Home / Sustentabilidade / Turismo Sustentável: contexto internacional – Statista
Turismo Sustentável: contexto internacional – Statista

Os europeus mostram-se mais disponíveis para adotar ações concretas que tornem as suas viagens mais sustentáveis, conclui inquérito da Statista.

Pedro Pereira
Statista
14 junho 2024

Quatro em cada cinco viajantes consideram que é importante viajar de forma sustentável, sendo os europeus os que se mostram mais disponíveis para adotar boas práticas. Reduzir o desperdício de recursos locais (87%) e optar por comer e fazer compras em estabelecimentos detidos por locais (86%) eram, em 2022, as iniciativas mais concretizadas.

No entanto, e segundo um estudo da Statista, a escolha de alojamentos sustentáveis e socialmente responsáveis e a redução da pegada carbónica continuavam a ser referidos como os maiores desafios dos viajantes ambientalmente conscientes. Ainda assim, registava-se uma maior tendência de procura de alojamentos que respeitam o ambiente e os valores das comunidades onde se inserem com dois grandes objetivos: reduzir o impacto ambiental e viver uma experiência local mais autêntica.

No que respeita às emissões de dióxido de carbono resultantes do uso de transportes com fins turísticos, a aviação é a maior responsável por estas emissões, sendo que a previsão seja de crescimento até 2030. Já no turismo doméstico, o automóvel é o principal emissor de CO2.

Fonte: statista.com