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Última atualização: novembro 2024

DINAMARCA

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

A Dinamarca tinha 5,96 milhões de habitantes, em 2023 (1,2% face à população da União Europeia), e estima-se que chegue aos 6,06 milhões, em 2028.

Em 2023, a Dinamarca foi a 36.ª maior economia a nível mundial de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic.

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

Em 2019, a Dinamarca foi o 21.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, com 11,8 milhões de viagens (+2,8% face ao ano precedente). A quota alcançada foi de 0,8% relativamente ao mundo. Em 2020, registou-se uma quebra de 66,6% em resultado da pandemia, e inverte-se esta tendência no ano seguinte, onde se registou um acréscimo de 13,3%, em 2021, e de 130,9%, em 2022.

Em 2023, as saídas de turistas dinamarqueses para o estrangeiro registaram um crescimento de 10,1%, correspondendo a 11,4 milhões de viagens, mas ainda assim abaixo de valores de 2019 antes da pandemia (-3,4%). Cerca de 92,1% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.

TOP 10 destinos | 2023: Suécia (quota: 23,2%), Alemanha (13,0%), Espanha (10,7%), Itália (8,1%), Reino Unido (5,7%), França (5,1%), Noruega (3,9%), Áustria (3,6%), Grécia (2,8%) e Turquia (2,7%). Segundo dados da Globaldata, Portugal ocupa o 13.º lugar (quota: 1,4%).

A Dinamarca posiciona-se como o 26.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial em 2023, o que representa uma quota de 1,3% do total da procura turística mundial, de acordo com os dados da Globaldata.

Mais de metade das viagens (61,4%) foram por via aérea, 35,43% deslocaram-se por via terrestre e 3,2% realizaram viagens marítimas. A permanência média no estrangeiro foi de 7,1 dias e a maioria viaja em família (33,7%), seguindo-se as viagens em casal (28,2%), em grupo (20,0%) e individualmente (18,1%). A faixa etária mais representativa é a dos 50 aos 64 anos (quota: 25,1%), seguida dos 15-24 anos (20,2%).

A motivação Lazer concentrou 82,3% do total das viagens dos residentes finlandeses ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives) seguida pela motivação de negócios que concentram uma quota de 14,4%.

Portugal posiciona-se no 7.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado dinamarquês (Taxa de crescimento +24,6%; quota de 2,9%;144 105 turistas), no período de 6 de novembro de 2023 a 3 de novembro de2024.

Lisboa posiciona-se no 18.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento +28,5%; quota de 1,2%; 61 773 turistas), Porto no 40º lugar (Taxa de crescimento +13,2%; quota 0,7%; 35 111 turistas); Faro no 42.º lugar (Taxa de crescimento +50,7%; quota de 0,7%; 32 627 turistas) Funchal no 85.º lugar (Taxa de crescimento +16,5%; quota de 0,3%; 12 887 turistas, e Ponta Delgada no 287.º lugar (Taxa de crescimento -65,0%; quota de 0,02%; 1 245 turistas).

Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas dinamarqueses para Portugal foram: Tap Air Portugal (quota 32,7%), Ryanair (quota 21,9%), Norwegian Air International (15,0%), Sas (7,8%), Klm Royal Dutch Airlines (7,4%), Lufthansa (4,1%), Easyjet (3,8%), Sunclass Airlines (1,6%), Brussels Airlines (1,4%), Transavia (1,4%) e outras (2,8%).

A principal cidade dinamarquesa de origem do voo para Portugal foi Copenhagen (quota de 78,1,9%), seguido de Billund (16,3%), Aarhus (6,3%) e Aalborg (2,4%).

Quota na motivação de viagem de Lazer do turista dinamarquês em Portugal (92,7%) e em Negócios (7,3%).

O Turista dinamarquês registou uma permanência média de 11,6 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (15,7%), 4-7 noites (49,0%), 2 semanas (17,9%), 3 semanas (5,6%) e mais de 4 semanas (11,8%).
Dimensão do grupo de turistas dinamarqueses em Portugal :5,8 visitantes em média | 1 pessoa (19,7%); 2 pessoas (31,2%); 3-5 pessoas (28,6%); 6-9 pessoas (6,2%) e +10 pessoas (14,3%). 

Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista dinamarquês na sua viagem para Portugal (48 dias) | <15 dias (27,4%); 15-30 dias (17,9%); 31-60 dias (18,5%); 61-90 dias (13,8%) e *91 dias (23,4%).

Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (71,4%).
Indireto (28,6%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (11,1%); Retail TA (531%), Online TA (35,8%).

Em 2023, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas dinamarqueses registaram um crescimento na ordem de 11,8% face ao ano anterior, e registam um nível superior ao observado em 2019 (+24,7%). Nesse ano, em termos de gastos turísticos no estrangeiro, a Dinamarca ocupou a 33.º posição mundial, com uma quota de 0,7%.

