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WTTC - Adoção dos combustíveis sustentáveis pelo setor do turismo

No seu mais recente relatório, o WTTC destaca a importância da adoção de combustíveis sustentáveis por parte do setor do turismo bem como o desafio da descarbonização dos transportes.

Pedro Pereira
WTTC
21 agosto 2025

O setor de Viagens e Turismo enfrenta o desafio urgente de descarbonizar os seus meios de transporte, especialmente os de longa distância, como a aviação e a navegação marítima, onde a eletrificação não é viável. A solução mais prática e imediata reside na adoção e ampliação do uso de combustíveis sustentáveis, que possam substituir diretamente os combustíveis fósseis atuais sem necessidade de alteração substancial nas infraestruturas existentes.

Contexto e Importância dos Combustíveis Sustentáveis

O primeiro motor a diesel, criado por Rudolf Diesel, já utilizava óleo de amendoim, prevendo um futuro baseado em biocombustíveis renováveis e sustentáveis, bem diferente do atual modelo dependente de combustíveis fósseis, principal causador das alterações climáticas e emissões atribuíveis ao setor. Em 2021, a comunidade global de Viagens e Turismo comprometeu-se a uma década de ações rumo à neutralidade carbónica até 2050, destacando a necessidade de ampliar a produção e o uso de combustíveis sustentáveis.

O setor é um dos mais difíceis de descarbonizar, pois, embora existam alternativas elétricas para o transporte terrestre, para aviões e navios a única solução de curto prazo são os combustíveis sustentáveis, que atualmente representam apenas 0,3% do consumo global de combustível para aviação, evidenciando uma grave escassez de oferta e alto custo desses combustíveis.

Desafios Atuais

Os principais obstáculos para a expansão dos combustíveis sustentáveis incluem:

  • Produção insuficiente para atender à procura crescente e metas regulatórias, como mandatos de 5 a 10% até 2030 em alguns países;

  • Custos elevados, com combustíveis sustentáveis a poderem custar entre 3 a 10 vezes mais do que os convencionais;

  • Concorrência por matérias-primas, como óleos residuais e resíduos sólidos urbanos, que também são usados noutras indústrias;

  • Regulamentações complexas e variadas entre países, dificultando a conformidade para os operadores internacionais;

  • Dificuldades tecnológicas e financeiras para escalar a produção, com enormes investimentos necessários para novas infraestruturas.

Estratégias de envolvimento para empresas de viagens e turismo

O relatório propõe um quadro de engajamento que categoriza as empresas em quatro papéis: Colaboradores, Promotores, Potenciais Utilizadores e Investidores, cada um com ações específicas para apoiar a expansão dos combustíveis sustentáveis.

Colaboradores

  • Apoiar políticas governamentais para tornar os combustíveis sustentáveis mais acessíveis;

  • Fornecer resíduos, como óleo de cozinha usado, para a produção de combustíveis;

  • Exemplo: O Grupo Erawan recolhe óleo de cozinha usado nos seus hotéis para converter em combustível sustentável, beneficiando o meio ambiente e gerando receitas adicionais.

Promotores

  • Participar e organizar seminários e conferências para aumentar a conscientização de todas as partes interessadas;

  • Nomear embaixadores internos para educar equipas e parceiros;

  • Realizar campanhas de marketing para informar o setor e o público em geral;

  • Exemplo: A iniciativa ACT-SAF da ICAO oferece formação online gratuita e eventos para promover o conhecimento sobre combustíveis sustentáveis.

Potenciais utilizadores

  • Vender e comprar certificados de combustível sustentável para compensar emissões de viagens corporativas;

  • Fazer constar o uso desses combustíveis em relatórios de sustentabilidade;

  • Exemplo: A plataforma digital Avelia permite a compra de certificados que financiam o uso de SAF em voos de negócios, reduzindo milhares de toneladas de CO2.

Investidores

  • Participar em fundos coletivos para investimento em combustíveis sustentáveis;

  • Financiar pesquisa, desenvolvimento e construção de instalações de produção de SAF;

  • Exemplo: A Jet2 investiu numa fábrica no Reino Unido que produzirá combustível sustentável a partir de resíduos domésticos, com previsão de operação em 2027 e redução significativa de emissões.

Papel das Associações de Viagens e Turismo

As associações empresariais têm um papel crucial na defesa política e no envolvimento setorial, podendo:

  • Influenciar políticas globais, regionais e nacionais para promover incentivos financeiros e coordenação governamental;

  • Mobilizar os seus membros para práticas sustentáveis designadamente em matérias como a gestão de resíduos e a compra de certificados;

  • Promover campanhas de conscientização e partilhar exemplos de boas práticas.

Cenário e Projeções

O setor de viagens e turismo cresceu a uma taxa anual de 4,3% entre 2010 e 2019 e deve continuar a crescer a um ritmo médio de 3,5% ao ano até 2035, gerando 462 milhões de empregos e 16,5 biliões US$ de receitas para a economia global. Contudo, o setor foi responsável por 6,5% das emissões globais em 2023, com 37% dessas emissões a terem origem nos meios de transporte.

A aviação, com mais de 4 mil milhões de passageiros em 2024, precisará de multiplicar a produção de SAF em mais de 400 vezes até 2050 para atingir as metas de neutralidade de carbono, implicando a construção de milhares de novas unidades de produção.

Conclusão

O relatório destaca que a realização da visão de Rudolf Diesel para um transporte sustentável depende da colaboração de toda a cadeia de valor do setor de viagens e turismo. O quadro de engajamento proposto visa facilitar o envolvimento de todos os atores, desde pequenas empresas até grandes investidores, para acelerar a produção e o uso de combustíveis sustentáveis, garantindo um futuro mais acessível e ambientalmente responsável para o turismo global.