Publicação
Long-Haul Travel Barometer 2/2024
A ETC – European Travel Commision divulgou a 2.ª vaga de 2024 (maio-agosto), dos resultados do seu barómetro de viagens Long-Haul, num dos seus recentes inquéritos com periodicidade quadrimestral. Os mercados-alvo deste estudo são: Brasil, China, Japão, Rússia, Estados Unidos da América e Coreia do Sul; e a amostra é constituída por 1.000 entrevistas online a potenciais viajantes considerados representativos para cada um dos mercados. Anualmente, serão analisados três horizontes temporais de viagem: janeiro-abril; maio-agosto e setembro-dezembro. Este barómetro pretende, em cada momento, avaliar:
- avaliar as intenções de viajar para fora da sua região de residencial habitual;
- identificar preocupações e dificuldades relativamente às viagens;
- elencar critérios relevantes para a seleção dos destinos de viagem;
- enumerar preferências de viagem no que respeita aos destinos, tipo de experiências e modos de transporte.
Intenção de viajar para a Europa próxima de valores de 2019
Para o verão de 2024, a intenção de realizar viagens internacionais com destino à Europa é de um modo geral positiva nos mercados estudados, O verão de 2024, tal como o de 2023 será de retoma acentuada, após as violentas quebras registadas em 2020 e 2021, mas estimando-se ainda quebras de 4% relativamente ao verão de 2019. O clima de tensão internacional resultante dos conflitos na Ucrânia e no Médio Oriente são vistos pelos viajantes de outros continentes como principais impedimentos para visitar a Europa.
Apesar dos obstáculos mencionados, a Europa continua a ser o destino preferido de uma grande parte dos viajantes de outros continentes. Entre os mercados analisados, as faixas etárias mais jovens (18-24 e 34-49) e os viajantes de maior poder aquisitivo evidenciam um sentimento mais positivo.
Os aspetos mais relevantes nos principais mercados incluem:
● China e Brasil evidenciam os níveis mais elevados de vontade de visitar a Europa neste verão, com 62% e 52% dos viajantes a planearem uma viagem. Em ambos os mercados, esse número é amplamente impulsionado por indivíduos com maior capacidade económica;
● Os viajantes dos EUA e Canadá revelam uma abordagem mais cautelosa em relação às viagens para a Europa, com interesse crescendo ligeiramente desde o ano passado para 40% (+4%) e 42% (+6%), respetivamente;
● Os mercados australiano e coreano mostram entusiasmo moderado, com interesse em 37% e 35%, respetivamente;
● Já o Japão mostra interesse mais limitado (19%), pois a recuperação das viagens deste mercado continua lenta.
Um aspeto novo neste relatório, face aos momentos anteriores, é a identificação dos países potencialmente alvo da preferência dos viajantes não europeus para o próximo verão. Neste ponto, a França e a Itália lideram as preferências. Portugal faz parte do Top-10 de preferências, concentrando cerca de 12% das preferências destes viajantes.
Os destinos europeus são reconhecidos por oferecem elevados níveis de segurança, atrações icónicas e bons equipamentos e infraestruturas, que se espera venham a constituir fatores de atração para viajantes estrangeiros durante 2024, ainda mais do que em anos anteriores.
Consulte o relatório completo:
Long-Haul Travel Barometer 2/2024