TravelBI
Home / Turismo em Portugal / Açores distinguido como melhor destino sustentável de enoturismo

Publicação

novembro 09, 2023
Pedro Pereira

Açores distinguido como melhor destino sustentável de enoturismo

Enoturismo sustentabilidade

A Região Autónoma dos Açores foi distinguida com o Prémio de Melhor Destino de Enoturismo Sustentável 2023 (Best Sustainable Wine Tourism Destination), atribuída pela Iter Vitis, numa cerimónia que decorreu no dia 27 de outubro em Toulouse, França. 

A Iter Vitis é uma associação internacional criada em 2007, em Itália, e que tem por objetivo promover a proteção e valorização da paisagem associada à produção vitícola, como ferramenta de desenvolvimento sustentável, ao serviço do território e das populações locais, além de pretender ser um elemento de identidade europeia.  

Estes prémios que vão na sua 5.ª edição, pretendem premiar as melhores práticas na área do enoturismo, bem como as iniciativas que protegem e promovem a tradição milenar da vinha e do vinho e a paisagem a eles ligada, bem como a inovação e o respeito pela sustentabilidade ambiental, social e económica.

O recente inquérito que o Turismo de Portugal lançou junto dos produtores de vinho que têm operação de enoturismo identificou sete empresas na Região Autónoma dos Açores, uma localizada na ilha de São Miguel, outra na ilha Terceira e cinco na ilha do Pico, dando corpo à Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, classificada como Património Mundial, pela UNESCO. 

A paisagem da cultura da vinha da ilha do Pico ocupa uma área total de 987 hectares, envolvida por uma zona tampão com outros 1.924 hectares. É composta por uma faixa de território que abrange parcialmente as costas Norte e Sul e a costa Oeste da ilha, tendo como referência emblemática dois sítios - o Lajido da Criação Velha e o Lajido de Santa Luzia, implantados em extensos campos de lava.  

As respostas ao referido inquérito indicaram que as empresas açorianas com projetos nesta atividade têm uma média de 7,5 colaboradores, dos quais 1,8 estão afetos à atividade de enoturismo.  

O enoturismo é um produto turístico em processo de afirmação na região, tal como se infere das respostas obtidas, quanto à evolução da procura, bem como da faturação diretamente associada ao enoturismo. 

A procura é maioritariamente internacional, sendo os Estados Unidos da América, a Alemanha e França são os três principais mercados. 

Ainda segundo os resultados do inquérito, em 2022, o enoturismo foi responsável por 35% do total de faturação das empresas açorianas produtoras de vinho e que desenvolvem esta atividade.  

Fontes: Governo Regional dos Açores, Iter Vitis, Turismo de Portugal.