NORUEGA
Perfil do mercado
População e caracterização socioeconómica
A Noruega tinha 5,60 milhões de habitantes em 2024 (1,2% em relação à população da União Europeia) e estima-se que atinja os 5,68 milhões em 2029.
Em 2024, a Noruega foi a 26.ª maior economia a nível mundial, de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic. Ano 2024:
Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro
A Noruega é o 30.º maior mercado emissor de turistas, concentrando uma quota de 0,8% do total da procura turística mundial, em 2024.
Em 2019, o país foi o 26.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, com 11,5 milhões de viagens (-4,1% face ao ano precedente), a quota alcançada foi de 0,8% relativamente ao mundo.
De acordo com os dados da Globaldata, em 2024 as saídas de turistas noruegueses para o estrangeiro registaram um crescimento de 16,6% correspondendo a 12,1 milhões de viagens e apresentam um nível superior ao registado em 2019 antes da pandemia (+5,2%).
TOP 10 dos destinos dos turistas noruegueses quando viajam para o estrangeiro: Suécia quota (17,1%), Dinamarca (13,4%), Espanha (13,1%), Reino Unido (5,8%), Polónia (4,1%), Alemanha (3,4%), Grécia (3,2%), França (2,9%), Itália (2,1%) e Turquia (1,8%). Portugal ocupa o 15.º lugar e concentra uma quota de 0,8%.
Cerca de 93,2% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu
Por sua vez, 70,7% das viagens em 2024 foram realizadas por via aérea e 23,4% reportaram à via terrestre e 5,9% via viagens marítimas
A permanência média global no estrangeiro foi de 7,1 dias. Os casais nas suas viagens ao exterior registam uma quota de 32,6%, as famílias (24,5%), individuais (23,8%) e em Grupo (19,1%).
A época alta correspondente aos meses de julho, agosto e setembro concentrou 30,8% do total das viagens ao estrangeiro por parte dos turistas da Noruega.
A faixa etária dos 50 aos 64 anos é a mais representativa (quota 23,3%), seguida da faixa 35-49 anos (20,3%) e da 15-24 anos (15,9%).
Nesse ano, a motivação Lazer nesse ano concentrou 75,6% do total das viagens dos residentes noruegueses ao estrangeiro, viagens de negócios 18,6% e outros motivos 5,8%.
Portugal posiciona-se no 15.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado norueguês, (Taxa de crescimento +7,1%; quota de 1,9%; (63 837 turistas)), no período de 17 de junho de 2024 a 15 de junho de 2025.
Lisboa posiciona-se no 26.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento +0,4%; quota de 1,0%; 32 592 turistas), Porto no 61º lugar (Taxa de crescimento +17,7%; quota 0,4%; 12 702 turistas); Faro no 62.º lugar (Taxa de crescimento +17,2%; quota de 0,4%; 11 961 turistas), Funchal no 102.º lugar (Taxa de crescimento +5,7%; quota de 0,2%; 5 946 turistas e Ponta Delgada no 288.º lugar (Taxa de crescimento -7,0%; quota de 0,03%; 583 turistas).
Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas noruegueses para Portugal foram: Tap Air Portugal (quota 35,3%), Norwegian Air Shuttle Asa (24,7%), Klm Royal Dutch Airlines (quota 18,7%), Lufthansa (7,0%), Sas (5,4%), Transavia (2,9%), Air France (2,6%),Brussels Airlines (1,1%), Swiss (1,0%), Eurowings Discover (0,5%) e outras (0,7%).
A principal cidade norueguesa de origem do voo para Portugal foi Oslo (quota de 72,3%), seguido de Bergen (8,7%), Stavanger (7,7%), Trondheim (4,0%), Kristiansand (3,4%), Aalesund (1,0%) e outras (1,6%).
Quota na motivação de viagem de Lazer do turista norueguês em Portugal (91,5%) e em Negócios (8,5%).
O Turista norueguês registou uma permanência média de 11,4 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (14,9%), 4-7 noites (41,8%), 2 semanas (24,7%), 3 semanas (7,8%) e mais de 4 semanas (10,8%).
Dimensão do grupo de turistas noruegueses em Portugal : 4,6 visitantes em média | 1 pessoa (27,3%); 2 pessoas (29,4%); 3-5 pessoas (28,6%); 6-9 pessoas (5,4%) e +10 pessoas (9,3%).
Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista norueguês na sua viagem para Portugal (77 dias) | <15 dias (19,1%); 15-30 dias (14,7%); 31-60 dias (20,5%); 61-90 dias (15,1%) e +91 dias 30,6%)
Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (69,1%).
Indireto (30,9%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (15,1%); Retail TA (55,0%), Online TA (29,9%).
