Mercados
Noruega
Caracterização do Mercado para Portugal

A Noruega posicionou-se, em 2024, como o 23.º mercado turístico para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota: 0,6%) e ocupa o 23.º para os hóspedes (0,5%). Em 2024, o mercado da Noruega registou cerca de 101,7 mil hóspedes (var.24/23: +10,8%) que geraram 353,0 mil dormidas (var.24/23: +9,9%). Destaca-se como o 21.º mercado nas receitas turísticas com 167,0 milhões € mais 12,8% face a 2023.

No que respeita às dormidas, a Grande Lisboa foi o principal destino dos turistas noruegueses que visitaram Portugal (29,7%), seguido do Algarve (27,0%) e da Madeira (25,9%). Em tipologia, predominaram as dormidas em hotéis (57,8%), seguindo-se os hotéis-apartamentos (16,0%) e o alojamento local (13,9%).

Portugal posiciona-se no 15.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado; Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas noruegueses para Portugal foram: TAP (quota: 35,3%), Norwegian Air Shuttle Asa (24,7%), Klm Royal Dutch Airlines (18,7%), Lufthansa (7,0%), Sas (5,4%). A maioria das operações têm origem nas cidades de Oslo (quota: 72,3%), seguido de Bergen (8,7%), Stavanger (7,7%) e Trondheim (4,0%).

De salientar que o turista norueguês regista uma permanência média de 11,4 noites em Portugal (ForwardKeys); a maioria compra bilhete de avião através de canais diretos (quota: 69,1%); e viaja a dois (29,4%).

Através dos dados da SIBS, a Grande Lisboa concentra 40,1% dos 45,5 milhões de euros em compras efetuados por cartões, com origem na Noruega, em 2024. O Algarve surge em 2.º lugar (quota: 27,0%), seguido da Madeira (11,6%).

2024 Posição | Variação Homóloga
Hóspedes 0,1M 23º | 10,8%
Dormidas 0,4M 23º | 9,9%
Receitas do Turismo 167,4M€ 21º | 12,8%
Passageiros Desembarcados 0,1M 26º | 9,4%

Perfil de Mercado
Variação 24/23
5,6 M População
1,0 %
82831,8 USD PIB per Capita
3,4 %
3,3 % Taxa de Inflação
-2,2 pp
41,2 % Taxa de Poupança
0,0 pp

A Noruega é um país da faixa ocidental da península Escandinava com 5,60 milhões de habitantes e foi 26.ª maior economia a nível mundial.

De acordo com a Globaldata, em 2024, a Noruega foi 30.º mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 12,0 milhões de viagens, concentrando uma quota de 0,8% do total da procura turística mundial. Cerca de 93,2% dos fluxos estão concentrados no continente europeu. As principais regiões emissoras de turistas noruegueses para o Portugal foram: Oslo (quota: 72,3%), Bergen (8,7%), Stavanger (7,7%), Trondheim (4,0%), Kristiansand (3,4%), Aalesund (1,0%) e outras cidades (1,6%).

Por sua vez, 70,7% das viagens ao estrangeiro realizadas pelos turistas noruegueses, em 2024, foram por via aérea, 23,4% reportam a viagens por via terrestre e 5,9% por transporte marítimo.

Equipa
Coordenador da equipa no mercado
Stig Kaspersen
Perspetivas

De acordo com o FMI, a economia da Noruega cresceu 0,5% em 2023, em resultado dos efeitos prolongados da guerra na Ucrânia e do Médio Oriente bem como dos altos níveis de inflação, acompanhados de políticas monetárias mais restritivas que se irão refletir sobre o consumo privado e das famílias, bem como sobre os investimentos. Perspetiva-se para 2024 e 2025, um crescimento de 1,5% e de 1,8%, respetivamente do PIB.

De 2025 a 2028, as partidas internacionais dos turistas noruegueses para o estrangeiro devem crescer a um CAGR de 2,3% para chegar a um total de 13,2 milhões de partidas em 2028 (projeções da GlobalData).

Os gastos dos turistas noruegueses no exterior deverão aumentar a um CRGR de 6,3% reportado ao período de 2025 a 2028 (previsões da GlobalData).

De acordo com os dados da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de verão de 2025 face á de 2024 para o mercado da Noruega, estas revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos disponíveis: Espanha (880 mil lugares -3,8%), Itália (320 mil +4,4%), Turquia (260 mil -5,2%), Grécia (200 mil +0,5%), Croácia (130 mil -0,6%) e Portugal (95 mil +10,6%).

tabela-noruega-travelbi.jpg