TravelBI
Home / Sustentabilidade / Livro Branco: a ação climática através da regeneração e o contributo das comunidades locais

Publicação

julho 27, 2022
Pedro Pereira

Livro Branco: a ação climática através da regeneração e o contributo das comunidades locais

sustentabilidade

A Regenerative Travel em parceria com a Universidade de Edimburgo e a Solimar International apresentaram recentemente um Livro Branco sobre a Ação climática através da regeneração: desbloquear o poder das comunidades locais e da natureza através do turismo, com autoria de Chloe King e O'Shannon Burns.

Este Livro Branco analisa as formas como o turismo pode transformar a nossa economia, sociedade e valores, de maneira a priorizar os seres humanos e a natureza, delineando cinco princípios fundamentais e pontos acionáveis para as empresas que procuram fazer uma mudança regenerativa.

Temos uma janela de oportunidade para agir cada vez mais estreita antes de atingirmos pontos críticos e de difícil retorno em termos climáticos. O turismo pode ser uma ferramenta poderosa para alcançar a regeneração tanto para as comunidades locais, como para o meio ambiente.

O consenso científico é claro, não podemos, enquanto comunidade, abordar as alterações climáticas, sem proteger e restaurar a natureza. A natureza e a biodiversidade são absolutamente essenciais, tanto para a redução de emissões dos gases de efeito estufa, como para ajudar as comunidades locais a adaptarem-se às alterações climáticas. A indústria do turismo, que representa 8% das emissões globais de gases de efeito estufa, deve priorizar uma ação climática rápida e eficaz em apoio aos esforços que estão a ser desenvolvidos pela comunidade internacional.

Uma ação climática eficaz no setor do turismo requer a descarbonização da cadeia de abastecimento do turismo, o que implica que as pequenas empresas, que prevalecem no setor, devem começar a medir e mitigar as emissões, como parte da sua operação comercial. As empresas que operam e programam viagens também têm uma forte capacidade de lidar com as alterações climáticas por meio de soluções baseadas na natureza (NbS), ações que gerem, protegem e restauram a natureza.

Este relatório destaca como uma mudança que prioriza a natureza e o clima é possível de ser implementada no setor do turismo. Ao identificar projetos, iniciativas e programas que priorizem efetivamente soluções e empresas de viagens, podem desbloquear o poder da ação climática regenerativa.

Cinco princípios fundamentais e pontos acionáveis para as empresas:

Saiba mais.