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Impacto do turismo e perfil do turista na cidade do Porto

No âmbito do projeto “Visão de Futuro para a Sustentabilidade do Destino Porto”, o Município da Invicta desenvolveu um conjunto de estudos estratégicos que aprofundam o conhecimento sobre a atividade turística na cidade.

João Pimenta
Câmara Municipal do Porto
17 julho 2025

O Município do Porto, no âmbito do projeto “Visão de Futuro para a Sustentabilidade do Destino Porto” realizou um conjunto de estudos estratégicos que nos trazem dados sobre a atividade turística na cidade. Foram selecionados 3 grupos-chave: residentes, agentes económicos e turistas. Estes grupos oferecem-nos a possibilidade de perceber o estado atual do turismo bem como necessidades e expetativas específicas.

Foram realizadas 18 entrevistas com agentes económicos, 2845 inquéritos online e presenciais com residentes e 1751 respostas provenientes de turistas.

À pergunta “O turismo deve continuar a ser uma aposta estratégica da cidade do Porto?”, 60% dos inquiridos residentes concorda ou concorda totalmente com a afirmação sendo que apenas 25% têm uma opinião discordante. A maioria dos agentes económicos considera que o turismo deve continuar a ser uma aposta prioritária da cidade do Porto, com 82% de concordância.

Figura 1 – Resultados da pergunta “O turismo deve continuar a ser uma aposta estratégica na cidade do Porto?”

A promoção turística da cidade foi identificada como um dos aspetos mais valorizados pelos agentes económicos (71%), o que vem confirmar a tendência identificada nas entrevistas. No entanto, estes mesmos testemunhos alertaram para a necessidade de alinhar a promoção com a capacidade real da cidade. Paralelamente, 55% dos inquiridos revelam grande satisfação com os projetos de qualificação do espaço público, reconhecendo melhorias significativas de praças, ruas, jardins e zonas pedonais. Já a comunicação dos projetos e iniciativas turísticas foi valorizada por 48% dos inquiridos. Ainda assim, algumas entrevistas evidenciam fragilidades, apontando para a necessidade de melhoria na visibilidade e consistência da informação divulgada, bem como de melhorar o feedback sobre ações em curso.

Figura 2 – Nível de Satisfação com políticas públicas pelos agentes económicos

A perceção global por parte dos residentes mantém-se favorável, contudo associam o turismo a efeitos como o aumento do custo de vida (90%), o trânsito e o congestionamento (73%) e o ruído em zonas residenciais (63%). Ainda assim, 41% dos inquiridos destacam que o turismo contribui para o aumento de segurança na cidade.

Figura 3 – Impacto do Turismo no Quotidiano dos Residentes

As conclusões dos inquéritos revelam um grande grau de concordância entre os agentes económicos e residentes quanto à importância do turismo para a cidade. Do lado dos agentes económicos, destaca-se a elevada dependência do setor, com um elevado volume de negócios diretamente relacionado com o turismo, sendo que alguns e com mais de uma década de operação. Para os residentes é consensual e transversal o sentimento que o turismo “traz vida” à cidade. Este reconhecimento traduz uma perceção madura e informada sobre o papel do turismo enquanto setor estratégico, devendo a cidade continuar a apostar no seu desenvolvimento sustentável.

Figura 4 – Opiniões dos agentes económicos e residentes sobre o presente e futuro do turismo na cidade

Perfil do turista que visita a cidade

Este projeto permite-nos ainda traçar um perfil do turista que visita a cidade do Porto. Os dados indicam que 14% dos visitantes são provenientes dos EUA, 13% de Espanha, 12% de França e 9% do Reino Unido. Para além destes visitantes estrangeiros, Portugal representa 10% do total de visitantes, demonstrando que o mercado nacional continua a ter um peso relevante na dinâmica turística da cidade.

Em termos de género, observa-se uma predominância do sexo feminino (60%) em comparação com o masculino (39%). No que diz respeito à faixa etária, destaca-se o grupo dos 26 aos 35 anos (27%).

A principal motivação referida por 81% dos inquiridos para visitar o Porto é lazer/férias, seguindo-se a visita a familiares (13%) e viagens de negócios (8%).

Figura 5 – Qual a principal razão da sua viagem ao Porto?

À pergunta “Considerou viajar para outros destinos, ou sempre preferiu viajar para o Porto?”, 73% dos turistas inquiridos indicou que o Porto foi sempre o seu principal destino de viagem, sem considerar alternativas. Este resultado reforça a consolidação da imagem do Porto enquanto destino de eleição, revelando uma posição competitiva forte e uma clara preferência por parte dos viajantes.

A tipologia de alojamento mais utilizada pelos turistas é o hotel e o alojamento local cada um com 40% de respostas. Dentro do Alojamento Local, 30% optaram por apartamentos ou casas arrendadas e 10% por hostels.

Figura 6 – Qual a tipologia de alojamento que ficou hospedado?

O valor médio gasto por turista durante a estadia no Porto é cerca de 713 euros, considerando todas as despesas realizadas durante a viagem e no destino, incluindo alojamento, alimentação, transportes, compras e atividades. Este valor traduz-se num gasto médio por noite de cerca de 180 euros por pessoa. Este perfil de despesa confirma que os turistas continuam a ter impacto direto na economia local e capacidade para dinamizar diversos setores da oferta turística.

Figura 7 – Qual foi o valor total que gastou considerando todos os gastos que teve durante a viagem?

Como conclusão, destacamos 4 ideias-chave do estudo:

O Porto tem um ecossistema maduro, construtivo e aberto ao diálogo: os residentes e os agentes económicos revelam um elevado grau de maturidade e racionalismo. Em vez de rejeitarem o turismo, reconhecem o seu valor e expressam uma vontade clara de participar nas decisões e contribuir para soluções partilhadas.

Um ambiente pró-turismo que reforça a experiência do visitante: o impacto do turismo é maioritariamente avaliado como positivo, tanto por quem o vive como por quem o promove. Esta atitude aberta e acolhedora — tão característica da cidade do Porto — é também sentida pelos turistas, refletindo-se numa avaliação média de 6,3 pontos (em 7) da sua experiência global na cidade.

Um perfil de turista economicamente relevante e socialmente aceite: tanto residentes (55%) como agentes económicos (60%) consideram adequado o perfil atual dos visitantes, reconhecendo ainda margem para evolução. A par desta aceitação, é importante destacar que o gasto médio por turista é de 713€, o que reforça a importância económica do setor.

Um destino equilibrado e com forte diversificação de mercados - O Porto é hoje procurado por uma grande diversidade de nacionalidades, o que contribui para a resiliência do destino face à instabilidade de mercados específicos, sendo o crescimento do mercado dos EUA um exemplo.