TravelBI
Home / Sustentabilidade / Guia ajuda a medir uso de plásticos em alojamentos

Publicação

dezembro 09, 2022
Pedro Pereira
Organização Mundial do Turismo

Guia ajuda a medir uso de plásticos em alojamentos

sustentabilidade

No âmbito da Global Tourism Plastics Initiative (GTPI), a Organização Mundial do Turismo (OMT), em parceria com a Sustainable Hospitality Alliance, publica um guia metodológico para a implementação de metodologias de medição da utilização de plásticos em meios de alojamento. 

A poluição por uso de plásticos resulta num prejuízo anual estimado em 13 mil milhões de dólares norte-americanos para os ecossistemas marinhos e tem um impacto evidente nos sistemas naturais que são essenciais para apoiar as viagens e o turismo (UNEP, 2021).

De salientar que a GTPI foi lançada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) e pela OMT, em colaboração com a Fundação Ellen MacArthur, com o objetivo de alinhar e aumentar os esforços do setor do turismo no combate à poluição com origem nos plásticos e na transição para uma economia circular para este tipo de produtos. Esta iniciativa desafia as empresas do setor a endossarem uma “visão comum de uma economia para os plásticos, onde estes nunca se tornam resíduos, conforme fornecido pela iniciativa New Plastics Economy da EMF.”

Ao tornarem-se signatários da GTPI, os fornecedores de alojamento assumem quatro compromissos:

1. Agir para eliminar embalagens e/ou itens de plástico problemáticos ou desnecessários, até 2025;

2. Atuar para substituir produtos descartáveis para produtos provenientes de reutilização ou alternativas reutilizáveis, até 2025;

3. Envolver a cadeia de valor de modo a que 100% das embalagens plásticas sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, até 2025;

4. Agir para aumentar a quantidade de conteúdo reciclado em todas as embalagens plásticas e itens usados, até 2025.

Além disso, comprometem-se a informar anualmente e dar conhecimento público sobre o progresso no cumprimento desses compromissos, conforme as estimativas de pesos anuais de uso de plásticos.

Esta metodologia foi desenvolvida para apoiar os signatários da GTPI, bem como outros fornecedores de alojamento que não sejam signatários, no relatório de estimativas anuais de uso de plásticos, estabelecendo uma abordagem comum com quatro objetivos:

  • Definir os diferentes tipos de plásticos a serem incluídos na medição;
  • As métricas a serem usadas;
  • Como definir limites e âmbito organizacionais;
  • Extrapolar para preencher lacunas de dados.

Destina-se a ser utilizada por operadores ou proprietários de meios de alojamento, de diferentes dimensões, cadeias ou propriedades únicas.

Esta primeira versão da Metodologia de Medição de Plásticos GTPI para fornecedores de serviços de alojamento foi desenvolvida no âmbito do acordo de parceria entre o PNUMA e a Sustainable Hospitality Alliance, e em colaboração com a OMT e a EMF. Atualizações e melhorias da metodologia serão feitas à medida que mais dados estiverem disponíveis e seguindo o feedback daqueles que a utilizam.

Relatório completo: One Planet Network