Publicação
Sustainable Tourism Implementation: Framework and Toolkit
A European Travel Commission (ETC), acaba de publicar um novo manual 'Sustainable Tourism Implementation: Framework and Toolkit' - um roteiro para destinos europeus, sobre como lidar com cada etapa do caminho em direção à transformação sustentável.
O manual apresenta uma estrutura de sete etapas e fornece uma orientação prática sobre como fazer avançar o desenvolvimento do turismo sustentável para todos os destinos europeus, independentemente dos progressos que já possam ter alcançado na sua caminhada, com o objetivo final de se tornarem mais sustentáveis.
A estrutura é construída como uma abordagem modular para o desenvolvimento do turismo sustentável ao nível nacional. Cada uma das sete etapas é dividida em atividades que funcionam como instruções práticas, um "como fazer" para um turismo mais sustentável. É um processo experimentado e testado que conduzirá o leitor através dos desafios da transição sustentável. O manual também inclui melhores práticas, sugestões relevantes, links úteis, listas de verificação, modelos e fatos interessantes para desmistificar o turismo sustentável e apoiar o desenvolvimento de abordagens nacionais.
No seguimento desta publicação, Luís Araújo, Presidente da ETC, afirmou: "O modelo tradicional de turismo, ou seja, a forma como o sector se desenvolveu na Europa nos últimos 50 anos, está num ponto de inflexão. Quando se trata de gestão do turismo, é imperativo integrar a sustentabilidade nas estratégias nacionais e garantir que isso vá para além do simbolismo, para fazer uma diferença real e tangível em todos os níveis. Os destinos europeus estão empenhados em desenvolver formas mais sustentáveis de turismo e compreendem o potencial dos esquemas de sustentabilidade para melhorar a reputação, atratividade e experiências dos visitantes da Europa".
Esta ferramenta prática foi produzida por um consórcio de organizações especializadas - GoodPlace Eslovénia, GreenCase Consulting e Travel Foundation - com a orientação da ETC e dos seus membros. O kit de ferramentas responde às conclusões do relatório anterior da ETC sobre os Esquemas Europeus de Sustentabilidade, que identificou uma lacuna de conhecimento e a necessidade de fornecer orientações mais práticas nesta área.