NORUEGA
Perfil do mercado
População e caracterização socioeconómica
A Noruega tinha 5,53 milhões de habitantes em 2023 (1,2% em relação à população da União Europeia) e estima-se que atinja os 5,65 milhões em 2028.
Em 2023, a Noruega foi a 26.ª maior economia a nível mundial, de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic. Ano 2023:
Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro
A Noruega é o 30.º maior mercado emissor de turistas a nível, concentrando uma quota de 1,2% do total da procura turística mundial, em 2023.
Em 2019, o país foi o 26.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, com 11,5 milhões de viagens (-4,1% face ao ano precedente), a quota alcançada foi de 0,8% relativamente ao mundo.
De acordo com os dados da Globaldata, em 2023 as saídas de turistas noruegueses para o estrangeiro registaram um crescimento de 9,6% (após um aumento expressivo 267,2%) correspondendo a 10,4 milhões de viagens, mas ainda apresentam um nível inferior ao registado em 2019 antes da pandemia (-9,7%). Registo para a quebra significativo dos fluxos de outbound de 79,1% face ao ano anterior, em resultado da pandemia, a que correspondeu a menos de 9,1 milhões de viagens ao estrangeiro realizadas pelos turistas noruegueses, em 2020.
TOP 10 destinos dos noruegueses: Suécia (quota: 18,9%), Espanha (14,5%), Dinamarca (11,7%), Reino Unido (6,5%), Polónia (3,6%), Grécia (3,5%), Alemanha (3,3%), França (3,1%), Itália (2,0%) e Turquia (2,0%), de acordo com os dados da Globaldata. Portugal ocupa o 15.º lugar e concentra uma quota de 0,9%.
Cerca de 93,3% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu. Por sua vez, 72,9% das viagens em 2023 foram realizadas por via aérea e 23,0% reportaram à via terrestre e 4,0% via viagens marítimas.
A permanência média no estrangeiro foi de 7 dias. Os casais nas suas viagens ao exterior registam uma quota de 32,7%, as famílias (25,0%), individuais (23,4%) e em Grupo (18,8%). A época alta correspondente aos meses de julho, agosto e setembro concentrou 31,1% do total das viagens ao estrangeiro por parte dos turistas da Noruega. A faixa etária dos 50 aos 64 anos é a mais representativa (quota 23,4%), seguida da faixa 35-49 anos (20,2%) e da 15-24 anos (15,9%).
Nesse ano, a motivação Lazer nesse ano concentrou 65,9% do total das viagens dos residentes noruegueses ao estrangeiro, viagens de negócios 19,0%, VFR 9,2% e outros motivos 5,9%.
Portugal posiciona-se no 15.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado norueguês (Taxa de crescimento +13,6%; quota de 1,8%; 68 205 turistas), no período de 13 de novembro de 2023 a 10 de novembro de 2024.
Lisboa posiciona-se no 27.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento +16,7%; quota de 1,0%; 36 214 turistas), Porto no 61º lugar (Taxa de crescimento +31,8%; quota 0,4%; 13 300 turistas); Faro no 68.º lugar (Taxa de crescimento -5,2%; quota de 0,3%; 11 541 turistas) Funchal no 100.º lugar (Taxa de crescimento +5,7%; quota de 0,2%; 6 459 turistas, e Ponta Delgada no 307.º lugar (Taxa de crescimento +9,2%; quota de 0,03%; 616 turistas).
Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas noruegueses para Portugal foram: Tap Air Portugal (quota 36,5%), Norwegian Air Shuttle Asa (23,9%), Klm Royal Dutch Airlines (quota 17,8%), Lufthansa (8,1%), Sas (4,2%), Air France (2,6%), Transavia (2,2%), Brussels Airlines (1,7%), Swiss (1,6%), Eurowings Discover (0,5%) e outras (0,9%).
A principal cidade norueguesa de origem do voo para Portugal foi Oslo (quota de 74,9%), seguido de Stavanger (7,9%), Bergen (7,7%), Trondheim (3,9%), Kristiansand (2,9%), Aalesund (1,3%) Tromso (1,0%) e outros (1,7%).
Quota na motivação de viagem de Lazer do turista norueguês em Portugal (92,3%) e em Negócios (77%).
O Turista norueguês registou uma permanência média de 10,9 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (13,8%), 4-7 noites (43,6%), 2 semanas (25,6%), 3 semanas (7,7%) e mais de 4 semanas (9,4%).
Dimensão do grupo de turistas noruegueses em Portugal :4,8 visitantes em média | 1 pessoa (27,3%); 2 pessoas (29,3%); 3-5 pessoas (28,2%); 6-9 pessoas (5,4%) e +10 pessoas (9,8%).
Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista norueguês na sua viagem para Portugal (66 dias) | <15 dias (16,9%); 15-30 dias (14,7%); 31-60 dias (19,4%); 61-90 dias (14,9%) e +91 dias 33,6%).
Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (71,4%).
Indireto (28,6%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (11,1%); Retail TA (531%), Online TA (35,8%).
Em 2023, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas noruegueses registaram um crescimento moderado na ordem de 0,3% face ao ano anterior, após um aumento significativo de 230,0% em 2022, face a uma quebra de 3,8% ocorrida em 2021, mas em 2023 ainda estão aquém do observado em 2019 (-10,7%).
