TravelBI
Home / Turismo Internacional / Turismo com receitas recorde em 2024 - Banco Mundial

Publicação

maio 12, 2025
Pedro Pereira
Banco Mundial

Turismo com receitas recorde em 2024 - Banco Mundial

turismo internacional

A forte procura, o crescimento da aviação e as receitas recorde em 2024 preparam o cenário para a continuidade da expansão do setor até 2025, apesar do aumento dos custos e da incerteza económica e comercial à escala global.

O Banco Mundial divulgou uma nova edição do seu relatório trimestral, este relativo ao 4.º trimestre de 2024, sobre a atividade turística “Tourism Watch – Quarterly Report, april 2025”.  Este documento monitoriza o desempenho e as perspetivas do setor do turismo global e regional e coloca em destaque políticas destinadas a melhorar os resultados económicos, sociais e ambientais do setor para as economias e destinos em desenvolvimento. 

Nesta edição os destaques são:

     // VISÃO GLOBAL: em 2024, registaram-se 1,4 mil milhões de chegadas de turistas internacionais (Figura 1), e as previsões apontam para que a indústria do turismo cresça entre 3% e 5% em 2025. No entanto, o aumento dos custos associados do transporte e ao alojamento, os riscos geopolíticos e os conflitos regionais persistentes representam desafios ao desenvolvimento da atividade, segundo a UN Tourism. De resto, o índice de preços no consumidor dos EUA, em dezembro 2024, já refletia estas pressões, com os preços do alojamento a subirem 2,3% e as tarifas aéreas 7,9% face ao ano anterior (y/y). Os mercados também continuam a ajustar-se à recente imposição de tarifas norte-americanas e a incerteza diretamente associada. No entanto, o setor das viagens está a preparar-se para uma desaceleração da procura e do investimento turístico global nas economias emergentes, em particular o investimento direto estrangeiro.

Figura 1 – Evolução do número de chegadas internacionais

Fonte: UN Tourism – Data dashboard, 2025

As receitas globais do turismo foram estimadas em 1,6 biliões de dólares em 2024, crescendo a um ritmo que continua a superar indicadores comerciais mais amplos. O crescimento anual do comércio de viagens no 3.º trimestre de 2024 foi de 11%, em comparação com 9% para a totalidade dos serviços e 4% para as mercadorias (Figura 2). Em 2024, vários países registaram um crescimento excecional no comércio internacional considerando as receitas do turismo, designadamente El Salvador (+206%), Arábia Saudita (+148%), Albânia (+136%) e Sérvia (+98%). Entre os fatores que contribuem para este crescimento estão a segurança e a estabilidade, a expansão de vistos para turistas e aumento das ligações aéreas, com consequência direta na acessibilidade dos destinos.

Figura 2- Evolução do turismo face à evolução de outras atividades de serviços 

Fonte: World Trade Organization, 2025

     // PANORAMA REGIONAL: apesar das preocupações com os custos, as chegadas de passageiros por via aérea mostraram um forte crescimento no 4.º trimestre de 2024, aumentando 11% y/y, em linha com o crescimento global das chegadas de turistas internacionais em 2024 (OAG, UN Tourism). A região da Ásia Oriental e do Pacífico registaram as maiores variações anuais superiores a 20% (Figura 3). No mesmo período, a Europa registou um crescimento de +8%, a América do Norte de +5% e o Médio Oriente de +11%..

Figura 3 - Estimativa de evolução das chegadas de passageiros, por via aérea, comparação Q4 2024 vs. Q4 2023

Fonte: OAG Traffic Analyzer, 2025

Consulte o relatório completo: World Bank Group, Tourism Watch – Quarterly Report, abril 2025