O setor de Viagens e Turismo enfrenta o desafio urgente de descarbonizar os seus meios de transporte, especialmente os de longa distância, como a aviação e a navegação marítima, onde a eletrificação não é viável. A solução mais prática e imediata reside na adoção e ampliação do uso de combustíveis sustentáveis, que possam substituir diretamente os combustíveis fósseis atuais sem necessidade de alteração substancial nas infraestruturas existentes.
Contexto e Importância dos Combustíveis Sustentáveis
O primeiro motor a diesel, criado por Rudolf Diesel, já utilizava óleo de amendoim, prevendo um futuro baseado em biocombustíveis renováveis e sustentáveis, bem diferente do atual modelo dependente de combustíveis fósseis, principal causador das alterações climáticas e emissões atribuíveis ao setor. Em 2021, a comunidade global de Viagens e Turismo comprometeu-se a uma década de ações rumo à neutralidade carbónica até 2050, destacando a necessidade de ampliar a produção e o uso de combustíveis sustentáveis.
O setor é um dos mais difíceis de descarbonizar, pois, embora existam alternativas elétricas para o transporte terrestre, para aviões e navios a única solução de curto prazo são os combustíveis sustentáveis, que atualmente representam apenas 0,3% do consumo global de combustível para aviação, evidenciando uma grave escassez de oferta e alto custo desses combustíveis.
Desafios Atuais
Os principais obstáculos para a expansão dos combustíveis sustentáveis incluem:
Produção insuficiente para atender à procura crescente e metas regulatórias, como mandatos de 5 a 10% até 2030 em alguns países;
Custos elevados, com combustíveis sustentáveis a poderem custar entre 3 a 10 vezes mais do que os convencionais;
Concorrência por matérias-primas, como óleos residuais e resíduos sólidos urbanos, que também são usados noutras indústrias;
Regulamentações complexas e variadas entre países, dificultando a conformidade para os operadores internacionais;
Dificuldades tecnológicas e financeiras para escalar a produção, com enormes investimentos necessários para novas infraestruturas.
Estratégias de envolvimento para empresas de viagens e turismo
O relatório propõe um quadro de engajamento que categoriza as empresas em quatro papéis: Colaboradores, Promotores, Potenciais Utilizadores e Investidores, cada um com ações específicas para apoiar a expansão dos combustíveis sustentáveis.
Colaboradores
Apoiar políticas governamentais para tornar os combustíveis sustentáveis mais acessíveis;
Fornecer resíduos, como óleo de cozinha usado, para a produção de combustíveis;
Exemplo: O Grupo Erawan recolhe óleo de cozinha usado nos seus hotéis para converter em combustível sustentável, beneficiando o meio ambiente e gerando receitas adicionais.
Promotores
Participar e organizar seminários e conferências para aumentar a conscientização de todas as partes interessadas;
Nomear embaixadores internos para educar equipas e parceiros;
Realizar campanhas de marketing para informar o setor e o público em geral;
Exemplo: A iniciativa ACT-SAF da ICAO oferece formação online gratuita e eventos para promover o conhecimento sobre combustíveis sustentáveis.
Potenciais utilizadores
Vender e comprar certificados de combustível sustentável para compensar emissões de viagens corporativas;
Fazer constar o uso desses combustíveis em relatórios de sustentabilidade;
Exemplo: A plataforma digital Avelia permite a compra de certificados que financiam o uso de SAF em voos de negócios, reduzindo milhares de toneladas de CO2.
Investidores
Participar em fundos coletivos para investimento em combustíveis sustentáveis;
Financiar pesquisa, desenvolvimento e construção de instalações de produção de SAF;
Exemplo: A Jet2 investiu numa fábrica no Reino Unido que produzirá combustível sustentável a partir de resíduos domésticos, com previsão de operação em 2027 e redução significativa de emissões.
Papel das Associações de Viagens e Turismo
As associações empresariais têm um papel crucial na defesa política e no envolvimento setorial, podendo:
Influenciar políticas globais, regionais e nacionais para promover incentivos financeiros e coordenação governamental;
Mobilizar os seus membros para práticas sustentáveis designadamente em matérias como a gestão de resíduos e a compra de certificados;
Promover campanhas de conscientização e partilhar exemplos de boas práticas.
Cenário e Projeções
O setor de viagens e turismo cresceu a uma taxa anual de 4,3% entre 2010 e 2019 e deve continuar a crescer a um ritmo médio de 3,5% ao ano até 2035, gerando 462 milhões de empregos e 16,5 biliões US$ de receitas para a economia global. Contudo, o setor foi responsável por 6,5% das emissões globais em 2023, com 37% dessas emissões a terem origem nos meios de transporte.
A aviação, com mais de 4 mil milhões de passageiros em 2024, precisará de multiplicar a produção de SAF em mais de 400 vezes até 2050 para atingir as metas de neutralidade de carbono, implicando a construção de milhares de novas unidades de produção.
Conclusão
O relatório destaca que a realização da visão de Rudolf Diesel para um transporte sustentável depende da colaboração de toda a cadeia de valor do setor de viagens e turismo. O quadro de engajamento proposto visa facilitar o envolvimento de todos os atores, desde pequenas empresas até grandes investidores, para acelerar a produção e o uso de combustíveis sustentáveis, garantindo um futuro mais acessível e ambientalmente responsável para o turismo global.