TravelBI
Home / Mercados / Finlândia
Última atualização: junho 2025

FINLÂNDIA

Perfil do mercado

População e caracterização socioeconómica

Em 2024, a Finlândia tinha 5,61 milhões de habitantes (1,2% em relação à população da União Europeia) e estima-se que, em 2029, atinja os 5,89 milhões.

Nesse ano Finlândia foi a 45.ª maior economia a nível mundial e a 12.ª na União Europeia de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic.

Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro

Em 2024 as saídas de turistas finlandeses para o estrangeiro registaram um aumento de 18,5%, mas ainda assim apresentam um nível inferior ao registado em 2019 antes da pandemia (-2,9%). Cerca de 94,9% dos fluxos de outbound estão concentrados no continente europeu.

Nesse ano, a Finlândia posiciona-se como o 35.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial, tendo gerado 9,1 milhões de viagens em 2024, o que representa uma quota de 0,7% do total da procura turística mundial, de acordo com os dados da Globaldata.

TOP10 dos destinos dos turistas finlandeses quando viajam para o estrangeiro: Suécia quota (19,8%), Estónia (13,2%), Espanha (8,8%), Alemanha (3,9%), Grécia (2,9%), França (2,8%), Reino Unido (2,7%), Polónia (2,6%), Dinamarca (1,9%) e Noruega (1,8%). Portugal ocupa o 14.º lugar e concentra uma quota de 1,2%. 

Por sua vez, 60,7% das viagens ao exterior realizadas pelos turistas finlandeses foram por via aérea, 31,5% reportaram a viagens marítimas e 6,8% por via terrestre, em 2024.

A permanência média global no estrangeiro foi de 6,9 dias. Os turistas finlandeses que viajam em grupo, casais, em família, e individuais concentram uma quota de 29,5%, 26,8%, 26,6% e de 17,1%, respetivamente, do total das viagens para o estrangeiro. Nesse ano, a faixa etária dos 35 aos 49 anos é a mais representativa (quota 26,5%), seguida da faixa 50-64 anos (22,8%).

A motivação Lazer nesse ano concentrou 74,1% do total das viagens dos residentes finlandeses ao estrangeiro (inclui Lazer e Visitas a familiares e amigos) seguida pela motivação de negócios que concentram uma quota de 21,8%.

Portugal posiciona-se no 13.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado finlandês, (Taxa de crescimento +8,1%; quota de 2,2%;64 995 turistas), no período de 27 de maio de 2024 a 25 de maio de2025.

Lisboa posiciona-se no 23.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento +1,8%; quota de 1,3%; 38 813 turistas), Funchal no 51º lugar (Taxa de crescimento -13,0%; quota 0,5%; 16 454 turistas); Porto no 84º lugar (Taxa de crescimento -3,3%; quota de 0,2%; 4 752 turistas) Farol no 87.º lugar (Taxa de crescimento +120,8%; quota de 0,1%; 4 408 turistas, e Ponta Delgada no 232.º lugar (Taxa de crescimento -+17,3%; quota de 0,03%; 555 turistas).

Neste período, as companhias aéreas que transportaram turistas finlandeses para Portugal foram: Finnair (quota 71,7%), Lufthansa (quota 8,0%), Sunclass Airlines (5,5%), Tap Air Portugal (4,6%), Klm Royal Dutch Airlines (3,1%), Airbaltic (1,8%), Air France (1,4%), Transavia (1,3%), Sas (1,1%), Eurowings Discover (1,2%), e outras (2,8%).

A principal cidade finlandesa de origem do voo para Portugal foi Helsinki (quota de 93,9%), seguido de Oulu (2,8%), Kuopio (0,6%) e outros (1,0%).

Quota na motivação de viagem de Lazer do turista finlandês em Portugal (93,9%) e em Negócios (6,7%).

O Turista finlandês registou uma permanência média de 9,3 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (9,6%), 4-7 noites (60,1%), 2 semanas (20,4%), 3 semanas (4,6%) e mais de 4 semanas (5,3%).

Dimensão do grupo de turistas finlandeses em Portugal: 4,4 visitantes em média | 1 pessoa (20,0%); 2 pessoas (39,6%); 3-5 pessoas (26,0%); 6-9 pessoas (6,0%) e +10 pessoas (8,4%). 

Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista finlandês na sua viagem para Portugal (87 dias) | <15 dias (13,4%); 15-30 dias (13,8%); 31-60 dias (22,7%); 61-90 dias (17,8%) e +91 dias (32,3%)

Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (82,9%).
Indireto (17,1%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (37,2%); Retail TA (45,0%), Online TA (17,8%).

Em 2024, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas finlandeses registaram um crescimento de 24,2% face ao ano anterior, mas ainda regista um nível inferior ao observado em 2019 (-3,5%). 

