primeiros oito meses do ano a recuperação do turismo de lazer foi mais rápida e mais sustentada do que o turismo de negócios. Contudo, após o verão o turismo de negócios teve um incremento maior, tendo-se equiparado o seu nível de recuperação ao do turismo de lazer.

 

Chegadas de turismo internacional por motivo de viagem (2022 vs. 2019)

Extraído de: ForwardKeys

A recuperação do turismo internacional na Europa foi liderada pelo Sol&praia, seguido pelo turismo de natureza. O ranking de países europeus que mais recuperaram face a 2019 reflete isso mesmo, com uma prevalência de países do sul do continente entre os que mais recuperaram, juntamente com alguns outros destinos reconhecidos pelo seu elevado grau de naturalidade. Portugal foi o 4.º país europeus que mais recuperou, com uma perda estimada em torno do -16% face a igual período de 2019.

 

Turismo internacional na Europa (2022 vs. 2019)

Extraído de: ForwardKeys

Relatório: The most visited destinations 2022