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Ressurgimento da aviação nos percursos intercontinentais - OAG

No verão de 2023, Portugal situa-se como o 4.º destino mundial de long-haul com maior crescimento, face ao verão de 2019. Segundo a OAG, a TAP Air Portugal está no TOP3 das companhias com maior evolução este verão.

OAG
17 abril 2025

Segundo a OAG, tudo aponta para que os últimos efeitos da pandemia de covid-19 tenham desaparecido do horizonte da aviação comercial no seu conjunto e dos voos de longa distância (superiores a 2500 milhas náuticas) em particular. De facto, este foi o último segmento das viagens aéreas a recuperar, muito por culpa do arrastamento da decisão da China e de outros mercados asiáticos se abrirem de novo ao tráfego internacional de passageiros.

Cenário para o verão de 2023

Em comparação com o verão de 2019, as reservas atuais para o verão de 2023 em voos de longa distância estão 9% abaixo, à escala global. No entanto, esta perda é ainda fortemente concentrada no nordeste da Ásia e, mais especificamente, na China, onde ainda menos de metade dos voos de longa distância já voltaram a ter lugar. Embora nenhuma grande região mundial tenha recuperado totalmente face à situação pré-pandemia, o Médio Oriente está praticamente em linha com o verão de 2019, seguido no ritmo de recuperação pela América do Norte e pela Europa.

Região de/para

Verão 2019

Verão 2023

% variação

África

37,340

36,830

-1.4%

Sudeste da Ásia

66,277

58,620

-11.6%

Nordeste da Ásia

134344

38,886

-33.8%

Europa

284512

266,871

-6.2%

América do Sul

41,311

37,964

-8.1%

Médio Oriente

80,496

79,825

-0.8%

América do Norte

217,868

208,427

-4.3%

Sudoeste do Pacífico

139,342

33,341

-15.3%

Outros

41,390

44,490

7.5%

Total

942,820

855,254

-9.3%

Fonte: OAG Schedules Analyser

Alguns destinos europeus, entre os quais Portugal estão a beneficiar de uma conjuntura muito favorável e que resulta de um significativo acréscimo de procura com origem na América do Norte e que resulta de alguns constrangimentos que ainda subsistem na Ásia, do fortalecimento do dólar face ao euro e da aposta que as companhias aéreas norte-americanas estão a fazer para estes destinos. Por via dessa conjuntura, Portugal situa-se como o quarto destino mundial de long-haul com maior crescimento, face ao verão de 2019. De modo contrário, estão alguns dos destinos asiáticos que verificarão maiores níveis de perda.

A TAP Air Portugal é fortemente beneficiada na conjuntura atual, muito por via da retoma da operação para o Brasil e substancial reforço para a América do Norte. Numa perspetiva comparada entre o verão de 2019 e o verão de 2023 a TAP ocupa a 3.ª posição no ranking das companhias aéreas mundiais que mais cresceram.

Companhia aérea

Verão 2019

Verão 2023

% variação

Air India

7,021

9,934

41.5%

Turkish Airlines

18,949

25,088

32.4%

TAP Air Portugal

8,498

10,996

29.4%

Aer Lingus

7,020

8,700

23.9%

Avianca

4,236

5,119

20.8%

Malaysia Airlines

4,883

5,827

19.3%

Ethiopian Airlines

8,912

10,593

18.9%

United Airlines

52,602

59,505

13.1%

EVA Airways 

6,446

7,214

11.9%

LATAM Airlines Group

9,041

9,849

8.9%

Fonte: OAG Schedules Analyser

Em resumo, apesar da redução global de 9% nos voos de longo curso neste verão em comparação com 2019, uma análise mais detalhada do mercado evidencia algumas regiões com desempenho mais favorável. Para além disso, fatores como relações cambiais mais favoráveis, gastos associados a poupanças efetuadas durante a pandemia e o relaxamento tardio das restrições de viagens em algumas partes do mundo, poderão determinar alterações ainda mais profundas, antecipando e reforçando a recuperação das viagens de long-haul.