Nesse ano, em termos de gastos turísticos no estrangeiro, a Finlândia ocupou a 45.º posição mundial, com uma quota de 0,4%

Os gastos no exterior com o Alojamento registaram a quota de mercado mais elevada (27,8%), seguido dos gastos com a Restauração (16,3%) e de Transporte (15,9%). O gasto médio de viagem per capita foi de 160,3 USD.

Dimensão do mercado em Portugal

Em 2024, a Finlândia posicionou-se como o 20.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota: 0,6%) e ocupou o 26.º lugar para o indicador hóspedes (quota: 0,5%).

Relativamente às receitas turísticas, o mercado finlandês posicionou-se no 25.º lugar concentrando uma quota de 0,4%.

Este foi o panorama verificado no final do ano de 2024:

 

Perspetivas

Os dados mais recentes do FMI indicam que a economia finlandesa está em recessão (-1,2%) em 2023, em resultado da atual conjuntura internacional, em particular o conflito na Ucrânia e a guerra no Médio Oriente, bem como o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios, e perspetiva-se para o ano de 2024 um decréscimo de 0,2% do PIB e para 2025 inverte-se esta tendência e estima-se um crescimento do PIB. Na ordem de 2,0%.

De 2025 a 2028, as partidas internacionais dos turistas finlandeses para o estrangeiro devem crescer a um CAGR de 64,4% para chegar a um total de 11,0 milhões de partidas em 2028 (projeções da GlobalData).

Os gastos dos turistas finlandeses no exterior deverão aumentar a um CRGR de 9,0% reportado ao mesmo período (previsões da GlobalData).

De acordo com as estimativas da OAG Scheludes Analyser reportadas à temporada de Verão de 2025 face á de 2024 para o mercado da Finlândia, estas revelam o comportamento dos seus principais destinos europeus em termos do número de lugares aéreos programados disponíveis: Espanha: 340 mil lugares (+0,1%), Itália: 300 mil lugares (+-2,6%), Grécia: 250 mil lugares (-2,9%), Turquia: 165 mil lugares (+6,0%) e Portugal: 60 mil (+34,0%).

Notícias de mercado

Os finlandeses vão rumo ao sul, quase metade planeia férias no estrangeiro

Um recente inquérito da Matka Travel Fair, revela que um em cada três finlandeses já reservou férias no estrangeiro para o verão de 2025 e 13% estão a considerar uma escapadela de última hora. No total, estes dados sugerem que quase metade dos inquiridos finlandeses planeia viajar para o estrangeiro. O sul da Europa continua a ser a escolha número um, com Espanha, Grécia, Itália e Portugal como os países mais frequentemente mencionados. Os destinos mais populares incluem a Costa del Sol, Creta, Rodes, Roma e a Costa Amalfitana. Outros pontos de interesse mediterrânicos, como a Croácia e a Turquia, também são muito procurados. As férias na cidade e as férias na praia são os tipos mais selecionados (ambos com cerca de 30-35%). As viagens culturais (26%), as férias na natureza e ativas (24%) e as viagens gastronómicas e enológicas (11%) revelam um forte interesse por viagens com conteúdo e aposta em experiências.

13.06.2025 - www.messukeskus.com

Observações sobre a economia finlandesa e confiança do consumidor não são favoráveis

A confiança dos consumidores manteve-se baixa em fevereiro de 2025, preocupações com o desemprego e a inflação. De acordo com o Instituto de Estatística da Finlândia, o saldo do indicador de confiança dos consumidores situou-se em -9,0 em fevereiro, tendo sido de 8,4 em janeiro e de -8,6 em dezembro. Há um ano, em fevereiro, o indicador de confiança dos consumidores registou o valor -9,5. A média de longo prazo para o CCI é de -2,6. Os dados baseiam-se no Inquérito à Confiança dos Consumidores, ao qual responderam 1.274 pessoas residentes na Finlândia entre 1 e 18 de fevereiro. Em fevereiro de 2025, as opiniões sobre a economia dos consumidores e a economia da Finlândia enfraqueceram ligeiramente em comparação com o mês anterior. O momento era ainda considerado muito desfavorável para a compra de bens duradouros e as intenções de gastar dinheiro em consumo eram baixas. Por outro lado, o número de pessoas que tencionam comprar uma casa é ligeiramente inferior ao habitual. Os números refletem a atual recessão económica, não só na Finlândia, mas também nos principais mercados de exportação da Europa. Além disso, a instabilidade global, incluindo os conflitos, contribui para o sentimento negativo.

27.02.2025 - www.stat.fi

Finnair abre nova rota entre Helsínquia e Faro

A Finnair anunciou uma série de novas rotas no seu programa para 2024. Uma das novas rotas é um voo direto entre Helsínquia e Faro. A rota será inaugurada em outubro de 2024 e estão previstos dois voos por semana.

Publicações

Próximos Eventos

Sem próximos eventos
Stig Kaspersen

Stig Kaspersen

Coordenador da equipa no mercado

Info.Denmark@turismodeportugal.pt 004533131200