Publicação
outubro 13, 2022
Pedro Pereira
Long-Haul Travel Barometer 3/2022
tendências
A ETC – European Travel Commision divulgou a 3.ª vaga de 2022 (setembro-dezembro), dos resultados do seu barómetro de viagens Long-Haul, dedicado a cinco mercados: Brasil, China, Japão, Rússia e Estados Unidos da América.
A amostra é constituída por 1.000 entrevistas online a potenciais viajantes, considerados representativos para cada um dos mercados. Anualmente serão analisados três horizontes temporais de viagem: janeiro-abril; maio-agosto e setembro-dezembro.
Este novo barómetro pretende, em cada momento, avaliar:
- As intenções de viajar para fora da sua região de residencial habitual;
- Preocupações e dificuldades relativamente às viagens;
- Critérios relevantes para a seleção dos destinos de viagem;
- Preferências de viagem no que respeita aos destinos, tipo de experiências e modos de transporte.
Conclusões:
- O sentimento relativamente a viagens para a Europa a partir de mercados de longa distância teve ligeiríssimas melhorias em comparação com o quadrimestre anterior, tendo o índice progredido de forma marginal;
- Após a época alta de procura de viagens, o verão no hemisfério Norte, a realização de novas viagens não é prioritária para os consumidores. O inquérito realizado mostra que um em cada três entrevistados não têm qualquer plano para viajarem até ao final de 2022. A subida dos preços da energia e dos bens de consumo veio pressionar os orçamentos familiares, o que justifica que um em cada quatro inquiridos coloque as suas próprias limitações orçamentais, como principal restrição para a realização de viagens para os próximos meses. Esta situação atinge particularmente os potenciais viajantes brasileiros, canadianos e norte-americanos;
- Entre os mercados da região Ásia-Pacífico prevalecem ainda as preocupações e restrições de viagem impostas pela Covid-19, e que atinge particularmente o mercado chinês e um pouco menos o japonês.
Relatório: Long-Haul Travel Barometer 3/2022