Os gastos no exterior com o Transporte registaram a quota de mercado mais elevada (38,0%), seguido dos gastos com o Alojamento (20,4%) e da Restauração (12,7%). O gasto médio de viagem per capita foi de 199,6 USD.

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2023, a Dinamarca posicionou-se como o 14.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota: 1,1%) e ocupou o 19.º lugar para o indicador hóspedes (quota: 0,9%).

Nesse ano, Portugal recebeu 163,0 mil hóspedes (var.23/22: +3,3%) que geraram 599,6 mil dormidas (var.23/22: +2,7%). Nas receitas turísticas (195,6 milhões de euros) também se verificou um acréscimo de 13,5% face a 2022, posicionando-se no 19.º lugar com uma quota de 0,8%. 

Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal

Comparando 2023 com 2019, antes da pandemia, os valores registaram aumentos nos indicadores hóspedes (+12,8%), dormidas (+4,9%) e receitas turísticas (+34,2%).

No indicador dormidas, a Madeira é o principal destino nacional dos turistas provenientes da Dinamarca que visitam Portugal (31,1%), seguido da Grande Lisboa (21,6%), Algarve (20,1%), Norte (13,5%), Açores (7,1%), Oeste e Vale do Tejo (2,0%), Centro (1,6%), Península de Setúbal (1,6%) e Alentejo (1,4%).

Este foi o panorama verificado no final do ano de 2023:

Perspetivas

Os dados mais recentes do FMI indicam que a economia dinamarquesa registou um crescimento de 1,8% em 2023, não obstante a atual conjuntura internacional, em particular o conflito na Ucrânia, a guerra no Médio oriente, o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios, e perspetiva-se para o ano de 2024 e 2025 um crescimento de 2,1% e 1,5%, respetivamente.

De acordo com a GlobalData, entre 2024 e 2028, as partidas internacionais dos turistas dinamarqueses para o estrangeiro devem crescer a um CAGR de 5,7%, para chegar a um total de 15,7milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas dinamarqueses no exterior deverão aumentar a um CAGR de 9,2% para o mesmo período.

Segundo a OAG Scheludes Analyser considerando a temporada de verão de 2024 face à de 2023, prevê-se o seguinte número de lugares aéreos disponíveis para os principais destinos europeus: Espanha: 1 milhão de lugares (+4,4%), Alemanha: 860 mil (+9,1%), Itália: 800 mil (+24,1%), França: 600 mil (-0,7%), Turquia: 410 mil (+2,4%) e Grécia: 235 mil (+19,9%).

 

 2024 a 2028 - estimativas

Notícias de mercado

TUI em parceria dinamarquesa com a EasyJet

A TUI na Dinamarca, que envia cerca de um quinto dos seus clientes em voos regulares, tem agora também a EasyJet como fornecedora em várias rotas europeias. TUI irá agora oferecer voos com a EasyJet a partir do Aeroporto de Copenhaga para: Amesterdão, Berlim, Edimburgo, Lisboa, Londres-Gatwick, Lyon, Milão-Malpensa e Paris-Charles de Gaulle. No ano passado, a EasyJet foi a quarta maior companhia aérea no aeroporto de Copenhaga, atrás da SAS, Norwegian e Ryanair.

17.10.2024 - www.standby.dk

2023 foi um ano de recorde económico para as agências de viagens dinamarquesas, mas o sector tem menos 1000 empregados do que em 2018

As 204 agências de viagens dinamarquesas registaram recorde de lucros com 706 milhões de coroas em 2023. Este é o melhor lucro que o setor das agências de viagens já alcançou, exatamente 200 milhões de coroas acima do anterior ano recorde em 2017. O volume de negócios entre as 204 agências de viagens terminou em 30,8 mil milhões de coroas em 2023, ainda não totalmente ao nível de 2019, apesar de um crescimento de 16,4% em relação a 2022. Embora o setor das agências de viagens tenha tido um ano recorde em 2023 em termos de rendimentos, 32 das 204 agências tiveram prejuízos, das quais 15 tiveram prejuízos de milhões. Os números também mostram que as 204 agências de viagens tinham 3.395 empregados em 2023, quase 1.000 menos do que em 2018, quando havia 4.387 empregados no setor das agências de viagens.

02.10.2024 - www.standby.dk

Países preferidos dos dinamarqueses para viajar

Em 2023, Espanha liderou nos países preferidos dos dinamarqueses para viajar para o estrangeiro, com uma quota de 18% do total das viagens totais dos dinamarqueses, a Itália foi o segundo destino mais popular, com 12 % e a Alemanha e a França dividiram entre si o 3.ºlugar, com 7% das viagens cada. Seguem-se os países vizinhos, Suécia e Noruega, com 5%. Os dinamarqueses realizaram um total de 6,7 milhões de longas viagens de férias em 2023. O número de viagens de férias ao estrangeiro aumentou sete por cento em comparação com 2022, mas o número total ainda está 12 % abaixo do nível observado em 2019.

28.06.2024 - www.standby.dk

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Stig Kaspersen

Stig Kaspersen

Coordenador da equipa no mercado

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