NORUEGA
Perfil do mercado
População e caracterização socioeconómica
A Noruega tinha 5,53 milhões de habitantes em 2023 (1,2% em relação à população da União Europeia) e estima-se que atinja os 5,65 milhões em 2028.
Em 2023, a Noruega foi a 26.ª maior economia a nível mundial, de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic. Ano 2023:
Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro
A Noruega é o 30.º maior mercado emissor de turistas a nível, concentrando uma quota de 1,2% do total da procura turística mundial, em 2023.
Em 2019, o país foi o 26.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, com 11,5 milhões de viagens (-4,1% face ao ano precedente), a quota alcançada foi de 0,8% relativamente ao mundo.
De acordo com os dados da Globaldata, em 2023 as saídas de turistas noruegueses para o estrangeiro registaram um crescimento de 9,6% (após um aumento expressivo 267,2%) correspondendo a 10,4 milhões de viagens, mas ainda apresentam um nível inferior ao registado em 2019 antes da pandemia (-9,7%). Registo para a quebra significativo dos fluxos de outbound de 79,1% face ao ano anterior, em resultado da pandemia, a que correspondeu a menos de 9,1 milhões de viagens ao estrangeiro realizadas pelos turistas noruegueses, em 2020.
TOP 10 destinos dos noruegueses: Suécia (quota: 18,9%), Espanha (14,5%), Dinamarca (11,7%), Reino Unido (6,5%), Polónia (3,6%), Grécia (3,5%), Alemanha (3,3%), França (3,1%), Itália (2,0%) e Turquia (2,0%), de acordo com os dados da Globaldata. Portugal ocupa o 15.º lugar e concentra uma quota de 0,9%.
Cerca de 93,3% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu. Por sua vez, 72,9% das viagens em 2023 foram realizadas por via aérea e 23,0% reportaram à via terrestre e 4,0% via viagens marítimas.
A estada média no estrangeiro foi de 7 dias. Os casais nas suas viagens ao exterior registam uma quota de 32,7%, as famílias (25,0%), individuais (23,4%) e em Grupo (18,8%). A época alta correspondente aos meses de julho, agosto e setembro concentrou 31,1% do total das viagens ao estrangeiro por parte dos turistas da Noruega. A faixa etária dos 50 aos 64 anos é a mais representativa (quota 23,4%), seguida da faixa 35-49 anos (20,2%) e da 15-24 anos (15,9%).
Nesse ano, a motivação Lazer nesse ano concentrou 65,9% do total das viagens dos residentes noruegueses ao estrangeiro, viagens de negócios 19,0%, VFR 9,2% e outros motivos 5,9%.
Em 2023, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas noruegueses registaram um crescimento moderado na ordem de 0,3% face ao ano anterior, após um aumento significativo de 230,0% em 2022, face a uma quebra de 3,8% ocorrida em 2021, mas em 2023 ainda estão aquém do observado em 2019 (-10,7%).
Nesse ano o mercado norueguês ocupou a 20.º posição mundial, concentrando uma quota de 1,2%. Em 2019, em termos de gastos turísticos no estrangeiro, a Suíça ocupou a 21.º posição mundial com uma quota de 1,1%.
Os gastos no exterior com o Alojamento registaram uma quota de 28,0%, seguido dos de Transporte (15,4%) e os da Restauração (15,8%). O gasto médio diário por viagem ao estrangeiro foi de 272,4 USD.
Dimensão do mercado em Portugal
Em 2023, a Noruega posicionou-se como o 23.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota: 0,6%) e ocupou o 25.º lugar para o indicador hóspedes (quota: 0,5%).
Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes da Noruega em Portugal registaram um acréscimo de 2,8% e os hóspedes um aumento de 5,8% face ao ano anterior, totalizando 320,8 mil dormidas e 91,6 mil hóspedes, respetivamente.
Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal
Observa-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas em 2023, na ordem dos 1,7% face ao ano de 2022, que se situaram em 147 milhões de euros, posicionando-se no 21.º lugar com uma quota de 0,6%.
Comparando o ano de 2023 face ao ano de 2019 antes da pandemia, os valores ainda estão aquém nos indicadores hóspedes (3,0%), dormidas (10,3%) e receitas turísticas (1,3%).
No indicador dormidas, a Grande Lisboa é o principal destino nacional dos turistas provenientes da Noruega que visitam Portugal (32,0%), seguido do Algarve (27,3%), Madeira (23,9%) e Norte (8,8%).
