Publicação
Long-Haul Travel Barometer 2/2025
A ETC – European Travel Commision divulgou recentemente a segunda vaga de 2025 (maio-agosto), dos resultados do seu barómetro de viagens Long-Haul, num dos seus recentes inquéritos com periodicidade quadrimestral. Os mercados-alvo deste estudo são: Brasil, China, Japão, Rússia, Estados Unidos da América e Coreia do Sul. A amostra é constituída por 1000 entrevistas online a potenciais viajantes, considerados representativos para cada um dos mercados. Anualmente serão analisados três horizontes temporais de viagem: janeiro-abril; maio-agosto e setembro-dezembro.
Este barómetro pretende, em cada momento, avaliar:
- As intenções de viajar para fora da sua região de residencial habitual;
- As preocupações e dificuldades relativamente às viagens;
- Os critérios relevantes para a seleção dos destinos de viagem;
- As preferências de viagem no que respeita aos destinos, tipo de experiências e modos de transporte.
- Os resultados deste barómetro 2/2025 recaem sobre o período maio-agosto.
Para o primavera-verão de 2025, a intenção de realizar viagens internacionais com destino à Europa é de um otimismo moderado e diverso nos mercados estudados. Os resultados obtidos permitem estimar uma redução de 2% face à época homóloga de 2024. Este resultado, inclui fortes reduções em quase todos os mercados analisados, com exceção da China e Austrália. As reduções mais significativas são dos E.U.A. (-7%), Brasil (-6%) Canadá e Japão, ambos (-5%).
Os aspetos identificados como mais relevantes para a não realização de viagens para a Europa nos próximos meses, nos principais mercados, incluem:
- Elevados custos das viagens. Este é um aspeto particularmente destacado entre os viajantes mais novos, embora atinja todas as faixas etárias. Os mercados mais sensíveis são os do Brasil e E.U.A.;
- Preocupação com o arrastamento da situação de conflito na Ucrânia e no Médio Oriente;
- Uma pequena parte invoca razões de natureza ambiental, preocupados que estão com a pegada de carbono associada a voos de longa distância.
Na preparação das suas deslocações para a Europa, os viajantes dos mercados auscultados preferem adquirir pacote completos, incluindo voos, alojamento, alimentação, entradas em atrações, etc. (43%), seguido pela reserva das várias componentes, junto de diferentes fornecedores (36%) e recorrer à reserva de parte dos serviços junto de operadores turísticos (35%). Os viajantes asiáticos tendem a optar pela aquisição de pacotes completos de serviços, enquanto australianos e americanos preferem recorrer a diferentes fornecedores, consoante o tipo de serviço.
Um outro aspeto em destaque neste relatório é a identificação dos países potencialmente alvo da preferência dos viajantes não europeus para o próximo verão. Neste ponto a França e a Itália lideram as preferências. Portugal faz parte do Top-10 de preferências (é 7.º), concentrando cerca de 16% das preferências destes viajantes.
Os destinos europeus são reconhecidos por oferecem elevados níveis de segurança, atrações icónicas e bons equipamentos e infraestruturas, que se espera venham a constituir fatores de atração para viajantes estrangeiros durante 2024, ainda mais do que em anos anteriores.
Conheça o relatório completo aqui: Long-Haul Travel Barometer 2/2025