Publicação
American Express Travel: 2023 Global Travel Trends Report
A American Express Travel acaba de publicar o seu relatório anual sobre tendências em viagens e turismo. Este documento procura dar respostas aos stakeholders do setor relativamente ao que serão as tendências de procura em 2023. Nessa medida, procuram-se respostas para perguntas como: Para que destinos viajar e como? O que fazer no destino? Como é que a evolução das preferências e comportamentos dos viajantes está a modelar a evolução do setor?
Os viajantes encontram inspiração em múltiplos interesses. O envolvimento com as comunidades locais, a recriação de momentos ou cenas de filmes ou séries de televisão, ou a realização de viagens em busca de experiências gastronómicas únicas, são apenas alguns dos motivos pelos quais as pessoas continuam a valorizar as viagens. À medida que a procura por viagens continua a recuperar e a aproximar-se da situação pré-pandémica, o conhecimento aprofundado das motivações e comportamentos dos clientes permite, a quem faz programação de viagens, aproximar-se das necessidades e anseios da procura.
Para muitas pessoas o ato de viajar passou a fazer parte integrante dos seus principais objetivos, pelo que não é de admirar que uma esmagadora maioria demonstre uma forte vontade de durante este ano viajar mais do que uma vez, tenha a rúbrica de “gastos com viagens” como central no seu orçamento familiar, ou, quando pense em viagens, dê maior relevância à concretização das suas expectativas do que aos custos da viagem.
Uma das principais tendências é a da procura de opções próprias, frequentemente procurando fugir a soluções customizadas, procurando experiências autênticas que lhes permitam uma aproximação à cultura local e os deixem explorar pontos de atração pouco conhecidos. Os novos turistas, também querem saber se as decisões que tomam durante a viagem podem ter um impacto positivo nos destinos que visitam e querem que o dinheiro que gastam nas férias apoiem as comunidades locais. As formas que os turistas encontram de apoiar as comunidades locais passam por fazer compras em pequenas lojas locais, comer em restaurantes locais e visitar atrações locais.
Quando questionados sobre as suas responsabilidades perante as comunidades locais dos destinos que os acolhem, os viajantes apontam o apoio financeiro a pequenos negócios locais e a aprendizagem sobre os hábitos culturais das populações que os recebem.
O processo de reserva parece cada vez mais associado à utilização de novas tecnologias e do acesso aos media. É notória a diferença entre as motivações para a escolha dos destinos de viagens entre os Millenials e a Geração Z em relação às gerações anteriores. Locais que se tornam icónicos devido a terem servido de cenários a séries, programas de televisão ou filmes, têm nos últimos anos ganho relevo enquanto escolha de destino para as gerações mais novas.
O turismo gastronómico parece ser uma tendência em afirmação. A relevância e o mediatismo que a gastronomia tem adquirido, muito em resultado da multiplicação de programas e shows temáticos. Muitos chefs têm-se tornado figuras populares junto de grandes públicos, o que tem aguçado a vontade das pessoas de terem experiências diferenciadoras, sendo que muitos viajantes têm tornado este um tema central das suas viagens. A procura por restaurantes de gastronomia local, festivais gastronómicos, ou as visitas organizadas a produtores agrícolas ou de vinho contam-se entre os tipos de experiências mais procuradas.
A preocupação com o bem-estar individual já se vinha afirmando como tendência antes do período pandémico. Após a experiência dificílima em que muitas pessoas foram confrontadas e se confrontaram a elas próprias com questões de saúde e de bem-estar e a prioridade que teriam de ter nas suas vidas, a procura por experiências que proporcionem essas boas sensações cresceu e também se fez sentir na procura turística. Uma vasta maioria de inquiridos respondeu estar hoje mais focada no seu bem-estar do que há um ano e que gostam de incluir caminhadas nas suas viagens de férias, como fonte de bem-estar e proximidade com a natureza.
A busca pela autenticidade dos destinos, a concretização de viagens “de sonho”, e a possibilidade de usufruir de experiências únicas capazes de gerar novas sensações de prazer e bem-estar estarão entre as principais razões para viajar em 2023.
Aceda ao relatório completo: American Express Travel | 2023 Global Travel Trends Report.