TravelBI
Home / Sustentabilidade / Roteiro para a descarbonização: o caso da Iberostar

Publicação

fevereiro 19, 2024
Manuela Carvalho
World Travel & Tourism Council

Roteiro para a descarbonização: o caso da Iberostar

sustentabilidade

Se as empresas e organizações do setor do turismo adotarem o caminho para a descarbonização, vão ajudar a acelerar o trabalho em prol da sustentabilidade e da mitigação das alterações climáticas, além de impulsionar os esforços de adaptação climática.

Neste sentido, o research Hub do World Travel & Tourism Council, publicou um estudo de caso que apresenta o trabalho desenvolvido pela Iberostar Hotels and Resorts (Iberostar) para a descarbonização, partilhando assim as suas aprendizagens, com o setor do turismo, e não só, com todos os setores que delas possam beneficiar. O documento fornece um roteiro para a descarbonização, replicável em realidades diferentes, com base no sucesso do programa da Iberostar, pioneira na sua ambição no setor do alojamento.

Este relatório começa por fornecer uma descrição detalhada do desenvolvimento dos objetivos de descarbonização da Iberostar, seguida dos passos que estão a ser dados para atingir esses objetivos, incluindo tanto a descarbonização como os esforços de compensação de carbono. Finalmente, extrapola a partir deste roteiro, um método de aplicação geral e escalável para o desenvolvimento dos planos de descarbonização de uma empresa, com particular referência aos grupos hoteleiros, delineando os principais potenciais obstáculos.

Auditorias energéticas, investimento em equipamento de alta eficiência e poupança de energia através da eletrificação do aquecimento de espaços e de água com bombas de calor de alta eficiência e produção renovável no local, são algumas soluções que podem reduzir as emissões de carbono e também as despesas.

O setor contribui significativamente para as emissões globais de carbono e é especialmente vulnerável às ameaças que estas representam para as pessoas, planeta e prosperidade partilhada. Assim, é imperativo que as empresas e as organizações do setor se reúnam para partilhar os seus conhecimentos e trabalhem em conjunto no sentido de desenvolver esforços de sustentabilidade viáveis.

Para saber mais aceda ao relatório em Research & Insights Hub | World Travel & Tourism Council (wttc.org)