TravelBI
Home / Alojamento / WTTC: Critical Factors to Attract Hotel Investment | 2022

Publicação

junho 23, 2022
Pedro Pereira
World Travel & Tourism Council

WTTC: Critical Factors to Attract Hotel Investment | 2022

alojamento

O WTTC publicou recentemente um relatório que destaca a importância de atrair investimentos de capital para permitir o pleno potencial de crescimento do setor de viagens e turismo no pós-covid-19. O presente relatório foi lançado por ocasião da Conferência de Sustentabilidade e Investimento e analisa os principais fatores facilitadores para o investimento hoteleiro e as histórias de sucesso de destinos que utilizaram esses fatores e mostraram um forte crescimento do investimento.

Em 2020, quando as viagens internacionais quase pararam, o setor do turismo perdeu 62 milhões de empregos e a sua contribuição para o PIB mundial diminuiu 50%, tendo-se perdido perto de 5 bilhões de dólares.

De acordo com o relatório, o investimento de capital no setor também foi substancialmente reduzido no mesmo período, representando uma queda de 25%. Durante 2021, o investimento continuou a diminuir em mais 7%. No entanto, parece haver motivos para otimismo, pois o WTTC prevê um forte crescimento do setor para a próxima década. No entanto, o WTTC alerta para a necessidade de os governos criarem um ambiente favorável à continuação do crescimento de todo o setor. Além da estabilidade política, considerada essencial para o investimento, uma ação e apoio governamental claro, aberto e consistente, incentivos fiscais favoráveis, segurança e proteção, continuam a ser fatores essenciais para a atração de novos investimentos turísticos.

Ainda de acordo com este relatório, os principais fatores facilitadores para o investimento no setor incluem governança e estado de direito, infraestruturas físicas, conectividade aérea e terrestre e força de trabalho disponível e qualificada. No que respeita a este último fator é explicitamente apontado o caso de Portugal, enquanto líder mundial, que apostou em estratégias para ajudar a requalificar o setor, apostando na melhoria da qualidade dos serviços de formação do turismo.

Saiba mais.