TravelBI
Home / Turismo Internacional / Long-Haul Travel Barometer 1/2023

Publicação

março 07, 2023
Pedro Pereira
European Travel Comission

Long-Haul Travel Barometer 1/2023

turismo internacional

A ETC – European Travel Commision divulgou a 1.ª vaga de 2023 (janeiro-abril), dos resultados do seu barómetro de viagens Long-Haul, num dos seus mais recentes inquéritos com periodicidade quadrimestral. Os mercados-alvo deste estudo são: Brasil, China, Japão, Rússia e Estados Unidos da América. A amostra é constituída por 1000 entrevistas online a potenciais viajantes, considerados representativos para cada um dos mercados. Anualmente serão analisados três horizontes temporais de viagem: janeiro-abril; maio-agosto e setembro-dezembro.

Este novo barómetro pretende, em cada momento, avaliar:

  • As intenções de viajar para fora da sua região de residencial habitual;
  • Preocupações e dificuldades relativamente às viagens;
  • Critérios relevantes para a seleção dos destinos de viagem;
  • Preferências de viagem no que respeita aos destinos, tipo de experiências e modos de transporte.

Conclusões | janeiro-abril 2023 

- O contexto económico internacional dominado pela incerteza, marcado pela inflação elevada e pelo aumento dos preços da energia, não diminuiu a vontade de viajar em 2023. Pelo contrário, o índice de sentimento relativo às viagens de longo curso desenvolvido pela ETC atingiu os seus valores mais elevados em mercados como o Brasil, China e Estados Unidos, nos últimos cinco anos;

- No Canadá, o índice também é positivo, com valor um pouco menor quando o destino é a Europa. Isso pode ser atribuído a alguns receios de recessão económica e à perceção de que viajar para a Europa é  caro. As preocupações como o orçamento familiar é a principal causa para que 40% dos canadianos não tenham planos para viajar para fora da América do Norte este ano;

- O Japão é o único mercado pesquisado onde as pessoas permanecem pessimistas sobre a possibilidade de viajar para fora de sua região de residência no próximo ano;

- Noutros mercados, o sentimento é forte, com pelo menos 60% dos entrevistados a planearem efetuar uma viagem internacional durante 2023;

- Os resultados são particularmente otimistas entre os brasileiros, com 80% a afirmar a sua vontade de viajar para destinos de longa distância, tendo 37% demonstrado um alto nível de certeza;

- As intenções de viagem também são fortes entre os chineses (78%). Este resultado terá sido potencialmente impulsionado pela remoção da política de Covid zero em dezembro de 2022, o que aconteceu durante o período de recolha de dados. Deve-se notar, no entanto, que a quota dos que têm mais certeza sobre viajar foi menor (15%) do que noutros mercados (por exemplo, Brasil, Canadá e Austrália, todos +25%), sinalizando uma continuação do cenário de incerteza relativamente às viagens.

Relatório completo: Long-Haul Travel Barometer 1/2023