Publicação
Long-Haul Travel Barometer 3/2024
A ETC – European Travel Commission divulgou recentemente a 3.ª vaga de 2024 (setembro-dezembro), dos resultados do seu barómetro de viagens Long-Haul, num dos seus recentes inquéritos com periodicidade quadrimestral. Os mercados-alvo deste estudo são: Brasil, China, Japão, Rússia, Estados Unidos da América e Coreia do Sul. A amostra é constituída por 1000 entrevistas online a potenciais viajantes, considerados representativos para cada um dos mercados. Anualmente serão analisados três horizontes temporais de viagem: janeiro-abril; maio-agosto e setembro-dezembro. Este novo barómetro pretende, em cada momento, avaliar:
- Avaliar as intenções de viajar para fora da sua região de residencial habitual;
- Preocupações e dificuldades relativamente às viagens;
- Critérios relevantes para a seleção dos destinos de viagem;
- Preferências de viagem no que respeita aos destinos, tipo de experiências e modos de transporte.
Para o outono-inverno de 2024, a intenção de realizar viagens internacionais com destino à Europa é de um otimismo moderado e diverso nos mercados estudados. Os resultados obtidos permitem estimar uma redução de 4% face à época homóloga de 2023. Este resultado, inclui fortes reduções do mercado norte-americano e japonês, em contraste com uma tendência de crescente entusiasmo junto do mercado chinês. Os aspetos identificados como mais relevantes para a não realização de viagens para a Europa nos próximos meses, nos principais mercados, incluem:
● Elevados custos das viagens. Este é um aspeto particularmente destacado nos mercados do Canadá, Brasil, Japão e Coreia do Sul, É também mencionado junto de viajantes chineses e australianos, sobretudo comparando com outro destinos potenciais;
● Limitações ao tempo para viajar, particularmente sensível para o mercado coreano;
● Apetência por visitar outras regiões mundiais. Este é um fator notavelmente relevante em mercados como a Austrália, Estados Unidos da América ou o Brasil e menos importante na China, Coreia do Sul, Canadá e Japão.
Na preparação das suas deslocações para a Europa, os viajantes dos mercados auscultados preferem adquirir pacote completos, incluindo voos, alojamento, alimentação, entradas em atrações, etc (46%), seguido pela reserva das várias componentes, junto de diferentes fornecedores (36%), e recorrer à reserva de parte dos serviços junto de operadores turísticos (34%).
Os viajantes asiáticos tendem a optar pela aquisição de pacotes completos de serviços, enquanto australianos e americanos preferem recorrer a diferentes fornecedores, consoante o tipo de serviço.
Um aspeto novo neste relatório face aos momentos anteriores é a identificação dos países potencialmente alvo da preferência dos viajantes não europeus para o próximo verão. Neste ponto, a França e a Itália lideram as preferências. Portugal faz parte do Top-10 de preferências, concentrando cerca de 12% das preferências destes viajantes.
Os destinos europeus são reconhecidos por oferecem elevados níveis de segurança, atrações icónicas e bons equipamentos e infraestruturas, que se espera venham a constituir fatores de atração para viajantes estrangeiros durante 2024, ainda mais do que em anos anteriores.
Consulte o relatório completo:
Long-Haul Travel Barometer 3/2024