Este foi o panorama observado no final do ano de 2023:
Perspetivas
De acordo com as projeções recentes da Fundo Monetário Internacional, o crescimento económico para a Noruega deve crescer 0,5% em 2023, em resultado dos efeitos prolongados da guerra na Ucrânia e do Médio Oriente bem como dos altos níveis de inflação, acompanhados de políticas monetárias mais restritivas que se irão refletir sobre o consumo privado e das famílias, bem como sobre os investimentos. Perspetiva-se para o ano de 2024 e 2025, um crescimento de 1,5% e de 1,9%, respetivamente do PIB.
De 2024 a 2028, as partidas internacionais dos turistas noruegueses para o estrangeiro devem crescer a um CAGR de 5,7% para chegar a um total de 15,1 milhões de partidas em 2028 (projeções da GlobalData).
Os gastos dos turistas noruegueses no exterior deverão aumentar a um CRGR de 10,1% reportado ao período de 2024 a 2028 (previsões da GlobalData).
De acordo com os dados da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de verão de 2024 face á de 2023 para o mercado da Noruega, estas revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos disponíveis: Espanha: 840 mil lugares (+9,5%), França: 400 mil (+18,9%), Itália: 310 mil (+21,5%), Turquia: 255 mil (+28,5%), Grécia: 195 mil (+11,8%) e Croácia: 175 mil (+18,7%).
Os dados da Forwardkeys indicam que no período reportado de 19 de junho de 2023 a 16 de junho de 2024, Portugal posicionou-se como 15.º destino de turistas de outbound do mercado norueguês (Taxa de crescimento +10,7%; quota de 21,4%; 66 499 turistas).
Lisboa posiciona-se no 31.º lugar em termos de cidades (Taxa de crescimento +19,1%; quota de 0,8%; 36 654 turistas).
O Turista norueguês registou estadia média de 10,7 noites em Portugal: Estadia 1-3 noites (8,6%), 4-7 noites (32,7%), 2 semanas (19,8%), 3 semanas (7,3%) e mais de 4 semanas (10,2%), por sua vez a motivação Lazer concentrou (82,3%) e os Negócios (17,7%).
A principal cidade de origem dos fluxos turísticos para Portugal foi Oslo (com uma quota de 76,5%), seguido de Stavanger (6,8%) e Bergen (6,6%).
2024 a 2028 - estimativas
Notícias de mercado
Margens reduzidas para a Norwegian
As receitas aumentaram acentuadamente após a aquisição da Wideröe, mas os lucros ilíquidos (EBIT) diminuíram e a bolsa de Oslo entrou em queda. No entanto, a companhia aérea Norwegian mantém-se estável e continua a expandir a sua rede. Até 2025, a Norwegian pretende voar em mais de 300 rotas, mas adverte que o crescimento será abrandado pelos problemas de fornecimento da Boeing e pela greve de Outubro. Um quarto da frota é constituído pelo novo Boeing 737 Max 8, mais económico e eficiente em termos de combustível.
Viagens fora da época alta estão a ganhar popularidade
A vontade de viajar está atualmente em alta, com 64% a indicar que planeiam passar as férias no estrangeiro este ano, em comparação com 45% que disseram o mesmo em 2023. No entanto, entre os noruegueses que planeiam viagens ao estrangeiro nas férias, apenas 44% planeiam viajar nas férias de verão, em comparação com 50% no ano passado e 78% antes da pandemia. Isto é revelado pelo mais recente estudo de mercado conduzido pela agência de viagens Ticket. Aqueles que podem viajar, por exemplo, em abril-maio ou setembro-outubro, ainda podem desfrutar do clima agradável do sul da Europa. Ao mesmo tempo, evitam tanto as multidões quanto as temperaturas mais altas do verão e também podem beneficiar de preços mais baixos em voos e alojamento no destino.
Norwegian com 19 milhões de lugares para o verão
O programa de verão deste ano da companhia aérea Norwegian tem um aumento de 10% na sua capacidade aérea (19 milhões de lugares) em comparação com 2023. A companhia aérea também está a apostar claramente na Dinamarca, com um total de 17 novas rotas. A procura por viagens de verão ainda é alta. Apesar das altas taxas de juros e custos, os clientes da Norwegian priorizam viajar nas férias de verão e destacam-se França, Itália e Turquia. No total, a Norwegian lançou 47 novas rotas durante o verão, doze delas já começaram a operar em abril, 14 começam agora em maio e outras 21 novas rotas começarão a operar em junho. A capacidade da Norwegian aumentou em 1,6 milhões de lugares para o programa de verão em comparação com o ano passado.