Nesse ano o mercado norueguês ocupou a 20.ª posição mundial, concentrando uma quota de 1,2%. Em 2019, em termos de gastos turísticos no estrangeiro, a Suíça ocupou a 21.º posição mundial com uma quota de 1,1%.
Os gastos no exterior com o Alojamento registaram uma quota de 28,0%, seguido dos de Transporte (15,4%) e os da Restauração (15,8%). O gasto médio diário por viagem ao estrangeiro foi de 272,4 USD.
Dimensão do mercado em Portugal
Em 2023, a Noruega posicionou-se como o 22.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota: 0,6%) e ocupou o 24.º lugar para o indicador hóspedes (quota: 0,5%).
Nesse ano, as dormidas dos turistas provenientes da Noruega em Portugal registaram um acréscimo de 2,8% e os hóspedes um aumento de 5,6% face ao ano anterior, totalizando 320,8 mil dormidas e 91,4 mil hóspedes, respetivamente.
Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal
Observa-se igualmente um acréscimo nas receitas turísticas em 2023, na ordem dos 3,4% face ao ano de 2022, que se situaram em 150 milhões de euros, posicionando-se no 21.º lugar com uma quota de 0,6%.
Comparando o ano de 2023 face ao ano de 2019, antes da pandemia, os valores ainda estão aquém nos indicadores hóspedes (3,1%), dormidas (10,3%) e receitas turísticas (0,7%).
No indicador dormidas, Grande Lisboa é o principal destino nacional dos turistas provenientes da Noruega que visitam Portugal (32,2%), seguido do Algarve (27,3%), Madeira (23,7%), do Norte (8,8%), Península de Setúbal (2,4%), Açores (1,7%), Oeste e vale do Tejo (1,4%), Centro (1,3%) e Alentejo (1,2%).
Este foi o panorama observado no final do ano de 2023:
Perspetivas
De acordo com os dados recentes da Fundo Monetário Internacional, o crescimento económico para a Noruega registou um crescimento na ordem de 0,5% em 2023, em resultado dos efeitos prolongados da guerra na Ucrânia e do Médio Oriente bem como dos altos níveis de inflação, acompanhados de políticas monetárias mais restritivas que se irão refletir sobre o consumo privado e das famílias, bem como sobre os investimentos. Perspetiva-se para o ano de 2024 e 2025, um crescimento de 1,5% e de 1,8%, respetivamente do PIB.
De 2024 a 2028, as partidas internacionais dos turistas noruegueses para o estrangeiro devem crescer a um CAGR de 5,7% para chegar a um total de 15,1 milhões de partidas em 2028 (projeções da GlobalData).
Os gastos dos turistas noruegueses no exterior deverão aumentar a um CRGR de 10,1% reportado ao período de 2024 a 2028 (previsões da GlobalData).
De acordo com os dados da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de verão de 2024 face à de 2023 para o mercado da Noruega, estas revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos disponíveis: Espanha 840 mil lugares (+9,5%), França 400 mil (+18,9%), Itália 310 mil (+21,5%), Turquia 255 mil lugares (+28,5%), Grécia 195 mil lugares (+11,8%) e Croácia 175 mil lugares (+18,7%).
Notícias de mercado
Margens reduzidas para a Norwegian
As receitas aumentaram acentuadamente após a aquisição da Wideröe, mas os lucros ilíquidos (EBIT) diminuíram e a bolsa de Oslo entrou em queda. No entanto, a companhia aérea Norwegian mantém-se estável e continua a expandir a sua rede. Até 2025, a Norwegian pretende voar em mais de 300 rotas, mas adverte que o crescimento será abrandado pelos problemas de fornecimento da Boeing e pela greve de Outubro. Um quarto da frota é constituído pelo novo Boeing 737 Max 8, mais económico e eficiente em termos de combustível.
Viagens fora da época alta estão a ganhar popularidade
A vontade de viajar está atualmente em alta, com 64% a indicar que planeiam passar as férias no estrangeiro este ano, em comparação com 45% que disseram o mesmo em 2023. No entanto, entre os noruegueses que planeiam viagens ao estrangeiro nas férias, apenas 44% planeiam viajar nas férias de verão, em comparação com 50% no ano passado e 78% antes da pandemia. Isto é revelado pelo mais recente estudo de mercado conduzido pela agência de viagens Ticket. Aqueles que podem viajar, por exemplo, em abril-maio ou setembro-outubro, ainda podem desfrutar do clima agradável do sul da Europa. Ao mesmo tempo, evitam tanto as multidões quanto as temperaturas mais altas do verão e também podem beneficiar de preços mais baixos em voos e alojamento no destino.
Norwegian com 19 milhões de lugares para o verão
O programa de verão deste ano da companhia aérea Norwegian tem um aumento de 10% na sua capacidade aérea (19 milhões de lugares) em comparação com 2023. A companhia aérea também está a apostar claramente na Dinamarca, com um total de 17 novas rotas. A procura por viagens de verão ainda é alta. Apesar das altas taxas de juros e custos, os clientes da Norwegian priorizam viajar nas férias de verão e destacam-se França, Itália e Turquia. No total, a Norwegian lançou 47 novas rotas durante o verão, doze delas já começaram a operar em abril, 14 começam agora em maio e outras 21 novas rotas começarão a operar em junho. A capacidade da Norwegian aumentou em 1,6 milhões de lugares para o programa de verão em comparação com o ano passado.