A EUROCONTROL prevê 37 011 voos diários na Europa entre 24 e 30 de agosto de 2026, mais 3,5% do que há um ano, e antecipa que o tráfego se mantenha acima dos 36 000 voos por dia até meados de setembro. A redução gradual só deverá começar em outubro.
Os centros de controlo de tráfego aéreo de França (Bordéus, Brest, Marselha e Reims), de Espanha (Barcelona, Madrid e Sevilha) e da Grécia (Atenas e Makedonia) concentram a maior pressão e obrigam à abertura de setores adicionais. Só o centro de Marselha deverá gerir até 4 550 voos por dia nos períodos de maior movimento, com medidas de gestão de fluxos entre 24 de agosto e 4 de outubro.
Do lado dos aeroportos, Palma de Maiorca, Ibiza, Barcelona-El Prat, Málaga, Atenas, Heráclion e Tessalónica-Makedonia deverão registar um tráfego elevado de passageiros até outubro. Atenas reduz ainda a capacidade das pistas a partir de 21 de setembro, devido a trabalhos de manutenção.
Em outubro, a média deverá fixar-se em 34 986 voos diários, 4,2% acima de 2025, descendo para 33 968 a meio do mês, ainda 2,7% acima do ano anterior. Os constrangimentos de capacidade continuarão a ser mais fortes às sextas-feiras e aos fins de semana, exigindo maior flexibilidade operacional.