Em 2024, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas noruegueses registaram um crescimento na ordem de 22,9% face ao ano anterior, mas em 2023 já superam o nível observado em 2019 (+9,8%). Nesse ano, o mercado norueguês ocupou a 20.º posição mundial, concentrando uma quota de 1,0%.
Os gastos no exterior com o Alojamento registaram uma quota de 27,9%, seguido dos da Restauração (15,8%) e os de Transporte (15,4%) O gasto médio diário por viagem ao estrangeiro foi de 285,2 USD.
Dimensão do mercado em Portugal
Em 2024, a Noruega posicionou-se como o 22.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota: 0,6%) e ocupou o 23.º lugar para o indicador hóspedes (quota: 0,5%).
Em termos de receitas turísticas em 2024, o mercado norueguês posicionou-se no 21.º lugar com uma quota de 0,6%.
Este foi o panorama observado no final do ano de 2024:
Perspetivas
De acordo com os dados recentes da Fundo Monetário Internacional, o crescimento económico para a Noruega registou um crescimento na ordem de 0,5% em 2023, em resultado dos efeitos prolongados da guerra na Ucrânia e do Médio Oriente bem como dos altos níveis de inflação, acompanhados de políticas monetárias mais restritivas que se irão refletir sobre o consumo privado e das famílias, bem como sobre os investimentos. Perspetiva-se para o ano de 2024 e 2025, um crescimento de 1,5% e de 1,8%, respetivamente do PIB.
De 2025 a 2028, as partidas internacionais dos turistas noruegueses para o estrangeiro devem crescer a um CAGR de 2,3% para chegar a um total de 13,2 milhões de partidas em 2028 (projeções da GlobalData).
Os gastos dos turistas noruegueses no exterior deverão aumentar a um CRGR de 6,3% reportado ao período de 2025 a 2028 (previsões da GlobalData).
De acordo com os dados da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de verão de 2025 face á de 2024 para o mercado da Noruega, estas revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos disponíveis: Espanha (880 mil lugares -3,8%), Itália (320 mil lugares +4,4%), Turquia (260 mil lugares -5,2%), Grécia (200 mil lugares+0,5%), Croácia (130 mil lugares -0,6%) e Portugal (95 mil lugares +10,6%).
Notícias de mercado
Mudanças nas Preferências de Viagem dos Noruegueses, Estudo Image Index
Um estudo recente da agência nórdica Related, o Image Index, revelou mudanças significativas nas preferências de viagem dos noruegueses. Embora destinos clássicos como Espanha e Itália permaneçam populares, países como Japão e França estão a ganhar relevãncia. Principais Destaques: Japão subiu 10 posições no ranking da imagem dos destinos; França avançou 6 posições, possivelmente impulsionada pelos Jogos Olímpicos de Paris 2024; Dinamarca volta ao pódio, ocupando a segunda posição entre os destinos europeus mais apreciados; Portugal e Islândia registam crescimento de popularidade. Quebras no Interesse: Suécia sofre a maior queda: -16 posições; Países Baixos caem 8 posições; Finlândia apresenta ligeira diminuição na sua atratividade. Apesar dessas variações, a Europa continua a ser o principal destino de eleição para os viajantes noruegueses.
Margens reduzidas para a Norwegian
As receitas aumentaram acentuadamente após a aquisição da Wideröe, mas os lucros ilíquidos (EBIT) diminuíram e a bolsa de Oslo entrou em queda. No entanto, a companhia aérea Norwegian mantém-se estável e continua a expandir a sua rede. Até 2025, a Norwegian pretende voar em mais de 300 rotas, mas adverte que o crescimento será abrandado pelos problemas de fornecimento da Boeing e pela greve de Outubro. Um quarto da frota é constituído pelo novo Boeing 737 Max 8, mais económico e eficiente em termos de combustível.
Viagens fora da época alta estão a ganhar popularidade
A vontade de viajar está atualmente em alta, com 64% a indicar que planeiam passar as férias no estrangeiro este ano, em comparação com 45% que disseram o mesmo em 2023. No entanto, entre os noruegueses que planeiam viagens ao estrangeiro nas férias, apenas 44% planeiam viajar nas férias de verão, em comparação com 50% no ano passado e 78% antes da pandemia. Isto é revelado pelo mais recente estudo de mercado conduzido pela agência de viagens Ticket. Aqueles que podem viajar, por exemplo, em abril-maio ou setembro-outubro, ainda podem desfrutar do clima agradável do sul da Europa. Ao mesmo tempo, evitam tanto as multidões quanto as temperaturas mais altas do verão e também podem beneficiar de preços mais baixos em voos e alojamento no destino.