TravelBI
Home / Turismo Internacional / European Tourism Trends & Prospects - Q3/2022

Publicação

novembro 10, 2022
Pedro Pereira
European Travel Comission

European Tourism Trends & Prospects - Q3/2022

turismo internacional

Durante os meses de verão a Europa desfrutou de uma forte recuperação do turismo, para o que muito contribuiu o levantamento às restrições de viagens por causa da Covid-19. No entanto, a Europa foi parcialmente atingida pela turbulência decorrente da prolongada situação de guerra na Ucrânia. Escassez de mão de obra, preços elevados dos bens alimentares e da energia, e estagnação do crescimento económico (a economia da zona do euro está deverá contrair 3,1% em 2022 e 0,5% em 2023) são outras cambiantes que influenciam o quadro económico atual.

Apesar desta conjuntura, a recuperação do setor do turismo vai continuar, mas a um ritmo mais lento devido aos riscos persistentes, especialmente à medida que nos aproximamos dos meses mais frios sendo esperados aumentos significativos dos preços da energia. Tais acontecimentos, terão impactos nos orçamentos das famílias, por via do contínuo aumento do custo de vida. Nessa medida, é provável que os consumidores optem por viajar para mais perto de casa, procurando opções mais acessíveis.

Relativamente à procura de longa distância é possível observar que a situação de guerra não afetou negativamente a procura, com exceção dos países diretamente envolvidos e alguns localizados na vizinhança imediata. Pelo contrário, a retoma das viagens transatlânticas teve um forte impulso nos meses mais recentes, por via do já referido levantamento de restrições associadas à Covid-19, mas também sustentada por um dólar norte-americano mais forte em relação tanto o euro como à libra, tornando as viagens de saída dos EUA para a Europa mais acessíveis. Por outro lado, viagens com origem na Região Ásia-Pacífico, especialmente da China, mostraram progressos mínimos em direção a uma recuperação devido à remoção, ainda que mais lenta das restrições de viagem, estando os números ainda muito longe dos verificados antes da pandemia.

A última edição do European Tourism Trends & Prospects relatório trimestral fornece uma análise abrangente e recente do setor turístico turismo, bem como dos desenvolvimentos macroeconómicos que têm afetado a Europa. O relatório explora os fatores disruptivos em curso no continente europeu capazes de afetar a recuperação das viagens e impactar as perspetivas do turismo para o que resta de 2022 e para o próximo ano.

Relatório completo: European Tourism Trends & Prospects - Q3/2022