Home / Sustentabilidade / ODS: que caminho queremos para o nosso turismo?
ODS: que caminho queremos para o nosso turismo?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável integram metas no setor do Turismo como a produção e o consumo sustentáveis e a gestão eficiente dos recursos marinhos. Estes indicadores podem ser monitorizados nos dashboards do travelBI.

Manuela Carvalho
17 outubro 2023

Das 36 metas analisadas no The Global Sustainable Development Report (de um total de 169 metas específicas), apenas duas estão no bom caminho para serem alcançadas e ou a regredir, nomeadamente na ação climática, perda de biodiversidade e desigualdade. Segundo a análise, a implementação foi demasiado lenta, antes da pandemia, e sofreu agora retrocessos significativos, em aspetos como a erradicação da pobreza, igualdade de género, educação e erradicação da fome. 

Apesar de haver uma maior sensibilização e compromissos em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é necessário que se traduzam em ações e na sua implementação a uma escala visível. O cumprimento dos objetivos dependerá da integração das metas dos ODS, por todos os atores, nos principais processos de tomada de decisões, nos mecanismos de financiamento e nos mecanismos sólidos de responsabilização.

Alterações climáticas

Estima-se atualmente que a temperatura média global em 2022 esteja cerca de 1,15°C acima da média pré-industrial de 1850-1900 e que o mundo esteja numa trajetória de aquecimento de dois a três graus no próximo século. Os atuais níveis de emissões deixarão as gerações jovens e futuras com orçamentos de carbono muito reduzidos para cumprirem os seus próprios objetivos de desenvolvimento.

Perdas da biodiversidade

Nas últimas décadas, o aumento da produção e do consumo têm sido acompanhados por uma grave perda da biodiversidade e degradação da natureza. As atividades humanas alteraram 75% da superfície terrestre e 66% das áreas oceânicas; mais de 85% das zonas húmidas foram perdidas; e cerca de 25% de todas as espécies vegetais e animais avaliadas, aproximadamente 1 milhão, estão em vias de extinção.

A transformação digital

Um termo relacionado, a digitalização, é o processo de utilização da tecnologia e dos dados digitais para melhorar os processos, os modelos e a produtividade das empresas. Tanto a digitalização como a digitization (não existe termo homólogo em português, mas corresponde ao processo de alteração do formato da informação, de analógico para digital), contribuem para a mudança social mais alargada que é a "transformação digital" - um novo paradigma de desenvolvimento que incorporou muitas tecnologias disruptivas, incluindo conetividade e redes mais rápidas, inteligência artificial, manipulação de grandes volumes de dados e a Internet das coisas.

A transformação digital já trouxe benefícios sociais profundos, com oportunidades para construir sociedades mais inclusivas, os bens essenciais mais acessíveis, a produção de energia mais e o abastecimento de água mais limpo.

A ligação entre os ODS e o Turismo

O cumprimento dos ODS tem mais a ver com turismo do que se pode imaginar num primeiro momento. A questão que se coloca é precisamente: que caminho queremos para este setor? Para tomar boas decisões é importante medir. Na plataforma travelBI pode acompanhar a monitorização de indicadores que vão ao encontro das metas dos ODS. 

ODS 8, meta 8.9 – criar valor através da promoção de Trabalho Digno e Crescimento Económico, pela via de um turismo sustentável que gere benefícios para as pessoas. Relativamente a este ODS, pode encontrar  indicadores como o emprego no turismo por escalão etário, género e escolaridade; a taxa de sazonalidade; ou a dependência dos três principais mercados;

ODS 12, meta 12.B – garantir a Produção e Consumo Sustentáveis, desenvolvendo formas sustentáveis de turismo e implementando ferramentas para o monitorizar. A plataforma travelBI contribui, ela própria para o cumprimento desta meta, além de permitir acompanhar a evolução de indicadores como o número de estabelecimentos que otimizam o consumo de energia e que fazem separação de resíduos, assim como despesas em ambiente por 1000 habitantes;

ODS 14, meta 14.7 – proteger a vida marinha pela gestão eficiente dos recursos marinhos, relacionada com o indicador de águas balneares consideradas boas e excelentes e zonas balneares com bandeira azul.

Consulte o documento completo: 
> The Global Sustainable Development Report 2023