Publicação
Manual para a Gestão da Água e dos Resíduos Sólidos: o que as empresas turísticas podem fazer para melhorar o seu desempenho
A UNEP – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente publicou um manual que fornece diretrizes e exemplos de como as empresas turísticas podem alcançar resultados positivos na gestão de resíduos, minimizando os danos ecológicos causados aos ecossistemas e comunidades locais. O manual foi estruturado de forma a poder ser utilizado pelas pessoas diretamente envolvidas em cada operação, apresentando soluções de forma prática e amigável.
O manual foca ainda a sua atenção no que se considera serem as duas questões essenciais e que acarretam a existência de impactos ambientais mais significativos decorrentes da atividade turística: a produção de resíduos sólidos e o consumo de água. Não obstante, uma visão mais holística da questão dos impactos ambientais causados pela atividade turística deveria considerar os consumos energéticos, a adequação dos projetos de construção, bem como a escolha dos materiais a utilizar e outras questões que se prendem com a gestão quotidiana dos equipamentos, bem como da sua manutenção.
As sugestões que podem ser encontradas neste manual têm diferentes âmbitos de aplicação, podendo algumas delas ser aplicadas pelos funcionários na operação quotidiana, outras exigirão tomada de medidas por parte dos órgãos de direção das empresas. As propostas apresentadas, vão de simples mudanças de procedimentos básicos, até algumas mais complexas que podem exigir um esforço financeiro significativo. Em muitos casos a melhoria do desempenho ambiental das empresas turísticas deve ser encarado como um objetivo de longo prazo.
São quatro as áreas da atividade das empresas de turismo que mais pressionam o consumo de água e a produção de resíduos sólidos: alojamento, alimentação e bebidas, manutenção de espaços exteriores e funções administrativas. Muitas das maiores e principais cadeias hoteleiras internacionais já implementaram completos sistemas de gestão ambiental que incluem muitas das medidas sugeridas neste manual. Assim, este manual dirige-se, principalmente, a pequenas e médias empresas turísticas.