Home / Mercados / Noruega / Nova tendência entre os viajantes noruegueses, o JOMO substitui o FOMO
Nova tendência entre os viajantes noruegueses, o JOMO substitui o FOMO

António Mello
14 novembro 2025

Um novo estudo da Norwegian Cruise Line (NCL) revela que mais de 70% dos viajantes noruegueses preferem férias num ritmo mais calmo, focadas no bem-estar e na flexibilidade, em vez de viagens com programas intensos e cheios de atividades.

O fenómeno chama-se JOMO – Joy of Missing Out (Alegria de Ficar de Fora) e marca uma viragem em relação ao FOMO – Fear of Missing Out (Medo de Ficar de Fora), em que as férias eram guiadas pelo desejo de ver e partilhar o máximo possível.

De acordo com o inquérito YouGov da NCL, muitos viajantes procuram agora experiências que proporcionem significado e tranquilidade, em vez de itinerários sobrecarregados. Os aspetos mais valorizados nas férias em estilo JOMO são a liberdade de compromissos (52%), o tempo passado na natureza (48%) e a possibilidade de viver os dias ao próprio ritmo (39%). O estudo, baseado em 12.185 entrevistas online realizadas em setembro, aponta para uma mudança significativa nos valores dos turistas – de férias centradas no desempenho e nas redes sociais para uma forma de viajar mais consciente e relaxada.