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Publicação

dezembro 13, 2022
Pedro Pereira
Eurostat

Eurostat divulga principais números da utilização de transportes na Europa

turismo internacional

A Covid-19 impactou fortemente o transporte aéreo, sobretudo a nível internacional. Os aeroportos que tinham uma percentagem relativamente elevada de transporte doméstico foram os que menos sentiram o impacto, sobretudo quando comparados com os que estavam mais dedicados aos voos internacionais. Esta é uma das conclusões que o Eurostat acaba de divulgar no relatório anual que reúne os dados estatísticos sobre o transporte na Europa.

Em 2021, o número de passageiros aumentou em comparação com 2020, mas permaneceu bem abaixo dos níveis anteriores à crise. Consequentemente, a lista dos 10 aeroportos de passageiros mais movimentados em 2021 mudou em comparação com 2019. Os cinco primeiros eram os mesmos e estavam ordenados da mesma forma, mas os cinco seguintes eram diferentes. Os aeroportos de Palma de Maiorca, Atenas e Lisboa constaram entre os 10 primeiros em 2021, mas não em 2019. Em contraste, os aeroportos de Roma, Dublin e Viena saíram do top 10 entre 2019 e 2021.

TOP-10 – Aeroportos Europeus com maior número de passageiros em 2020 e 2021

(milhões de passageiros)

O número de passageiros aéreos transportados em voos de e para cada Estado-Membro da União Europeia pode ser relacionado com a população residente, de forma a dar uma medida da intensidade do transporte aéreo de passageiros. Vários Estados-Membros do sul da Europa, que são importantes destinos turísticos, tiveram um rácio elevado de passageiros aéreos por habitantes em 2021, em particular Chipre (5,2 por habitante) e Malta (4,9 por habitante). As sete posições inferiores foram todas ocupadas por Estados-Membros do Leste. No cálculo deste rácio, Portugal ocupou a 8.ª posição, apenas superado por países de menor dimensão e pela Grécia.

Passageiros transportados vs. população residente | 2020-2021

Os voos intracontinentais na Europa foram a principal origem ou destino dos passageiros que viajaram de ou para a União Europeia por via aérea, em 2021:

- 53,5% do total extra-UE foi para voos de/para países europeus que não as repúblicas europeias da antiga União Soviética;

- As posições seguintes foram de 9,4 % para a América do Norte, 9,0 % para o norte da África, 8,2 % para a Ásia Ocidental e 6,9 % para as repúblicas europeias da antiga União Soviética;

- O transporte aéreo de passageiros da UE de/para países não pertencentes à UE aumentou 18,3 % em 2021, recuperando parte dos decréscimos (menos 76,2 %) registados em 2020. A um nível mais detalhado, o transporte aéreo de passageiros continuou a cair em 2021 no que diz respeito aos mercados do Sudeste Asiático, Leste Asiático, Sul de África, Sul da Ásia e América do Sul. Para todos os outros mercados, o número de passageiros aéreos em 2021 foi maior do que em 2020. Os maiores aumentos em termos relativos ocorreram no transporte de e para a América Central e Caribe e também na África Ocidental, ambos registando aumentos superiores a 50 %.

Relatório completo:

Key figures on European transport | 2022 edition