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Última atualização: junho 2025

DINAMARCA

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

A Dinamarca tinha 5,98 milhões de habitantes em 2024 (1,2% face à população da União Europeia), e estima-se que chegue aos 6,14 milhões, em 2029.

Em 2024, a Dinamarca foi a 36.ª maior economia a nível mundial de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic.

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

Em 2024, a Dinamarca foi o 26.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial. A quota alcançada foi de 0,8% relativamente ao mundo.

Em 2024 as saídas de turistas dinamarqueses para o estrangeiro registaram um crescimento (+8,8%) correspondendo a 12,4 milhões de viagens, e apresentam um nível superior ao registado em 2019 antes da pandemia (+5,1%) Cerca de 92,0% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.

Por sua vez, 61,7% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas dinamarqueses foram por via aérea, 35,1% reportaram a viagens por via terrestre e 3,2% por viagens marítimas, em 2024.

TOP10 dos destinos dos turistas dinamarqueses quando viajam para o estrangeiro: Suécia quota (22,6%), Alemanha (13,8%), Espanha (10,6%), Itália (8,1%), Reino Unido (5,8%), França (5,0%), Noruega (3,8%), Áustria (3,5%), Grécia (2,8%) e Turquia (2,7%). Portugal ocupa o 13.º lugar e concentra uma quota de 1,4%.

A permanência média global no estrangeiro foi de 7,1 dias. Os turistas dinamarqueses que viajam em família, casais, em grupo e individuais concentram uma quota de 33,6%, 28,3%, 20,0% e de 18,1%, respetivamente, do total das viagens para o estrangeiro. Nesse ano, a faixa etária dos 50 aos 64 anos é a mais representativa (quota 25,1%), seguida da faixa 15-24 anos (20,2%).

A motivação Lazer nesse ano concentrou 82,7% do total das viagens dos residentes finlandeses ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives) seguida pela motivação de negócios que concentram uma quota de 14,0%.

Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes dinamarqueses ao estrangeiro, distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 28,6%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 39,8% e a época média com 31,6%.

Portugal posiciona-se no 10.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado dinamarquês, (Taxa de crescimento +1,0%; quota de 2,7%;123 790 turistas), no período de 20 de maio de 2024 a 18 de maio de2025.

Lisboa posiciona-se no 21.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento +7,9%; quota de 1,2%; 53 846 turistas), Porto no 42º lugar (Taxa de crescimento +7,3%; quota 0,7%; 32 522 turistas); Faro no 50.º lugar (Taxa de crescimento +1,4%; quota de 0,6%; 27 309 turistas) Funchal no 98.º lugar (Taxa de crescimento -20,7%; quota de 0,2%; 9 321 turistas, e Ponta Delgada no 321.º lugar (Taxa de crescimento -81,0%; quota de 0,04%; 706 turistas).

Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas dinamarqueses para Portugal foram: Tap Air Portugal (quota 27,3%), Ryanair (quota 20,4%), Norwegian Air International (17,4%), Klm Royal Dutch Airlines (9,3%), Sas (8,3%), Lufthansa (4,4%), Easyjet (4,1%), Transavia (1,9%), Sunclass Airlines (1,9%), Swiss (1,5%), e outras (3,5%).

A principal cidade dinamarquesa de origem do voo para Portugal foi Copenhagen (quota de 79,4%), seguido de Billund (14,5%), Aarhus (6,7%) e Aalborg (3,3%).

Quota na motivação de viagem de Lazer do turista dinamarquês em Portugal (92,8%) e em Negócios (7,2%).

O Turista dinamarquês registou uma permanência média de 12,0 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (18,5%), 4-7 noites (46,5%), 2 semanas (16,2%), 3 semanas (5,6%) e mais de 4 semanas (13,2%).

Dimensão do grupo de turistas dinamarqueses em Portugal :5,8 visitantes em média | 1 pessoa (19,8%); 2 pessoas (30,8%); 3-5 pessoas (29,2%); 6-9 pessoas (6,7%) e +10 pessoas (13,5%). 

Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista dinamarquês na sua viagem para Portugal (61 dias) | <15 dias (22,7%); 15-30 dias (16,3%); 31-60 dias (21,6%); 61-90 dias (16,4%) e +91 dias (23,1%)

Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (74,6%).
Indireto (24,4%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (12,6%); Retail TA (54,7%), Online TA (32,7%).

Em 2024, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas dinamarqueses registaram um crescimento na ordem de 12,5% face ao ano anterior, e registam um nível superior ao observado em 2019 (+40,72%). Em termos de gastos turísticos no estrangeiro, Dinamarca ocupou a 33.º posição mundial, com uma quota de 0,7% %.

