Home / Turismo em Portugal / Valor Acrescentado no Turismo: Contributo para o Crescimento Económico e Competitividade de Portugal
Valor Acrescentado no Turismo: Contributo para o Crescimento Económico e Competitividade de Portugal

O Turismo de Portugal disponibiliza o Tourism Paper da OCDE "Providing new OECD evidence on tourism trade in value added”.

Turismo de Portugal, Instituto Nacional de Estatística, Banco de Portugal, Organização Cooperação Desenvolvimento Económico
16 setembro 2020

​O Turismo é um dos principais setores económicos que beneficiaram da globalização. É um setor em rede que integra diferentes ramos da economia e inclui multinacionais e pequenas e médias empresas (que constituem a maioria das empresas do setor). As cadeias de valor globais (GVCs) do turismo abrangem atividades de inbound e outbound incluindo distribuição (agências de viagens, operadores turísticos), transporte, alojamento, cultura e lazer.

Apesar do progresso significativo na área da economia do turismo, ainda não estão totalmente disponíveis os instrumentos que quantifiquem o papel direto e indireto do turismo nas GVCs.

Trade in value-added (TiVA) descreve uma abordagem estatística que explora o valor acrescentado da cada setor e país na cadeia produtiva e aloca o valor acrescentado a esses setores e países de origem. O trabalho, agora apresentado, e desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) com o contributo de Portugal representa uma tentativa de capitalizar na matriz Inter-country Input-Output (ICIO) para o setor do turismo.

O Turismo de Portugal disponibiliza o Tourism Paper da OCDE "Providing new OECD evidence on tourism trade in value added” e um guião de como os vários indicadores económicos permitem medir o impacto e demonstrar o papel do turismo para o crescimento económico e competitividade de Portugal.