Publicação
Novos instrumentos para medir a competitividade e sustentabilidade de destinos
A OCDE publicou dois OECD Tourism Papers sobre a monitorização da competitividade e sustentabilidade dos destinos turísticos em Portugal, que resultam do trabalho conjunto do Turismo de Portugal e da OCDE, com o apoio da DGReform da Comissão Europeia, e que contou com o contributo de vários peritos nacionais e internacionais.
Estes documentos são instrumentos fundamentais de monitorização da competitividade e da sustentabilidade dos destinos turísticos portugueses — dois pilares sem os quais o turismo, simplesmente, não terá futuro. O conhecimento integrado nestes reports será a base de trabalho para a "DestinationWatch", a nova rede nacional de Observatórios Regionais de Turismo Sustentável.
Esta rede será decisiva para transformar dados em políticas e práticas concretas, a implementar pelos destinos regionais em Portugal. Construir uma estrutura sólida de medição, acompanhada de indicadores estratégicos, é essencial para garantir que o turismo evolui em linha com o bem-estar das comunidades locais, a proteção dos recursos naturais e a criação de valor económico duradouro.
Relatórios disponíveis aqui:
→ Measuring and monitoring the competitiveness of destinations in Portugal
→ Strengthening the evidence base for a sustainable tourism future in Portugal