Os gastos no exterior com o Transporte registaram a quota de mercado mais elevada (37,9%), seguido dos gastos com o Alojamento (20,5%) e da Restauração (12,7%). O gasto médio de viagem per capita foi de 206,4 USD.

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2024, a Dinamarca posicionou-se como o 14.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota: 1,2%) e ocupou o 18.º lugar para o indicador hóspedes (quota: 0,9%).

No indicador das receitas turísticas, em 2024, o mercado dinamarquês ocupou o 19.º lugar concentrando uma quota de 0,8%.

Este foi o panorama verificado no final do ano de 2024:

Perspetivas

Os dados mais recentes do FMI indicam que a economia dinamarquesa registou um crescimento de 2,5% em 2023, não obstante a atual conjuntura internacional, em particular o conflito na Ucrânia, a guerra no Médio oriente, o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios, e perspetiva-se para o ano de 2024 e 2025 um crescimento de 1,9% e 1,6%, respetivamente.

De acordo com a GlobalData, entre 2025 e 2028, as partidas internacionais dos turistas dinamarqueses para o estrangeiro devem crescer a um CAGR de 3,8%, para chegar a um total de 14,5 milhões de partidas em 2028. Os gastos dos turistas dinamarqueses no exterior deverão aumentar a um CAGR de 7,3% para o mesmo período.

Segundo a OAG Scheludes Analyser considerando a temporada de verão de 2025 face à de 2024, no período de 1 de abril e 30 de setembro, prevê-se o seguinte número de lugares aéreos disponíveis para os principais destinos europeus: Espanha: 900 mil lugares (-6,8%), Itália: 785 mil lugares (-12,5%), Turquia: 440 mil lugares (+10,0%), Grécia: 220 mil lugares (-7,3%), Portugal: 180 mil lugares (-10,7%) e Croácia: 160 mil lugares (-5,0%).

De acordo com as pesquisas de alojamento da Google Destination Insights reportadas ao mês de março de 2025 em termos do número de pesquisas, Alemanha concentra uma quota de 16,7%, Espanha (8,4%), Itália (6,7%), França (6,0%), Turquia (4,3%), Grécia (3,3%) e Portugal (1,4%).

2025 a 2028 - estimativas

Notícias de mercado

Dinamarqueses divididos quanto às viagens ao estrangeiro

Um novo estudo realizado pela Kantar Media para a TUI revela que os dinamarqueses estão entre os povos mais interessados em viajar na região nórdica, e que a situação económica tem pouco impacto nos seus planos de férias. Segundo o inquérito, 51% dos dinamarqueses planeiam fazer uma viagem ao estrangeiro no próximo ano, um ligeiro aumento em relação ao ano anterior. Ao mesmo tempo, 69% dos dinamarqueses afirmam que a situação económica não influencia os seus planos de férias – o valor mais elevado entre os países nórdicos. A TUI regista também um aumento nas vendas de viagens de verão – com um crescimento de 22% no último mês, devido ao facto de muitos dinamarqueses reservarem as suas férias cada vez mais perto da data de partida.

20.06.2025 - www.standby.dk

TUI em parceria dinamarquesa com a EasyJet

A TUI na Dinamarca, que envia cerca de um quinto dos seus clientes em voos regulares, tem agora também a EasyJet como fornecedora em várias rotas europeias. TUI irá agora oferecer voos com a EasyJet a partir do Aeroporto de Copenhaga para: Amesterdão, Berlim, Edimburgo, Lisboa, Londres-Gatwick, Lyon, Milão-Malpensa e Paris-Charles de Gaulle. No ano passado, a EasyJet foi a quarta maior companhia aérea no aeroporto de Copenhaga, atrás da SAS, Norwegian e Ryanair.

17.10.2024 - www.standby.dk

2023 foi um ano de recorde económico para as agências de viagens dinamarquesas, mas o sector tem menos 1000 empregados do que em 2018

As 204 agências de viagens dinamarquesas registaram recorde de lucros com 706 milhões de coroas em 2023. Este é o melhor lucro que o setor das agências de viagens já alcançou, exatamente 200 milhões de coroas acima do anterior ano recorde em 2017. O volume de negócios entre as 204 agências de viagens terminou em 30,8 mil milhões de coroas em 2023, ainda não totalmente ao nível de 2019, apesar de um crescimento de 16,4% em relação a 2022. Embora o setor das agências de viagens tenha tido um ano recorde em 2023 em termos de rendimentos, 32 das 204 agências tiveram prejuízos, das quais 15 tiveram prejuízos de milhões. Os números também mostram que as 204 agências de viagens tinham 3.395 empregados em 2023, quase 1.000 menos do que em 2018, quando havia 4.387 empregados no setor das agências de viagens.

02.10.2024 - www.standby.dk

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Stig Kaspersen

Stig Kaspersen

Coordenador da equipa no mercado

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