COREIA DO SUL
Perfil do mercado
População e caracterização socioeconómica
Em 2024, Coreia do Sul tinha 51,75 milhões de habitantes e estima-se que, em 2029, totalize os 51,38 milhões.
Nesse ano, a Coreia do Sul foi a 10.ª maior economia a nível mundial de acordo com os dados da GlobalData Macroeconomic. Ano 2024:
Dimensão e caracterização do turismo para o estrangeiro
Em 2024, ocupou o 14º lugar no ranking dos mercados emissores concentrando uma quota de 1,9% correspondendo a 30,2 milhões de viagens e apresenta um nível superior face ao observado no ano de 2019, na ordem de 5,3%.
A Ásia Pacífico concentrou 75,6% do total dos turistas sul coreanos que viajam para o exterior, a Europa por sua vez totalizou uma quota de 10,4%, em 2024.
A permanência média global no estrangeiro foi de 9,4 dias. Os turistas da Coreia do Sul que viajam em grupo, individualmente, casais e famílias, concentraram quotas de 42,5%, 20,5%, 19,8% e 17,2% respetivamente, do total das viagens para o estrangeiro. Nesse ano, a faixa etária dos 35 aos 49 anos é a mais representativa (quota 33,7%) seguida da faixa dos 15-24 anos (24,6%) e dos 25-34 anos (23,8%).
A motivação Lazer nesse ano concentrou 74,2% do total das viagens dos residentes da Coreia do Sul ao estrangeiro (inclui Lazer e Visit Friends and Relatives), a motivação de negócios totalizou uma quota de 21,4% e outros motivos os restantes 4,4%.
Em termos globais de sazonalidade, as deslocações dos residentes sul coreanos ao estrangeiro, distribuem-se em: época alta (julho a setembro) com 25,2%, época baixa (janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro) com 42,7% e a época média com 32,1%.
De acordo com os dados da forwardkeys, Portugal posiciona-se no 34.º lugar no total dos fluxos aéreos outbound do mercado, (Taxa de crescimento +51,5%; quota de 0,2%; 26 890 turistas no período de 5 de fevereiro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025).
Lisboa posiciona-se no 92.º lugar em termos de ranking de cidades (Taxa de crescimento +49,4%; quota de 0,1%; 29 080 turistas) e Porto no 133.º lugar (Taxa de crescimento +30,8%; quota de 0,1%; 11 839 turistas.
A principal cidade japonesa de origem do voo para Portugal foi Tokyo (quota de 73,3%), seguido de Osaka (17,1%) e outras cidades (6,5%), correspondendo a 26 890 turistas que visitaram Portugal por via indireta de outros aeroportos internacionais, no período em referência (Lufthansa (quota 24,1%, Turkish Airlines (19,3%), Emirates Airline (16,9%), Air France (8,4%) e outras companhias (31,3%).
Quota na motivação de viagem de Lazer do turista japonês em Portugal (89,0%) e em Negócios (11,0%). O Turista sul-coreano registou uma permanência média de 7,3 noites em Portugal (dados Forwardkeys): 1-3 noites (37,7%), 4-7 noites (47,2%), 2 semanas (9,6%), 3 semanas (2,3%) e mais de 4 semanas (3,1%). Dimensão do grupo de turistas japoneses em Portugal: 6,6 visitantes em média | 1 pessoa (28,0%); 2 pessoas (29,7%); 3-5 pessoas (10,5%); 6-9 pessoas (3,9%) e +10 pessoas (27,9%). Tempo médio de antecedência de reserva por parte do turista sul coreano na sua viagem para Portugal (61 dias) | <15 dias (8,2%); 15-30 dias (30,9%); 31-60 dias (36,4%); 61-90 dias (7,1%) e +91 dias (17,4%).
Canais de Distribuição na compra de bilhete de avião Direto (26,2%). Indireto (73,8%) - Tipo de agências de viagens Corporate TA (10,4%); Retail TA (81,2%), Online TA (8,4%).
Em 2024, os gastos totais ao estrangeiro por parte dos turistas com origem na Suíça registaram um crescimento de 36,7% face ao ano anterior e registam um nível superior ao observado em 2019 (+24,2%).
