Publicação
Análise Concorrentes Portugal - Espanha | 2019
De acordo com os últimos dados disponíveis Portugal continua a crescer acima da Espanha nos indicadores hóspedes e dormidas na hotelaria.
Com efeito, nos primeiros 12 meses do ano de 2019, as unidades hoteleiras em Portugal registaram 21,6 milhões de hóspedes (+5,4% face ao período homólogo de 2018) e 57,9 milhões de dormidas (+2,4%), ao passo que a Espanha registou nos mesmos indicadores um crescimento de 2,9% nos hóspedes e 0,3% nas dormidas nas unidades hoteleiras.
Considerando apenas o mercado internacional, os hóspedes estrangeiros em Portugal aumentaram acima da Espanha em termos relativos (5,1% contra +2,8% em Espanha) e as dormidas de estrangeiros em Portugal registaram um crescimento de 1,5%, ao passo que em Espanha se registou uma quebra de 0,6%.
Em termos do comportamento dos principais mercados emissores, os dois países registam uma tendência de maior crescimento nos mercados long haul, com destaque para os Estados Unidos (+18,5% em Portugal e +16,5% em Espanha), que compensam a quebra de mercados tradicionais como a Alemanha ou os Países Baixos.