TravelBI
Home / Sustentabilidade / Sustainable Travel Report | 2021

Publicação

março 15, 2022
Pedro Pereira
booking.com

Sustainable Travel Report | 2021

sustentabilidade boas práticas

​​​A Booking.com acaba de publicar a edição de 2021 do seu relatório sobre turismo sustentável. Este relatório faz uma análise detalhada sobre os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre a indústria de viagens e turismo, alterações impostas, novos comportamentos e novas atitudes por parte dos consumidores de viagens. 

Estamos num momento crucial no que respeita ao ato de viajar. A consciência dos impactos gerados pela realização de viagens está no seu ponto mais alto. À medida que lentamente começamos a voltar a explorar o mundo, temos uma oportunidade única de transformar as nossas crescentes intenções em matéria de sustentabilidade, em ações concretas e impactantes. Se viajarmos com respeito pelas comunidades locais, ambientes e biodiversidade, podemos continuar a ampliar horizontes, mas também a reduzir barreiras e aproximar as pessoas.

Este relatório reúne perceções de mais de 29.000 viajantes em 30 países, evidenciando que os eventos por que todos passámos em 2020 podem ser um ponto de inflexão crucial para que os viajantes, realmente, se comprometam com a sua própria jornada sustentável durante as suas viagens.

Números principais:

  • 73% considera ser mais provável escolher um meio de alojamento que tenha implementado práticas sustentáveis;

  • 72% pensa que os operadores turísticos e agências de viagens deveriam oferecer mais opções de viagens sustentáveis;

  • 48% consideram ser mais difícil fazer escolhas sustentáveis em viagem, do que no seu dia a dia;

  • 41% afirmam desconhecer como encontrar opções de viagens sustentáveis;

  • 40% referem que ajudaria se os websites de reservas utilizassem um selo que facilmente permitisse identificar meios de alojamento mais sustentáveis;

  • 37% gostariam que os websites de reservas online oferecessem a opção de um filtro "sustentável";

  • 35% gostariam que os fornecedores de viagens dessem indicações sobre como adotar comportamentos sustentáveis, em viagem;

  • 33% veem as viagens de férias como um tempo de evasão, sem estarem a pensar nas questões da sustentabilidade;

  • 32% afirmam não saber como podem tornar a sua viagem mais sustentável.​

O relatório explora, ainda, a forma como a indústria continua a evoluir e alguns dos desafios que permanecem. Enquanto a disponibilidade de opções mais sustentáveis continua a crescer, com mais e mais fornecedores de viagens a implementarem práticas impactantes nas suas operações, há ainda um longo caminho a percorrer. Há trabalho a fazer para inspirar e encorajar para que mais parceiros do setor façam o mesmo, a fim de trazer informações de forma transparente e significativa para os consumidores, para que viagens mais sustentáveis se tornem em opções mais fáceis para todos.

Aceda ao relatório completo: Sustainable Travel Report