Os gastos no exterior com o Transporte registaram a quota de mercado mais elevada (37,3%), seguido dos gastos com o Retalho (21,2%), Alojamento (14,0%) e Restauração (7,4%). O gasto médio diário no exterior de viagem foi de 153,7 USD.
Dimensão do mercado em Portugal
Em 2024, a Coreia do Sul posicionou-se como o 23.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 0,5%) e ocupou o 15.º lugar para o indicador hóspedes (1,2%).
Relatório | Fluxos Turísticos para Portugal
Em termos de receitas turísticas em 2024, posicionou-se no 26.º lugar com uma quota de 0,4%.
Este foi o panorama da procura para Portugal observado no final do ano de 2024:
Perspetivas
As projeções mais recentes do FMI referenciam que a economia sul coreana registou um crescimento de 1,4% em 2023, em resultado da atual conjuntura internacional ser desfavorável, conflito na Ucrânia e Guerra Médio Oriente (Israel), o aumento dos custos energéticos e de outras matérias-primas e bens intermédios.
Para os anos de 2024 e 2025, perspetiva-se um crescimento superior, na ordem de 2,5% e 2,2%, respetivamente. De acordo com as estimativas da GlobalData, entre 2025 e 2028, as partidas internacionais dos turistas sul coreanos ao estrangeiro deverão crescer a um CAGR de 4,2%, para chegar a um total de 35,7 milhões de partidas em 2028.
Os gastos dos turistas deste país no exterior deverão aumentar a um CAGR de 7,8% para o mesmo período. A companhia Korean Air, iniciou em 11 de setembro de 2024 uma nova rota aérea direta entre Seul Incheon e Lisboa., com uma periocidade 3 vezes por semana, contribuindo para a excelente performance deste mercado.
Os dados da Forwardkeys relacionados com as reservas indiciam que as previsões de passageiros com origem no mercado da Coreia do Sul para Portugal reportadas ao período de março a agosto de 2025, deverão registar um acréscimo significativo (+186,9%) face ao período homólogo anterior.
Nesse ano, nos fluxos de outbond da Coreia do Sul para os seus principais top 10 destinos, Japão ocupa a 1º posição concentrando uma quota de 19,4%, seguem-se Vietname (15,4%), EUA (8,3%), Filipinas 6,6%), Tailândia (6,6%), China (4,9%), Taiwan (4,2%), Hong Kong (2,6%), Guam (2,5%) e Malásia (2,2%). Portugal, posiciona-se na 20.ª posição mundial e 4.ª europeia, com uma quota de 0,8%.
Notícias de mercado
Korean Air lança voos entre Lisboa e Seul em setembro
Korean Air, companhia aérea da Coreia do Sul, vai abrir uma nova rota entre Lisboa e Seul, capital sul-coreana, que vai contar com três voos por semana. A nova rota Seul-Lisboa representa a segunda ligação direta da Ásia para Portugal, e deverá potenciar novas oportunidades de mercado não só na Coreia, mas também no Japão, onde a Korean Air tem uma forte presença consolidada e poderá captar uma fatia importante do mercado japonês através das suas ligações via Seul. A Coreia do Sul é um mercado que tem vindo a crescer em Portugal e, no ano passado, foi mesmo o 25.º mercado turístico da procura externa aferido pelo indicador dormidas e ocupou o 19.º lugar para o indicador hóspedes.
Japão é o destino de viagens mais popular para os coreanos durante o Chuseok
A Booking.com fez uma pesquisa sobre os alojamentos que os coreanos reservaram no seu website durante o feriado de Chuseok e descobriu que três dos cinco destinos mais populares estão no Japão: Tóquio em primeiro lugar, Osaka em terceiro e Fukuoka em quarto. Os outros destinos são Paris, em França, e Roma, em Itália.
Coreia do Sul atrai cada vez mais turistas dos EUA e da Europa
De acordo com a Organização de Turismo de Seul, os turistas asiáticos ocupavam 81% de todos os turistas recebidos antes da pandemia de coronavírus em 2019, a maioria deles da China e do Japão. Os turistas chineses representaram 34,4% ou mais de um terço de todos os turistas estrangeiros. Mas este ano a proporção de turistas dos EUA e da Europa aumentou significativamente, enquanto a de turistas asiáticos diminuiu para cerca de 71%.