Home / Mercados / Dinamarca / Questões ambientais e climáticas são indiferentes para os turistas dinamarqueses
Questões ambientais e climáticas são indiferentes para os turistas dinamarqueses

António Mello
17 outubro 2025

Escolhas de férias dos dinamarqueses são pouco afetadas por fatores como guerra, clima extremo ou over tourism e as preocupações ambientais têm um peso mínimo. É o que mostra uma análise da associação Rejs e da Dansk Erhverv. Num inquérito a mais de mil dinamarqueses, 51% afirmam que a instabilidade geopolítica de forma alguma influenciou a escolha do destino, e 20% dizem que apenas em menor grau.

Também o risco de fenómenos meteorológicos extremos tem pouca relevância. Ondas de calor ou incêndios florestais não afastam os dinamarqueses, os nossos membros relatam padrões de compra quase idênticos aos de outros anos, explica Jakob Hahn, diretor da associação Rejs.

Segundo Lars Ramme Nielsen, da Dansk Erhverv, a tendência de procurar destinos mais frescos é seguida apenas por uma minoria. O sol e o calor continuam a ser motivações centrais, o amor pelos destinos quentes mantém-se intacto.

O preço é o critério mais importante para 28% dos inquiridos, seguido de sol e calor (23%), natureza e paisagens (22%) e experiências culturais (18%). Apenas 3% consideram a sustentabilidade ambiental e climática como um dos fatores decisivos na escolha do destino.